Página Inicial » Dietas e Nutrição » Brócolis – Benefícios para saúde e na musculação!
brócolis

Brócolis – Benefícios para saúde e na musculação!

Graças aos seus nutrientes, o consumo regular do brócolis ajuda a manter nossa saúde em dia, e para quem faz musculação, ele é um grande aliado!

Não é novidade no mundo fitness que a alimentação representa a chave para o sucesso nos objetivos, tanto no quesito emagrecimento quando no ganho de massa muscular.

Afinal, tudo que ingerimos é como se fosse um tipo de combustível que pode ser de alta ou baixa qualidade.

Isso resume o motivo pelo qual é essencial pesquisarmos sobre os alimentos, como as suas vitaminas, minerais e toda composição básica.

 Para te ajudar nesse processo, hoje iremos falar especificamente do Brócolis, um vegetal altamente recomendado pelos médicos e que traz uma série de benefícios para o corpo. Vamos explicar um pouco mais sobre suas propriedades, melhor horário para consumo e como ele pode ajudar na construção de massa muscular e no emagrecimento. Confira!

O que é

Brócolis é um vegetal da família Brassicaceae, uma espécie de couve-flor. Ele tem a cor esverdeada e a aparência de uma pequena árvore. Seu sabor pode variar um pouco de acordo com os temperos que forem utilizados, porém, em geral é mais adocicado e capaz de absorver os ingredientes adicionados.

Essa característica faz com que o brócolis se assemelhe muito à abobrinha e se torne um alimento versátil na mesa dos brasileiros.

Como fazer?

Disponível em qualquer supermercado ou feira de rua, o seu preço é relativamente acessível, se levarmos em conta seus benefícios e o número alto de receitas que podem ser preparadas com ele. Quanto ao preparo, o brócolis pode ser refogado, cozido, frito ou mesmo assado. A dica é optar pela versão mais saudável e com menos adição de óleo.

Tipo de brócolis

Existem 2 tipos de brócolis. O brócolis ninja ou japonês que é o da imagem inicial do artigo. E o brócolis comum, esse da imagem logo abaixo. Os 2 tipos são vistos a venda no Brasil. O brócolis ninja é visto com mais frequência em mercados e feiras, por ter uma durabilidade muito maior que o brócolis comum, apesar desse ser típico do Brasil e não ser encontrado facilmente lá fora.

tipos de brócolis comum brasileiro

Propriedades do Brócolis

O brócolis é considerado um super alimento pela maioria dos médicos, nutricionistas e educadores físicos. Suas propriedades são incríveis e o número de vitaminas e minerais em 100 gramas ultrapassa o de vários outros ingredientes comuns na mesa. Vamos citar alguns dos principais compostos que encontramos no vegetal:

· Cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio são os minerais.

· Vitaminas A, C, B2, B1, B6 e K também são encontradas em grande quantidade.  

·  Além disso, o brócolis é rico em fibras alimentares.

Tabela Nutricional

 1 xícara de brócolis ninja cozido

Água (%) 91
Calorias 50
Proteína (g) 6
Gordura (g) Traços
Ácido Graxo Saturado (g) Traços
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) Traços
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 0,1
Colesterol (mg) 0
Carboidrato (g) 10
Cálcio (mg) 94
Fósforo (mg) 102
Ferro (mg) 1,1
Potássio (mg) 333
Sódio (mg) 44
Vitamina A (UI) 3.500
Vitamina A (Retinol Equivalente) 350
Tiamina (mg) 0,1
Riboflavina (mg) 0,15
Niacina (mg) 0,8
Vitamina C (mg) 74

Por que ele é bom para quem treina?

E por que tudo isso é bom para os treinos? Em primeiro lugar, temos que entender que as vitaminas e minerais são fundamentais para nos manter sempre com energia e dispostos para treinar, além de serem os responsáveis por sintetizar proteínas e fazer os músculos crescerem.

Vamos falar um pouco mais abaixo sobre os benefícios do brócolis na musculação e nos exercícios em geral!

Benefícios do Brócolis para quem treina ou se exercita

Que as vitaminas e os minerais são importantes para a saúde, já sabemos. Mas o que exatamente elas ajudam quando falamos de treinos e de atividades físicas no geral? Vamos aos principais benefícios do brócolis nesse quesito:

· Poucas calorias, muitos nutrientes

Em 100 gramas de brócolis temos em torno de 35 calorias. Se pensarmos em uma bolacha recheada, por exemplo, ou mesmo em uma fruta, esse valor é bem abaixo da média. Mas nesse caso, poucas calorias não significam poucos nutrientes.

Como falamos, o vegetal tem muito a oferecer, sem comprometer a dieta ou mesmo atrapalhar o cardápio. É um complemento perfeito para quem treina!

· Evita a famosa fadiga muscular

A fadiga muscular ocorre por inúmeros fatores, mas o principal deles está na falta de nutrientes essenciais para que o corpo se recupere mais rapidamente. Um deles é o ferro que age nas células do músculo, prevenindo as dores e o esgotamento comum em quem treina pesado.

O brócolis tem boa quantidade de ferro, além de vitamina C e cálcio. A união perfeita entre esses nutrientes traz a possibilidade de mais contração muscular, sem que haja depois dores intensas e impossibilidade de aumento dos treinos.

O resultado é, como podemos imaginar, mais força muscular, menos estresse dos músculos e um treino mais intenso e direcionado. Obviamente, o brócolis sozinho não pode fazer tudo, mas é um grande aliado nesse sentido.

Como é possível notar, o brócolis é excelente para o pós-treino, já que age diretamente na recuperação dos músculos, sem prejudicar a dieta. A dica é consumir 100 gramas diárias, sempre depois dos exercícios para um melhor aproveitamento dos nutrientes. E também é importante evitar o cozimento excessivo, fugindo de frituras!

Benefícios do Brócolis além da musculação

Além da musculação e da prática de atividades físicas no geral, o brócolis é um excelente aliado da saúde como um todo. Afinal, suas vitaminas e minerais agem no organismo em geral, trazendo benefícios para órgãos e células diversas. São vários, porém, iremos citar os principais benefícios do brócolis para a saúde:

· Benefícios para a imunidade

Quando pensamos em vitamina C, logo nos vem à mente a laranja como fonte principal dela, correto? Não é bem assim! Nessa briga, o brócolis não fica atrás e inclusive ganha da fruta com mais concentração da vitamina em menos quantidade.

E a vitamina C é excelente para a imunidade em geral, e um excelente antioxidante! Prevenindo doenças como o câncer, diminuindo riscos de infecções por vírus e bactérias e até mesmo aumentando a energia como um todo.

Por isso, podemos dizer com certeza que o brócolis é excelente para manter a imunidade sempre em alta e diminuir os riscos de doenças em um sentido bem amplo. Vale a pena seu consumo diário ou ao menos semanal para quem não está acostumado com vegetais na alimentação.

· Prevenção de artrite e artrose

Além da vitamina C, o brócolis é também rico em cálcio, mineral essencial para manter os ossos saudáveis e diminuir as chances de artrite e artrose, que costumam se desenvolver ao longo da vida devido aos maus hábitos alimentares e falta de exercício físico – além de possíveis causas genéticas.

E, independente disso, consumir o vegetal é ótimo para as articulações de uma forma bem geral, diminuindo dores, quedas e até mesmo melhorando a capacidade de se movimentar com mais frequência. Para idosos e pessoas muito sedentárias, o brócolis é um aliado excelente na busca dos próximos passos rumo à uma saúde melhor!

·  Melhora de problemas de estômago

Há inúmeros estudos que relacionam o brócolis com a diminuição de problemas estomacais – desde os mais simples até os mais severos, como gastrites e úlceras.

O motivo disso se dá pelas fibras, que auxiliam na digestão e levam para longe as toxinas acumuladas ao longo do dia com uma alimentação pesada e também ao número alto de vitaminas concentradas, que promovem um efeito detox no estômago. Esse é o motivo pelo qual muitos dos sucos detox,  levam o brócolis em suas composições.

Obviamente, o vegetal não é milagroso e não pode curar doenças já instaladas sem o respaldo médico e o auxilio de medicamentos. Porém, é sempre válido optar por uma alimentação saudável e o brócolis definitivamente deve fazer parte desse processo.

Quanto consumir para ter todos os benefícios?

Não há uma quantidade ideal para consumir qualquer alimento, já que uma dieta saudável parte da premissa de sempre optar pela variedade de vegetais, grãos e outros ingredientes mais naturais.

Porém, os médicos são enfáticos em dizer que 100 gramas diárias ou 500 gramas por semana são valores bastante equilibrados para o brócolis, especialmente quando falamos de atletas e pessoas que fazem exercícios físicos com mais frequência.

Em geral, a dica é procurar um nutricionista e sempre perguntar à ele quais alimentos são mais indicados para o seu objetivo e tipo corpóreo. Assim, você terá a certeza de que está optando pela dieta ideal!

Leia também => Espinafre – Guia completo com todos os seus benefícios mais receitas

Há contraindicações no consumo

Embora o brócolis seja excelente para ajudar a prevenir problemas de estômago, ironicamente, ele pode causar efeitos negativos para quem já tem uma acidez elevada nessa região. Isso porque os componentes do vegetal, em contato com um sistema digestivo mais ácido, pode provocar dores e desconfortos abdominais. Em geral, esse problema aparece quando há o consumo em excesso.

Já as demais pessoas podem comer o brócolis sem preocupação, embora seja interessante manter a dosagem comum de 100 gramas por dia, mas não causar excesso de vitaminas e de minerais, como o ferro.

A chave é sempre procurar ser versátil na alimentação e consumir de tudo um pouco, focando nos alimentos mais naturais e saudáveis, sem excesso de conservantes ou demasiadamente industrializados.

Não esqueça nunca de consultar seu nutricionista de confiança e de pesquisar sobre os alimentos que mais gosta para garantir que está investimento em uma dieta cheia de saúde, sem perder a qualidade nutricional e o prazer pela comida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *