Página Inicial » Treinos » Princípios do Treinamento, o da saúde e da interpelação entre os princípios

Princípios do Treinamento, o da saúde e da interpelação entre os princípios

Finalizando a série que fala sobre os princípios que norteiam o treinamento físico, seja ele para fins estéticos, de saúde ou desportivos, vou unir dois princípios em um artigo. Vou fazer isso, por que o último princípio, o da interpelação entre eles, é bastante simples e já foi amplamente comentado.

O princípio da saúde, segundo Gomes da Costa (1996):


“esse princípio está diretamente ligado ao próprio objetivo maior de qualquer atividade física utilitária e que vise à saúde do indivíduo. Assim, não apenas a musculação em si e outras atividades complementares possuem uma enorme importância. Outros setores que tem relação com a saúde, também como a medicina, a avaliação física e a nutrição assumem relevante função no sentido de orientar e gerenciar todo o trabalho, visando a aquisição e a manutenção da Saúde.

Podemos concluir então, que se baseando no conceito apresentado, que este princípio está ligado ao conceito de inter disciplinaridade e que não apenas um tipo de profissional é suficiente, assim como apenas praticar a musculação é o bastante. Infelizmente nem sempre o Princípio da Saúde tem sido o principio norteador, ou mesmo um dos princípios norteadores, que são estes aqui apresentados. Em práticas de atividades físicas, é possível verificar não somente atividades ligadas à aquisição e a manutenção da saúde do praticante, mas também aquelas de alta performance, que muitas vezes podem trazer malefícios, tanto por causa do compromisso com o rendimento e resultados, além de atividades que não têm compromisso algum com o aspecto da saúde do praticante.

É muito comum encontrarmos casos de pessoas que chegam a níveis de saúde bastante críticos, por não respeitarem este princípio. Além de não darem a devida importância a um acompanhamento interdisciplinar, ainda por cima se aventuram com fórmulas e métodos sem comprovação científica. Não é difícil encontrarmos receitas mágicas que prometem um resultado que sabemos ser inviável, mas que muitos acreditam ser possível.
Ao participar da grande maioria destes programas, sem o devido acompanhamento, muitas vezes o princípio da saúde é deixado de lado.

A prática de qualquer atividade física tem de estar atrelada a melhora da saúde e não apenas a componentes estéticos ou de rendimento. Pessoas que utilizem indiscriminadamente anabolizantes, que se tenham privações nutricionais, que se exercitem sem acompanhamento profissional, que buscam atalhos, todas elas estão burlando este princípio. E como já mencionei, uma das fórmulas para saber se o seu treinamento está de fato sendo efetivo, é repensá-lo e verificar se ele se enquadra em todos os princípios do treinamento. Caso um deles não esteja de fato sendo respeitado, creio que seja necessário a orientação de um bom profissional, para que ele possa de fato te ajudar a solucionar este problema.

 

A relação entre todos os princípios é evidente e deve ser respeitada. Nenhum princípio se sobrepõe sobre o outro. Nenhum tem mais ou menos importância.

Não adianta por exemplo, ter continuidade e não respeitar a individualidade biológica ou qualquer outro princípio. Deixar algum deles de lado, tornar um mais importante do que o outro é um erro crasso. Apesar de alguns autores defenderem que os princípios da adaptação, sobrecarga, continuidade e interdependência volume e intensidade serem mais importantes, classificando os outros não como princípios, mas como complementos, acredito que a lista que apresentei para vocês é a mais completa. Meu objetivo com esta série foi tornar isso mais fácil para você, apresentando os conceitos e aplicações práticas para todos eles. Espero que tenha de fato ajudado vocês neste novo conhecimento e que vocês consigam de fato aplicar isto ao seu dia a dia de treinamento.

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

Treino de costas, bíceps e antebraços, dicas práticas

A divisão do treino de costas, bíceps e antebraços é muito interessante para iniciantes, pois …

Treino de pernas e ombros para iniciantes, dicas práticas

A divisão de treino de pernas e ombros para iniciantes é uma alternativa bastante interessante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!