fbpx
TREINO

Treino de Força e Resistência: Diferenças e como podem auxiliar no progresso do seu treino

Entenda as principais diferenças entre um treino de força e um treino de resistência e como funciona cada etapa dentro de um periodização, para que possa  gerar benefícios no treino, e consequentemente, resultados positivos dentro dos seus objetivos.

treino de força e resistência

Na musculação, há diversas variáveis que devem ser levadas em consideração. O treino deve ser adaptado de acordo com o perfil de cada praticante, respeitando sempre sua individualidade biológica.

Whey Protein Growth Supplements
Também é necessário estar atento as necessidades e objetivos de cada um, pois dessa forma é possível ter uma abordagem mais adequada ao tipo de treino a ser utilizado.

Sendo assim, muitos se confundem em qual momento utilizar cada tipo de treino, com o objetivo de ganhar força ou resistência.

Dessa forma, este artigo abordará os conceitos de força e resistência, quais os principais benefícios de incluir este tipo de treino para melhorar os resultados na musculação.

Conceito de força e resistência

Em primeiro lugar, para poder entender como funciona cada tipo de treino é necessário entender o significado de cada uma das manifestações de força aqui citadas.

As diferentes manifestações de força citadas neste artigo são a da força máxima e a da resistência.

Força máxima (Força)

A força máxima, segundo Prestes (2016) é a capacidade de um grupo muscular de gerar tensão durante uma repetição em um exercício.

Também pode ser considerada como a carga máxima utilizada para realizar apenas uma repetição, sendo o teste de 1RM a principal ferramenta para avaliar esta valência.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Resistência de força (resistência)

A resistência de força, segundo Prestes (2016) é caracterizada pela capacidade de produzir uma força por um tempo prolongado ou por uma quantidade alta de repetições.

 Aspectos do treino de força e resistência

Como foi observado no treino de força, o principal objetivo é aumentar a tensão muscular, pelo aumento da carga, enquanto que no treino de resistência o objetivo é treinar os grupos musculares, para que estes suportem uma força por um tempo mais prolongado.

Dessa forma, segundo Prestes (2016) as orientações para um treino com o objetivo de aumentar a força máxima são:

  • Múltiplas séries
  • Carga entre 1 a 6RM
  • Intervalo entre 2 a 3 minutos (Intensidade alta)
  • Freqüência semanal entre 4 a 6 semanas.

Já para o treino de resistência para indivíduos mais avançados as recomendações são as seguintes:

  • Múltiplas séries
  • Carga para 15RM ou mais
  • Intervalo entre 1 a 2 minutos
  • Freqüência entre 4 a 6 vezes na semana

Qual a importância de treinar força e resistência?

Muitos indivíduos, principalmente aqueles que buscam ganhos em termos de massa muscular, se perguntam o porquê de terem de passar pelos treinos de força e pelo de resistência.

Portanto, o corpo precisa de diversos estímulos para poder obter resultados mais satisfatórios em longo prazo, sendo que é necessário variar a carga, faixa de repetições, entre outras variáveis.

Dessa forma, treinar tanto a força como a resistência pode trazer alguns benefícios:

Whey Protein Isolado Growth Supplements

Força

O treino de força é necessário para aqueles com o objetivo de ganhar massa muscular, pois auxilia na utilização de maiores cargas nos exercícios, assim como melhora o recrutamento de unidades motoras, oriundas da adaptação neural, proveniente deste tipo de treino.

Há também o fato de o treino de força melhorar a coordenação intramuscular, permitindo controlar cargas mais pesadas sem aquela sensação de “tremedeira”.

O treino de força é importante para atletas de diferentes modalidades, com a finalidade de melhorar seu desempenho como futebol, basquete entre outros.

Resistência

Também é importante dentro da periodização que haja um espaço para o treino de resistência, pois este tipo de treino é utilizado para melhorar nos grupos musculares a sua resistência a fadiga.

Este tipo de treino também é muito utilizado por iniciantes como parte de sua adaptação anatômica, pois auxilia no fortalecimento de tendões, ligamentos e articulações adaptando o corpo para treinos mais pesados posteriormente.

Porém, engana-se quem acredita que este treino é somente para os iniciantes em musculação, já que os mais avançados também precisam de um período para melhorar a resistência muscular para, posteriormente, estarem aptos para treinos de hipertrofia.

Este tipo de treino também é muito importante para atletas como maratonistas e demais modalidades nos quais os esforços sejam de longa duração.

Concluindo

O treino de musculação não se resume a treinar única e exclusivamente para hipertrofia e com a mesma faixa de repetições. É necessário periodizar para obter melhores resultados.

Treinar força e resistência, além de proporcionar uma melhor base para o treino de hipertrofia, também é essencial para a qualidade de vida de seus praticantes.

Sendo assim, para poder contar com melhores resultados em longo prazo, é essencial consultar um profissional de educação física para planejar e prescrever o treino com periodização adequada às necessidade e objetivos de cada pessoa.

Portanto, treinar de maneira árdua e intensa é muito importante para conseguir alcançar as metas estabelecidas. Porém, treinar de forma inteligente aumentará a eficácia do treinamento, além de garantir uma melhor segurança deste.

Caso tenha dificuldades em montar um periodização completa para seu treinamento, ou não possui acompanhamento profissional qualificado, saiba que a equipe do Treino Mestre pode montar seu treino e ainda receber todo suporte do nosso personal trainer. Clique aqui para conhecer nossa consultoria esportiva online.

Bons treinos!

Referências:
PRESTES et.al. Prescrição e periodização do treinamento de força em academias, 2a ed. Barueri, SP. Manole, 2016.

Clique para conhecer

Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira

Professor de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar