Muitas pessoas procuram um melhor bem estar e qualidade de vida mudando maus hábitos que possam causar prejuízo a sua saúde.
O sedentarismo é responsável por diversas patologias metabólicas que podem levar ao óbito.
Dessa forma, a atividade física é recomendada por profissionais da área de saúde, com o objetivo de manter-se saudável, sendo que diversos estudos foram realizados para pesquisar os possíveis efeitos da atividade física na saúde da população.
Sendo assim, este artigo busca explicar o que é atividade física, seus possíveis benefícios e porque não realizá-la tem impactos tão negativos na saúde.
O que é atividade física?
Segundo a ACSM (2014) atividade física é todo o movimento que origina a contração dos músculos esqueléticos e que gera um gasto calórico maior que o do repouso.
Sendo assim, é possível dizer que caminhada, natação, musculação, alongamento, jogar futebol, vôlei, yoga,dançar são diversas atividades que podem ser realizadas em qualquer lugar e que podem ser utilizadas para sair do sedentarismo ao mesmo tempo que podem ser divertidas.
A variedade de atividades é bastante ampla e não fica restrito somente ao espaço da academia, como pode ser realizada em parques, praia e até em casa.
Benefícios da atividade física
Estar ativo e em movimento traz diversos benefícios a saúde de seus praticantes e segundo Lee et.al. (2012) alguns destes efeitos positivos são:
- Melhora do condicionamento físico.
- Diminuição dos níveis de gordura corporal e aumento de massa muscular.
- Melhora a saúde dos ossos.
Além de contar com estes benefícios, também a diminuição no risco de diversas patologias como:
- Hipertensão.
- Doenças coronarianas.
- Diabetes.
- Depressão.
Leia também:
+ Avaliação Física: O que é, tipos e sua importância nos resultados!
Atividade física para todos
Realizar atividade física é extremamente importante para a saúde em todas as idades, tanto para as pessoas sem restrições, assim como para grupos especiais (hipertenso diabético e outros).
Crianças que são incentivadas a efetuar atividade física têm menor risco de ser um adulto sedentário além de desfrutar de alguns benefícios como:
- Melhor desenvolvimento da coordenação motora.
- Menor risco de lesões devido a uma maior densidade óssea.
- Melhora dos níveis de força, flexibilidade e resistência.
A atividade física também é extremamente benéfica para os idosos, pois os auxilia a manter uma maior funcionalidade nas suas atividades do cotidiano.
Outras vantagens de realizar atividade física na terceira idade é a manutenção da massa muscular e também diminuir o risco de quedas, o qual é muito perigoso em idades mais avançadas.
Mulheres grávidas ao contrario do que muitos pensam, também podem efetuar atividade física (com o acompanhamento adequado) para manter-se saudável e manter uma gravidez mais tranqüila, contribuindo de maneira positiva para a saúde da criança que está por nascer.
[irp posts=”10143″ name=”Vença o sedentarismo! 10 dicas para começar a treinar e ser mais saudável”]Por que devemos evitar o sedentarismo?
Não praticar regularmente atividade física é um dos fatores de risco para várias doenças e que podem levar ao óbito.
O sedentarismo pode facilitar o surgimento de câncer, infartos e AVC, o qual eleva a taxa de mortalidade entre os indivíduos que não realizam atividade física.
A expectativa de vida entre pessoas que não efetuam nenhum tipo de atividade física é menor quando comparada a população que tem o hábito de praticar atividade física.
Concluindo
A prática de atividade física é extremamente importante para manter-se saudável e com uma boa qualidade de vida.
Homens, mulheres, crianças, idosos e também grupos especiais (hipertensos, diabéticos, cardiopatas e outros) podem se beneficiar ao realizar atividade física com o acompanhamento adequado.
Antes de iniciar alguma atividade física é necessário realizar exames com o médico para que este possa avaliar a condição clínica de cada um.
Consultar um profissional de Educação Física também é importante para poder tirar dúvidas a respeito da intensidade e a melhor maneira de realizar as atividades.
Junto com a prática de atividade física para manter-se saudável, também é relevante possuir bons hábitos alimentares, para ingerir os nutrientes e alimentos necessários para cada pessoa.
Lembre-se, busque uma atividade de sua preferência e não fique parado, pois além de se divertir, interagir com outras pessoas, praticar atividade física também é um diferencial para ter uma boa qualidade de vida e saúde.
Bons treinos!
Referências:
American College of Sports Medicine. Diretrizes de do ACSM para testes de esforço e sua prescrição. 9a ed. Rio de Janeiro, RJ. Guanabara Koogan, 2014.
LEE et.al. Impact of Physical Inactivity on the World’s Major Non-Communicable Diseases. Lancet.; 380(9838): 219–229, 2012.