Dietas e Nutrição

Kombucha: Com Fazer, 15 Benefícios e Como tomar

Depois do kefir outras bebidas de garrafas com microrganismos vivos estão ganhando papel de destaque na saúde dos brasileiros, o que é o caso do Kombucha.

 Você sabe afinal o que o Kombucha? Consumida por mais de 2000 anos, sua arte se espalhou pelo muito e pessoas estão apostando nisso para ganhar mais saúde.

Hoje, você ganha uma matéria especial sobre o Kombucha e que benefícios ele traz para sua saúde.  

Kombucha benefícios e como fazer

Afinal, o que é o Kombucha?

Whey Protein Growth Supplements
O Kombuchá é uma bebida ácida obtida através de uma cultura simbiose de bactérias e levedura num meio de açúcar: chá + açúcar branco ou mel.

O fermento não é um fungo, como o próprio nome sugere, mas o produto da fermentação de chá doce com bactérias e leveduras – o último, no entanto fazer parte do reino de fungos.

O chá de Kombuchá é feito a partir da fermentação de chá preto ou chá verde e açúcar por uma simbiose de leveduras e bactérias que toma a forma de um disco que se forma acima da cultura durante a fermentação.

Onde surgiu?

É no leste da Ásia que se começou a consumir essa bebida feita de chá doce fermentado.

Ela, então, apareceu na Europa, mas apenas no  século 20 e está chegando aqui. O chá não é fermentado por nenhum microrganismo.

De fato, é uma associação simbiótica entre bactérias e leveduras que vivem juntos, em harmonia.

Durante a fermentação do chá, forma-se um “cogumelo” que consiste de fato em dezenas de espécies de bactérias e leveduras.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

No caso do kombucha, leveduras e bactérias são benéficas entre si e permitem a dupla fermentação que dá origem ao kombucha rico em enzimas e probióticos e espumantes.

A mãe de Kombuchá é frequentemente chamada de cogumelo por causa de sua aparência, uma membrana viscosa ligeiramente grossa.

É uma reminiscência de uma alga Laminaria (chamado “kombu” no Japão, daí o nome kombucha).

Na realidade, a estrutura da mãe é composta de celulose (um dos principais componentes das paredes celulares das plantas).

Para que Serve o Kombucha?

Esta bebida antiga está associada a vários benefícios para a saúde. Os nutrientes que contém são maravilhosos para ajudar o corpo de várias maneiras.

É importante notar, no entanto, que faltam estudos sobre o kombuchá, embora haja uma abundância de evidências anedóticas.

Leia também:

Kefir de água – O que é, para que serve, 10 Benefícios e como cuidar

Kefir de Leite – O que é, Seus 10 Benefícios e Como Fazer

11 Receitas com Kefir de Água

20 Receitas com Kefir de Leite

15 Benefícios

Para ser claro, isso não é uma pílula mágica, mas este chá de cogumelos pode ajudar o corpo a trabalhar bem, ajudando:

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!
Whey Protein Isolado Growth Supplements

1. Desintoxicação do fígado:

O fígado é um dos principais órgãos de desintoxicação do corpo, mas o Kombuchá é rico em ácido glucárico, que é benéfico para o fígado e promove sua desintoxicação natural.

2. Melhora a função do pâncreas:

Auxilia na desintoxicação do fígado, logo auxilia o pâncreas.

3. O aumento da energia:

Limpa o organismo, logo dá mais energia;

4. Digestão:

O Kombucha também promove a digestão e ajuda a manter as bactérias intestinais saudáveis, ajuda o corpo a assimilar mais facilmente os alimentos e fornece energia rapidamente, sem cafeína.

Clique para conhecer

5. Melhora do humor:

Ajuda com ansiedade ou depressão.

6. Melhora o Intestino:

Alimentos como kombucha, kefir, chucrute e outros produtos fermentados que contêm bilhões de bactérias, enzimas e ácidos benéficos ajudam a manter o intestino equilibrado.

7. Antioxidante:

Alimentos como kombucha, kefir, chucrute e outros produtos fermentados que contêm bilhões de bactérias, enzimas e ácidos benéficos ajudam a manter o intestino equilibrado.

8. Possui nutrientes:

Ele contém um composto chamado ácido sacarico-1,4-lactona (ou DSL) que tem incríveis propriedades antioxidantes e nutrientes.

9. Efeito Detox:

O Kombuchá é naturalmente rico em antioxidantes e promove o sistema imunológico, pois proporciona um processo de proteção natural.

10. Substitui o Refrigerante:

O kombucha é uma excelente alternativa às bebidas doces, como o refrigerante.  

É naturalmente gaseificado. Isso significa que o processo de fermentação secundária produz naturalmente bolhas e carbonização.

11. Perda de Peso:

Regula o apetite, traz saciedade.

12. Previne dores nas articulações:

É uma fonte natural de compostos chamados glicosaminas, frequentemente recomendados para a saúde das articulações e para aliviar a dor.

13. Auxilia nas vias Urinárias:

Por desintoxicar o organismo, limpando-o.

14. Previne o Câncer:

Limpa as células.

15. Melhora a pressão arterial.

16. Melhora o PH do sangue:

Deixa o corpo mais forte e livre de “impurezas”.

Propriedades do Kombucha

Kombucha é principalmente uma bebida e, portanto, uma fonte de água para o nosso corpo.

Além disso, é uma fonte de açúcar (10-13%) e contém uma quantidade mínima de álcool (entre 1 grama e 3,6 gramas por litro).

Da mesma forma, o kombucha contém várias vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas do complexo B que o nosso corpo necessita para o funcionamento do sistema nervoso e muscular, vitamina C, ferro, zinco, cobre e manganês.

Além disso, sendo uma bebida derivada do chá preto (embora também possa ser feita a partir do chá verde), o kombucha contém poli fenóis antioxidantes em quantidades variadas porque se degradam pouco durante a fermentação.

Em pequenas quantidades, o kombucha também pode conter cafeína, que é característica do chá preto e estimula o sistema nervoso central do nosso corpo.

Como fazer?

O chá de Kombucha é feito a partir da fermentação do chá comum com adição de açúcar, cuja preparação está na origem do cogumelo do kombuchá.  

O chá fornece ao seu corpo vitaminas do complexo B, sacarose, frutose, glicose, vitamina C e enzimas.

Você pode comprar este chá em estabelecimentos físicos especializados. Agora, se você preferir fazer em casa, faça assim:

  • Use um saquinho de chá orgânico para fazer chá em 3 litros de água mineral quente;
  • Despeje em um recipiente de vidro ou cerâmica. Esqueça os recipientes de metal ou plástico que não são adequados para este processo;
  • Adicione 3 colheres de sopa de açúcar branco e deixe descansar até esfriar;
  • Cubra o recipiente com um pano de algodão branco por 15 dias;
  • Nesse meio tempo, você notará que a infusão tem uma cor dourada na qual o cogumelo flutua;
  • Filtre o chá e mantê-lo em uma garrafa de vidro;
  • Se você quiser fazer mais chá, coloque os cogumelos em água fria e guarde-os na geladeira até a próxima preparação;
  • Sua textura deve ser lisa e homogênea, enquanto seu cheiro deve ser levemente como o do vinagre.

Passo a passo em vídeo:

Como tomar e Dose Recomendada Diária

O Kombucha é geralmente bebido frio, como uma infusão refrescante e benéfica para o corpo, em quantidades recomendadas entre 100 e 300 ml por dia (aproximadamente um copo por dia).

Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar