Pesquisar

5 grandes benefícios do Repolho, tipos, propriedades e como fazer

O repolho é rico em fibras e vitaminas e ainda um aliado da beleza. Mas será que ele engorda ou emagrece? Fique sabendo agora!


PUBLICIDADE

O repolho é um vegetal da família dos Brassicaceae, a mesma do nabo e da couve-flor, embora sua estética e seu sabor sejam bem diferentes uns dos outros.

Fundamental para a dieta humana, o repolho é um excelente aliado de quem está em busca de melhorar a saúde como um todo, já que ele pode servir de acompanhamento para diversos pratos, desde os salgados até saladas.

 No artigo de hoje, vamos entender melhor para que esse vegetal serve, sua origem, as vantagens de cada tipo e seus principais benefícios! Confira logo abaixo tudo que separamos!

Índice – Principais itens sobre o repolho nesse artigo:

Origem

Não há um registro histórico que indique a primeira aparição do repolho nos povos antigos, porém, sabe-se que na Grécia e em Roma os imperadores e a população consideravam a folha curativa e extremamente rara, como uma iguaria restrita aos mais nobres. Há relatos também do repolho no antigo Egito e em todo o mediterrâneo.

Desde então, as folhas começaram a ser comercializadas e enviadas para todo o mundo, iniciando-se pela Europa e Ásia, chegando à América com a colonização.

No Brasil, seu cultivo começou no centro-oeste, onde clima é mais temperado e úmido. Hoje, é possível encontrar o vegetal em todo o território nacional, incluindo nos quintais das casas – já que ele é fácil de ser cultivado.

Para que serve e como fazer

Quem não sabe para que serve o repolho, provavelmente nunca teve acesso aos famosos pratos quentes japoneses que levam a folha como ingrediente principal.

Esses pratos são apenas um exemplo de como o repolho é versátil e vai bem com uma série de receitas – mesmo as mais sofisticadas.

Você pode fazer com as folhas do repolho, deliciosas saladas, na sua forma crua, em sopas quentes, refogá-lo com azeite extravirgem ou molhos diversos, além de ser uma boa opção com carnes assadas, que podem utilizar o repolho como um aditivo extra na sua composição.

As opções são inúmeras e basta um pouco de criatividade para encontrar a receita mais saborosa que te dê a chance de inserir esse vegetal tão saudável na sua alimentação. Como você verá mais abaixo, valerá a pena, pois seus nutrientes são incríveis!

Tipos de Repolho

tipos de repolho

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Em geral, existem cinco tipos de repolho: o repolho roxo, liso, crespo, chinês e o de Bruxelas. Vamos entender como identificar cada um deles:

Repolho roxo:

repolho roxo
O repolho roxo, como o nome indica, é um repolho mais escuro, com tons de roxo escuro e pontos brancos.

Repolho liso:

Já o repolho liso é um dos mais comuns de serem encontrados, em coloração verde-claro.

Repolho crespo:

O repolho crespo é um pouco mais escuro, além de ser bem mais enrugado do que o liso.

Repolho chinês:

O repolho chinês também é esverdeado, porém, tem um tamanho bem menor do que os demais.

Repolho de Bruxelas:

O repolho de Bruxelas é bem menor do que os demais e costuma ter um formato bem arredondado, com as folhas bem próximas uma das outras.

Todos os tipos de repolhos são parecidos no quesito nutricional, por isso, não se preocupe com essa diferença na hora de escolher o seu.

A dica é optar por aquele que agrade mais o seu paladar como um todo.

Leia também => Couve-flor: benefícios para a saúde, como conservar e receitas light

Propriedades

O repolho é considerado um superalimento, pois nele existem uma infinidade vitaminas e minerais.

Dentre elas, podemos citar:

  • o ferro, com quase 2% em apenas 100 gramas,
  • o cálcio, com 150 mg,
  • a vitamina A e vitamina C que juntas representam quase 120 mg
  • e a vitamina b12.

Além disso, há alguma porcentagem de magnésio e vitamina b6 na composição geral.

Todas essas vitaminas e todos esses minerais são fundamentais para nossa saúde como um todo e podem fazer a diferença entre um indivíduo saudável e um que apresente uma série de doenças.

Obviamente, não é apenas o repolho o responsável por nossa saúde total, mas uma alimentação com ele traz inúmeros benefícios – como mostraremos mais abaixo.

Benefícios do Repolho

Vamos agora entender o que todas essas propriedades podem fazer pelo organismo humano. Os benefícios do repolho são:

– O repolho emagrece!

Quem está pensando em perder peso pode se beneficiar e muito do repolho, já que ele possui uma série de nutrientes com poucas calorias.

Além disso, ele promove uma boa sensação de saciedade, especialmente se consumido com proteínas. Uma boa dica é consumir uma sopa do vegetal com pedaços de carne: fica ótimo, super saudável e pouco calórico.

– Protege o organismo

Como falamos nas propriedades, o repolho é rico em vitamina C, que é umas das principais vitaminas para quem quer manter o organismo sempre saudável e protegido de doenças.

Embora algumas frutas contenham um pouco mais da vitamina C que o repolho, consumi-lo irá garantir um sistema imune mais fortalecido. Lembre-se sempre de variar bastante na sua alimentação.

– Protege o sistema gastrointestinal

Não falamos nas propriedades, mas o repolho também é rico em fibras, que como sabemos, as fibras são fundamentais para quem quer manter a saúde gastrointestinal.

Um benefício visível é a eliminação de toxinas, prevenção de dores de estômago e eliminação de gases presos, que costumam causar dores e desconfortos.

Ter o repolho na alimentação diária é saber que seu organismo irá funcionar corretamente, diminuindo a chances de doenças nessa região.

– Benefícios para a beleza

Um benefício do repolho que vai além da saúde é sua ação na estética. O vegetal é ótimo para a pele, devido a vitamina A, que a protege e a deixa muito mais elástica, jovem e saudável.

Muitos cosméticos, por exemplo, contêm altas doses de vitamina A e o repolho pode ser, inclusive, utilizado como um creme rejuvenescedor. Vale a pena também investir no seu consumo diário.

É importante lembrar que todos esses benefícios são comprovados, porém, há muitos outros em fases de estudo. Podemos citar a relação entre o repolho e a prevenção do câncer, já que ele tem ação antioxidante e combate os radicais livres.

Cuidados de armazenamento e consumo

No geral, o repolho dura alguns dias na geladeira, desde que seja devidamente fechado e ela esteja em uma temperatura razoável.

Evite ao máximo deixa-lo em ambientes quentes e úmidos, mesmo que vá consumi-lo no mesmo dia. Se possível, compre os vegetais e frutas pouco antes das refeições.

O congelamento não é aconselhável para nenhum tipo de legume, pois faz com que eles percam suas propriedades mais importantes.

Caso não possa consumir no momento, guarde na geladeira ou doe para outra pessoa.

Lembre-se que quanto mais fresco, seu sabor será mais agradável e seus benefícios serão mais intensos.

Leia também => Brócolis – Benefícios para saúde e na musculação!

O consumo frito ou com excesso de manteiga e aditivos químicos, como temperos industrializados não são recomendados se o objetivo é emagrecer ou ganhar mais saúde. Opte pelas versões mais saudáveis ou in natura!

5 grandes benefícios do Repolho, tipos, propriedades e como fazer
4.3 (86.67%) 3 votes

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de