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Atividade Física: O que é, Importância e Benefícios

A atividade física além de trazer uma melhora estética e maior disposição, é essencial para manter a saúde em dia, evitando e ainda auxiliando no tratamento de doenças como a depressão.

atividade física


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Muitas pessoas procuram um melhor bem estar e qualidade de vida mudando maus hábitos que possam causar prejuízo a sua saúde.

O sedentarismo é responsável por diversas patologias metabólicas que podem levar ao óbito.

Dessa forma, a atividade física é recomendada por profissionais da área de saúde, com o objetivo de manter-se saudável, sendo que diversos estudos foram realizados para pesquisar os possíveis efeitos da atividade física na saúde da população.

Sendo assim, este artigo busca explicar o que é atividade física, seus possíveis benefícios e porque não realizá-la tem impactos tão negativos na saúde.

O que é atividade física?

Segundo a ACSM (2014) atividade física é todo o movimento que origina a contração dos músculos esqueléticos e que gera um gasto calórico maior que o do repouso.

Sendo assim, é possível dizer que caminhada, natação, musculação, alongamento, jogar futebol, vôlei, yoga,dançar são diversas atividades que podem ser realizadas em qualquer lugar e que podem ser utilizadas para sair do sedentarismo ao mesmo tempo que podem ser divertidas.

A variedade de atividades é bastante ampla e não fica restrito somente ao espaço da academia, como pode ser realizada em parques, praia e até em casa.

Benefícios da atividade física

Estar ativo e em movimento traz diversos benefícios a saúde de seus praticantes e segundo Lee et.al. (2012) alguns destes efeitos positivos são:

  • Melhora do condicionamento físico.
  • Diminuição dos níveis de gordura corporal e aumento de massa muscular.
  • Melhora a saúde dos ossos.

Além de contar com estes benefícios, também a diminuição no risco de diversas patologias como:

  • Hipertensão.
  • Doenças coronarianas.
  • Diabetes.
  • Depressão.

Atividade física para todos

Realizar atividade física é extremamente importante para a saúde em todas as idades, tanto para as pessoas sem restrições, assim como para grupos especiais (hipertenso diabético e outros).

Crianças que são incentivadas a efetuar atividade física têm menor risco de ser um adulto sedentário além de desfrutar de alguns benefícios como:

  • Melhor desenvolvimento da coordenação motora.
  • Menor risco de lesões devido a uma maior densidade óssea.
  • Melhora dos níveis de força, flexibilidade e resistência.

A atividade física também é extremamente benéfica para os idosos, pois os auxilia a manter uma maior funcionalidade nas suas atividades do cotidiano.

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Outras vantagens de realizar atividade física na terceira idade é a manutenção da massa muscular e também diminuir o risco de quedas, o qual é muito perigoso em idades mais avançadas.

Mulheres grávidas ao contrario do que muitos pensam, também podem efetuar atividade física (com o acompanhamento adequado) para manter-se saudável e manter uma gravidez mais tranqüila, contribuindo de maneira positiva para a saúde da criança que está por nascer.

Veja também:
Vença o sedentarismo! 10 dicas para começar a treinar e ser mais saudável

Por que devemos evitar o sedentarismo?

Não praticar regularmente atividade física é um dos fatores de risco para várias doenças e que podem levar ao óbito.

O sedentarismo pode facilitar o surgimento de câncer, infartos e AVC, o qual eleva a taxa de mortalidade entre os indivíduos que não realizam atividade física.

A expectativa de vida entre pessoas que não efetuam nenhum tipo de atividade física é menor quando comparada a população que tem o hábito de praticar atividade física.

Veja também:
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Concluindo

A prática de atividade física é extremamente importante para manter-se saudável e com uma boa qualidade de vida.

Homens, mulheres, crianças, idosos e também grupos especiais (hipertensos, diabéticos, cardiopatas e outros) podem se beneficiar ao realizar atividade física com o acompanhamento adequado.

Antes de iniciar alguma atividade física é necessário realizar exames com o médico para que este possa avaliar a condição clínica de cada um.

Consultar um profissional de Educação Física também é importante para poder tirar dúvidas a respeito da intensidade e a melhor maneira de realizar as atividades.

Junto com a prática de atividade física para manter-se saudável, também é relevante possuir bons hábitos alimentares, para ingerir os nutrientes e alimentos necessários para cada pessoa.

Lembre-se, busque uma atividade de sua preferência e não fique parado, pois além de se divertir, interagir com outras pessoas, praticar atividade física também é um diferencial para ter uma boa qualidade de vida e saúde.

Bons treinos!

Referências:
American College of Sports Medicine. Diretrizes de do ACSM para testes de esforço e sua prescrição. 9a ed. Rio de Janeiro, RJ. Guanabara Koogan, 2014.
LEE et.al. Impact of Physical Inactivity on the World’s Major Non-Communicable Diseases. Lancet.; 380(9838): 219–229, 2012.

Sobre Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira

Professor de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

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