fbpx
Pesquisar

Kombucha: Com Fazer, 15 Benefícios e Como tomar

Depois do kefir outras bebidas de garrafas com microrganismos vivos estão ganhando papel de destaque na saúde dos brasileiros, o que é o caso do Kombucha.

 Você sabe afinal o que o Kombucha? Consumida por mais de 2000 anos, sua arte se espalhou pelo muito e pessoas estão apostando nisso para ganhar mais saúde.

Hoje, você ganha uma matéria especial sobre o Kombucha e que benefícios ele traz para sua saúde.  

Kombucha benefícios e como fazer

Afinal, o que é o Kombucha?

O Kombuchá é uma bebida ácida obtida através de uma cultura simbiose de bactérias e levedura num meio de açúcar: chá + açúcar branco ou mel.

O fermento não é um fungo, como o próprio nome sugere, mas o produto da fermentação de chá doce com bactérias e leveduras – o último, no entanto fazer parte do reino de fungos.

O chá de Kombuchá é feito a partir da fermentação de chá preto ou chá verde e açúcar por uma simbiose de leveduras e bactérias que toma a forma de um disco que se forma acima da cultura durante a fermentação.

Onde surgiu?

É no leste da Ásia que se começou a consumir essa bebida feita de chá doce fermentado.

Ela, então, apareceu na Europa, mas apenas no  século 20 e está chegando aqui. O chá não é fermentado por nenhum microrganismo.

De fato, é uma associação simbiótica entre bactérias e leveduras que vivem juntos, em harmonia.

Durante a fermentação do chá, forma-se um “cogumelo” que consiste de fato em dezenas de espécies de bactérias e leveduras.

No caso do kombucha, leveduras e bactérias são benéficas entre si e permitem a dupla fermentação que dá origem ao kombucha rico em enzimas e probióticos e espumantes.

A mãe de Kombuchá é frequentemente chamada de cogumelo por causa de sua aparência, uma membrana viscosa ligeiramente grossa.

É uma reminiscência de uma alga Laminaria (chamado “kombu” no Japão, daí o nome kombucha).

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Na realidade, a estrutura da mãe é composta de celulose (um dos principais componentes das paredes celulares das plantas).

Para que Serve o Kombucha?

Esta bebida antiga está associada a vários benefícios para a saúde. Os nutrientes que contém são maravilhosos para ajudar o corpo de várias maneiras.

É importante notar, no entanto, que faltam estudos sobre o kombuchá, embora haja uma abundância de evidências anedóticas.

Leia também:

Kefir de água – O que é, para que serve, 10 Benefícios e como cuidar

Kefir de Leite – O que é, Seus 10 Benefícios e Como Fazer

11 Receitas com Kefir de Água

20 Receitas com Kefir de Leite

15 Benefícios

Para ser claro, isso não é uma pílula mágica, mas este chá de cogumelos pode ajudar o corpo a trabalhar bem, ajudando:

1. Desintoxicação do fígado:

O fígado é um dos principais órgãos de desintoxicação do corpo, mas o Kombuchá é rico em ácido glucárico, que é benéfico para o fígado e promove sua desintoxicação natural.

2. Melhora a função do pâncreas:

Auxilia na desintoxicação do fígado, logo auxilia o pâncreas.

3. O aumento da energia:

Limpa o organismo, logo dá mais energia;

4. Digestão:

O Kombucha também promove a digestão e ajuda a manter as bactérias intestinais saudáveis, ajuda o corpo a assimilar mais facilmente os alimentos e fornece energia rapidamente, sem cafeína.

5. Melhora do humor:

Ajuda com ansiedade ou depressão.

6. Melhora o Intestino:

Alimentos como kombucha, kefir, chucrute e outros produtos fermentados que contêm bilhões de bactérias, enzimas e ácidos benéficos ajudam a manter o intestino equilibrado.

7. Antioxidante:

Alimentos como kombucha, kefir, chucrute e outros produtos fermentados que contêm bilhões de bactérias, enzimas e ácidos benéficos ajudam a manter o intestino equilibrado.

8. Possui nutrientes:

Ele contém um composto chamado ácido sacarico-1,4-lactona (ou DSL) que tem incríveis propriedades antioxidantes e nutrientes.

9. Efeito Detox:

O Kombuchá é naturalmente rico em antioxidantes e promove o sistema imunológico, pois proporciona um processo de proteção natural.

10. Substitui o Refrigerante:

O kombucha é uma excelente alternativa às bebidas doces, como o refrigerante.  

É naturalmente gaseificado. Isso significa que o processo de fermentação secundária produz naturalmente bolhas e carbonização.

11. Perda de Peso:

Regula o apetite, traz saciedade.

12. Previne dores nas articulações:

É uma fonte natural de compostos chamados glicosaminas, frequentemente recomendados para a saúde das articulações e para aliviar a dor.

13. Auxilia nas vias Urinárias:

Por desintoxicar o organismo, limpando-o.

14. Previne o Câncer:

Limpa as células.

15. Melhora a pressão arterial.

16. Melhora o PH do sangue:

Deixa o corpo mais forte e livre de “impurezas”.

Propriedades do Kombucha

Kombucha é principalmente uma bebida e, portanto, uma fonte de água para o nosso corpo.

Além disso, é uma fonte de açúcar (10-13%) e contém uma quantidade mínima de álcool (entre 1 grama e 3,6 gramas por litro).

Da mesma forma, o kombucha contém várias vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas do complexo B que o nosso corpo necessita para o funcionamento do sistema nervoso e muscular, vitamina C, ferro, zinco, cobre e manganês.

Além disso, sendo uma bebida derivada do chá preto (embora também possa ser feita a partir do chá verde), o kombucha contém poli fenóis antioxidantes em quantidades variadas porque se degradam pouco durante a fermentação.

Em pequenas quantidades, o kombucha também pode conter cafeína, que é característica do chá preto e estimula o sistema nervoso central do nosso corpo.

Como fazer?

O chá de Kombucha é feito a partir da fermentação do chá comum com adição de açúcar, cuja preparação está na origem do cogumelo do kombuchá.  

O chá fornece ao seu corpo vitaminas do complexo B, sacarose, frutose, glicose, vitamina C e enzimas.

Você pode comprar este chá em estabelecimentos físicos especializados. Agora, se você preferir fazer em casa, faça assim:

  • Use um saquinho de chá orgânico para fazer chá em 3 litros de água mineral quente;
  • Despeje em um recipiente de vidro ou cerâmica. Esqueça os recipientes de metal ou plástico que não são adequados para este processo;
  • Adicione 3 colheres de sopa de açúcar branco e deixe descansar até esfriar;
  • Cubra o recipiente com um pano de algodão branco por 15 dias;
  • Nesse meio tempo, você notará que a infusão tem uma cor dourada na qual o cogumelo flutua;
  • Filtre o chá e mantê-lo em uma garrafa de vidro;
  • Se você quiser fazer mais chá, coloque os cogumelos em água fria e guarde-os na geladeira até a próxima preparação;
  • Sua textura deve ser lisa e homogênea, enquanto seu cheiro deve ser levemente como o do vinagre.

Passo a passo em vídeo:

Como tomar e Dose Recomendada Diária

O Kombucha é geralmente bebido frio, como uma infusão refrescante e benéfica para o corpo, em quantidades recomendadas entre 100 e 300 ml por dia (aproximadamente um copo por dia).

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *