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Quadril em anteversão ou retroversão, o que é e como resolver?

Os desalinhamentos de quadril são muito comuns e geram inúmeros padrões alterados de movimento. Veja neste artigo o que é quadril em anteversão e retroversão e como resolver.

anteversão ou retroversão

Dentro da mecânica do corpo humano, o quadril é a estrutura mais próxima (em sua totalidade) de nosso centro de equilíbrio. Desta maneira, é natural que problemas posturais reflitam diretamente na mecânica do quadril.

Dentro deste cenário, o quadril em anteroversão também conhecido como anteversão ou retroversão, é um dos problemas mais comuns na população em geral.

Isso faz com que todo o complexo articular da coluna seja prejudicado. Muitas pessoas que desenvolvem problemas como hérnia de disco, hiperlordose, escoliose e outros, tem na verdade, um destes problemas de quadril.

O que é anteversão de quadril?

A anteversão de quadril é quando o alinhamento está errado, direcionado a pelve para frente e gerando o “bumbum arrebitado”. Veja na imagem:

quadril Anteversão pélvica

Neste caso, o quadril em anteversão gera uma hiperlordose na porção lombar da coluna. Este é um problema bastante comum. Muitas mulheres desenvolvem este tipo de desalinhamento por causa do uso excessivo de sapatos de salto alto.

Retroversão de quadril

No caso da retroversão de quadril, temos a pelve direcionada para “trás”, gerando uma perda da curvatura lordótica da lombar. Veja na imagem:

retroversão de quadril pélvica

Este é um quadro onde muitas pessoas que o possuem, sentem dores constantes na lombar. Isso é resultado de um maior tensionamento muscular nesta região, devido ao fato de que com a perda da curvatura lordótica, temos mais sobrecarga nesta região, pela falta de dissipação das cargas.

Em ambos os casos, o não tratamento da condição, pode gerar perda de funcionalidade, problemas articulares e invariavelmente, o treino de musculação irá apresentar resultados muito menores.

Por isso, é fundamental a identificação do problema e trata-lo de forma inteligente, para que haja uma melhora geral.

Como identificar o quadril em anteversão ou retroversão?

Este é um ponto extremamente complexo. Afinal, identificar mudanças que são consideradas patológicas, necessita de ferramentas e conhecimento. No geral, os profissionais que fazem este diagnóstico, utilizam ângulos específicos para determinar o diagnóstico. Isso é feito através de diferentes ferramentas.

Não há como eu te dar uma fórmula para você identificar adequadamente o quadril em anteversão ou retroversão, pois a morfologia de cada um impede que um diagnóstico geral seja feito de forma simples.

Por isso, para identificar o quadril em anteversão ou retroversão, devemos prioritariamente procurar um bom profissional.

Além disso, uma boa avaliação irá determinar se o desalinhamento do quadril é oriundo de um desequilíbrio muscular na região, ou se há um desequilíbrio em outro local, interferindo. Por exemplo, uma pessoa pode apresentar hiperlordose e isso gerar o quadril em anteversão.

Este é um ponto fundamental para o tratamento adequado. De nada adianta tratar o quadril, se o restante do corpo estiver desalinhado.

Veja agora, as formas de minimizar os desalinhamentos de quadril.

Como melhorar o quadril em anteversão

No caso do quadril em anteversão, caso a origem seja um desequilíbrio muscular, temos que aumentar a flexibilidade e a força dos músculos que geram a flexão de quadril.

Neste caso, precisamos primeiramente, alongar adequadamente os músculos do quadríceps e iliopsoas. Também precisamos melhorar a flexibilidade dos isquiotibiais.

Muitas pessoas acreditam que o ajuste de um desvio postural se dá apenas com o alongamento do antagonista, o que não é verdade. Muitas vezes, o desalinhamento é justamente oriundo de uma falta de flexibilidade no agonista.

Por isso, para melhorar esta condição, precisamos fortalecer adequadamente os glúteos e isquiotibiais, além de melhorar sua flexibilidade.

Nos flexores de quadril, devemos trabalhar com alongamentos específicos. No caso do quadríceps, veja algumas sugestões de alogamentos:

No caso do alongamento de iliopsoas, veja alguns exemplos:

Trabalhar com estes alongamentos e melhora da força muscular em todo o complexo, é fundamental para a redução da anteroversão de quadril.

Como melhorar a retroversão de quadril?

No caso da retroversão de quadril, há que se analisar se ela é constante, ou só em movimentos como agachamento. Em ambos os casos, o tratamento também consiste na melhora da flexibilidade e mobilidade articular, como também, no fortalecimento muscular.

A retroversão é mais comum, pois muitas pessoas possuem um encurtamento na cadeia muscular posterior.

Neste caso, a melhora da flexibilidade deve acontecer nos isquiotibiais, glúteos, músculos da região lombar e até mesmo no tríceps surral (panturrilha).

Novamente salientando que o fortalecimento também deve ser feito em paralelo. Este fortalecimento inclui os músculos anteriores, como quadríceps, além dos posteriores.

Outro ponto fundamental na melhora da retroversão pélvica, é a postura. Muitas pessoas desenvolvem este quadro, por passarem muitas horas sentadas em posições inadequadas. O realinhamento postural passa também pela melhora da conscientização do movimento.

Por isso, é fundamental um trabalho mais amplo, que inclui também uma melhora da consciência corporal.

Por exemplo, há muitas pessoas que apresentam a retroversão pélvica ao agacharem. O primeiro ponto é melhorar a flexibilidade e a estabilização, mas também é fundamental uma melhora na consciência do movimento também.

Eu já mostrei como deve ser o alongamento de cadeia posterior, neste artigo (Alongamento de cadeia posterior, veja sua importância e como executar).

Práticas para melhorar o alinhamento do quadril

É possível, com um acompanhamento adequado na musculação, reduzir este quadro de desalinhamento de quadril. Porém, há outras formas e práticas que também podem ser usadas.

Por exemplo, o Pilates trabalha muito com a conscientização da posição do quadril e alinhamento do mesmo. Neste caso, ele é uma ótima ferramenta para melhorar o desalinhamento do quadril, independentemente se é uma retroversão ou anteversão.

Além disso, ainda temos a Yoga, o RPG e a fisioterapia tradicional, que podem ser de grande ajuda, dependendo de cada caso.

O mais importante neste quadro é não parar com a musculação, mas sim, adaptá-la para resolver este problema. Caso contrário, ele pode se agravar e se tornar ainda maior.

Melhorar o alinhamento do quadril é fundamental para sua funcionalidade e para os resultados de seu treino. Se você sente dores que não tem uma explicação ou sente que tem um destes problemas, procure um profissional capacitado.

Bons treinos!

Quadril em anteversão ou retroversão, o que é e como resolver?
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Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

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