fbpx
Pesquisar

A creatina engorda ou pode interferir na perda de gordura?


Esclarecendo de vez se o uso de creatina pode engordar ou interferir na perda de peso para quem tem o objetivo de emagrecer.

creatina engorda ou atrapalha o emagrecimentoExistem vários tipos de suplementos que auxiliam na formação de músculos. Entre os suplementos, a principal base são as proteínas e precursores destas. Portanto, é comum achar, em suplementos, uma grande quantidade desse nutriente.

Os aminoácidos são precursores das proteínas. É a partir da junção de vários aminoácidos que se formam as proteínas e, consequentemente, os músculos, que dependem em muitos fatores das proteínas para se formar, crescer e desenvolver.

A creatina é um aminoácido e, portanto, corrobora na formação de massa muscular em nosso corpo.

Ela é a grande parte dos músculos esqueléticos, sendo 95% de sua composição.

Este aminoácido é responsável por alterar a fosfocreatina, a qual funciona como reserva de energia.

Quando o corpo, especialmente os músculos, necessita de energia injetada rapidamente, seja para exercícios que demandem explosões, assim como corridas, entre outros, a fosfocreatina é acionada, convertendo-se em ATP que chegará ao seu destino mais urgente, ou seja, os músculos.

Entre os vários suplementos, a creatina é considerada, pelos especialistas, a melhor suplementação para melhorar a performance do atleta durante exercícios, especialmente as atividades anaeróbicas, primeiramente devido a atuação junto à fosfocreatina e, depois, pelo aumento considerado da massa muscular e das fibras.


Abaixo iremos falar da relação entre a creatina e o emagrecimento, para tirar dúvidas de como tomar, efeitos e benefícios, você pode ler esse outro artigo sobre a creatina, no qual é mais específico para essas dúvidas.

Leia também:

Qual a melhor Creatina do mercado em 2019? – LISTA ATUALIZADA!

A Creatina engorda ou atrapalha a perda de gordura?

creatina interfere na perda de gordura

Entretanto, muitos atletas deixam de utilizar tal suplemento devido ao mito de que ele interferiria na perda de gordura.

Uma quantidade considerável de pessoas, que já usaram suplementos a base de creatina, relataram que puderam perceber a diminuição na perda de peso.

Mas tal sensação pode ter sido criada devido a outros fatores, os quais também fazem parte das características da suplementação com creatina.

Uma das principais problemáticas do uso da creatina é a retenção de líquido.

A creatina, quando entra nas células musculares, age diretamente na organela mitocondrial, responsável por converter glicose em energia, sob a forma de ATP.

As mitocôndrias irão conceder energia às células e aos músculos, criando a fosfocreatina, a qual dá energia rapidamente.

Contudo, além de dar energia, a mitocôndrias também é responsável por fazer o processo de osmose dentro da célula, estabilizando os teores de água dentro da célula muscular.

Entretanto, nesse processo de osmose, ocorre um aumento maior de água dentro da célula, expandindo-a.

Daí a impressão da pessoa achar que engordou ou que a creatina está atrapalhando no processo de emagrecimento quando se está em busca desse objetivo.

No artigo que fizemos o relato sobre a Creatina da marca Universal, você pode tirar mais dúvidas também sobre a retenção de líquido causada pela creatina e se ela pode ser prejudicial aos rins se usada durante muito tempo e acabar afetando a saúde.

É esse o processo que dá o resultado rápido da creatina: um aumento muscular visível em pouco tempo.

O grande problema é que se o atleta deixar de tomar a creatina, os músculos diminuirão de tamanho, mas isso devido à perda de água, não perdendo o ganho muscular dos treinos.

Por isso, algumas pessoas acreditam também que a creatina interfira na diminuição da porcentagem de gordura no corpo, pois ela aumenta o volume dos músculos, não deixando eles com aspecto de tonificados, mas de inchados.

Devido a isso, quando se suplementa com creatina, é importantíssimo que o consumo de líquido seja aumentado, afinal o corpo irá guardar mais líquido, podendo faltar para outras áreas.

Atentando-se a essas informações, muitas pessoas poderiam acreditar que a creatina não possui muito valor para quem está em busca de hipertrofia. Ledo engano. A creatina, pelo contrário, pode ajudar e muito na hora de compor músculos.

A energia é o principal impulsionador na hora de realizar atividade física.

Quando o corpo recebe doses extras de energia, convertida em ATP dentro dos músculos, é bem mais fácil de manter-se em um exercício, ao contrário de casos que você não tem tanta energia.

Quando o atleta mantem-se no exercício, consegue desempenhar esta ou aquela atividade por mais tempo, seus ganhos são maiores.

A creatina é responsável por possibilitar uma melhora no desempenho do atleta durante determinado exercício, o qual auxiliará ainda mais na hora de criar músculos.

O único porém do uso da suplementação em creatina é que, como qualquer suplemento, uma parte do que é consumido é metabolizado no fígado.

Por isso, é muito importante que o consumo seja moderado e que tenha sido prescrito por um médico para não causar danos ao fígado.

Antes de iniciar a utilização da suplementação de creatina, realize exames e converse com um médico e com um nutricionista.

Às vezes o consumo não é necessário e não será tão eficaz quanto esperado.

Esse artigo foi útil para você?


Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

35 Comentários

  1. Rosileia Silva de jesus

    Vou toma creatina mais tenho medo de ganha peso isso é possível

  2. se eu tomar a creatina só para o ganho de peso sem me exercitar sera possível eu engorda?

  3. Quer dizer então que quando eu pausar o uso da creatina por 2 meses eu vou perder tudo que ganhei?????

  4. FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA

    Eu quero rmagrece o creatina engorda ou emagrece ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *