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Método 3S para aumento de flexibilidade

O método 3S é uma forma interessante de melhorar a flexibilidade, mas deve ser feito com alguns cuidados. Veja neste artigo completo, tudo sobre o método 3S.

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A flexibilidade é, por muitas vezes, deixada de lado no treinamento. Por isso, muitas pessoas tem uma “trava” em seu desenvolvimento.

Afinal, flexibilidade e força devem estar intimamente ligados. Se você tem pouca mobilidade, terá uma redução de força, pela mecânica prejudicada dos movimentos. Neste contexto, a utilização do método 3S é uma alternativa bastante interessante.

Melhorar a flexibilidade é muito mais do que apenas fazer aquele alongamento básico, estático. Muitas vezes, ele não é o suficiente para que haja uma melhora na mobilidade de músculos e articulações.

Neste sentido, é fundamental melhorar os aspectos gerais da flexibilidade. No caso de pessoas bem treinadas, o método 3S é bastante interessante.

O que é o método 3S?

O método 3S de alongamento e flexibilidade se baseia no conceito de facilitação neuromuscular proprioceptiva, que é uma outra forma de trabalho de flexibilização muscular. O método 3S tem como objetivo, usar desta estratégia.

Basicamente, o método 3S funciona da seguinte forma:

– Inicia-se alongando um músculo até seu limite natural (onde a pessoa sente o músculo “esticando” e não consegue mais prosseguir com o movimento).

– Neste ponto, solicita-se praticante que contraia isometricamente este músculo por 8 a 10 segundos. Aqui, o tempo de contração varia de acordo com o objetivo de cada praticante.

– Após isso, aumenta-se mais o ponto de alongamento, aumentando um pouco mais o ponto de limite natural de estiramento do músculo.

Isso pode ser feito com vários músculos, mas não é um método fácil. O 3S exige controle e consciência corporal, além de exigir um bom profissional no acompanhamento.

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O método 3S funciona?

Sim, funciona e muito. Ele tem um respaldo fisiológico bem claro. Ele se baseia no seguinte conceito de mecanismo fisiológico muscular:

Nossos músculos possuem mecanismos de preservação, que são ativados toda vez que os colocamos em risco. É um mecanismo de prevenção de lesões. Há nas fibras musculares, sensores que informam ao cérebro quando um músculo é colocado em situação de risco. Neste momento, temos uma contração muscular, para “frear” este movimento.

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O corpo sempre trabalha com mecanismos contrários para amenizar estes riscos (contrai quando há muito alongamento ou relaxa quando há muita tensão).

Por isso, no método 3S usamos este conceito para ter melhores resultados. Se o músculo chega em seu ponto máximo (que não é máximo, mas sim, um limiar de segurança), ao contrairmos este músculo e depois relaxá-lo, teremos mais alguns graus de amplitude.

Como o aumento da flexibilidade ocorre através de um processo adaptativo, teremos uma melhora nos níveis de amplitude muscular, ao realizar este método.

Posso usar o método 3S para melhorar minha flexibilidade?

Este é um ponto muito importante. Entenda que o método 3S é focado em pessoas que já possuem uma flexibilidade razoável e principalmente, que tenham controle muscular apurado.

Um iniciante, com o treinamento estático, por exemplo, pode ter uma melhora considerável na sua flexibilidade. Além disso, ainda podemos usar, neste perfil de aluno, o treinamento balístico.

O método 3S exige duas situações muito importantes:

  • Controle muscular;
  • Feeling do profissional que está acompanhando.

Por ser um método que tem um processo, mas não um ponto de pausa do movimento, o profissional precisa te ajudar da forma correta. Se após a contração, o músculo for forçado em excesso, podemos ter um princípio de lesão.

Por isso, o método 3S é bastante indicado para pessoas que treinam acompanhadas e já usaram outras formas tradicionais de melhora de flexibilidade.

Se você é um iniciante, comece com métodos mais simples de serem aplicados. 

Vídeo com exemplo do método 3s:

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6 elementos de um bom treino de flexibilidade

Melhorar sua flexibilidade é fundamental para ter melhores resultados em seu treino e principalmente, melhorar sua funcionalidade. Treine sempre com a orientação de um bom profissional!

Bons treinos!

Método 3S para aumento de flexibilidade
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Artigo atualizado em

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

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