Pesquisar

Ora-pro-nóbis Emagrece? 10 Benefícios e Receitas

A planta ora-pro-nóbis ajuda emagrecer e também pode ser uma aliada no ganho de massa muscular, já que é rica em proteínas vegetais. Conheça agora todos os seus benefícios para saúde e melhores formas de preparar.

Ora-pro-nobis


PUBLICIDADE

A Ora-pro-nóbis é uma planta cheia de folhas e espinhos e que de janeiro a abril se enche de flores.

Sua beleza faz dela uma planta muito usada como cerca viva, e a maioria dos donos não sabem que essas folhas são comestíveis.

“Ora-pro-nóbis” é uma expressão do latim que significa “rogai por nós”, essa expressão era sempre repita por um padre que tinha em sua horta a ora-pro-nóbis, e em sua homenagem o nome popular foi dado a planta.

O nome científico da planta é Pereskia aculeata, da família das Pereskias, são diversas plantas que fazem parte dessa família mas apenas a Pereskia aculeata, que tem flores brancas e o miolo laranja pode ser consumida.

Ela é naturalmente encontrada em regiões da América Latina, mas é mais abundante na região norte de Minas Gerais onde é muito consumida como alimento e medicamento.

Ora-pro-nóbis é parte de um grupo de plantas denominado PANCS, plantas alimentícias não convencionais, nesse grupo estão aquelas plantas que podem e deveriam ser inseridas na alimentação mas que, por falta de informação, não são aproveitadas.                                                                        

Propriedades da Ora-pro-nóbis:

A Ora pro nobis é uma planta de grande valor nutricional, é muitas vezes conhecida como carne de pobre pelo seu alto teor de proteína.

Ela é rica em proteínas, carboidratos, é uma boa fonte de gorduras boas, fornece ferro, cálcio, fósforo e vitamina C em quantidades significativas e em menores quantidades fornece vitaminas do complexo B e vitamina A.

Além disso é uma ótima fonte de fibras insolúveis que ajudam a dar mais saciedade e tem baixo teor calórico, 100g da folha fornece apenas 26 calorias.

Leia também:

Taioba: 6 Benefícios, se emagrece e como fazer (receitas)

10 benefícios da Ora-pro-nóbis:

1. Melhora o funcionamento do intestino:

A ora-pro-nóbis fornece grande quantidade de fibras insolúveis, essas fibras são responsáveis por auxiliar a formação do bolo fecal e por ser utilizadas como alimento pelas bactérias que compõem nossa flora intestinal.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Com essas ações, a ora-pro-nóbis promove a proliferação saudável da nossa microbiota e ainda diminui o tempo de formação e eliminação das fezes. É muito indicada para quem tem problemas de constipação intestinal.

2. Ação depurativa:

A ora-pro-nóbis contribui para a eliminação de toxinas presentes no organismo, ajuda a combater casos de infecções como a cistite e no controle de processos inflamatórios como as úlceras e a artrite.

3. Ajuda no tratamento da anemia:

A ora-pro-nóbis é uma planta muito rica em ferro e apesar de não ser o tipo de ferro mais biodisponível sua alta concentração pode ajudar a combater quadros de anemia ferropriva.

A vitamina C encontrada na ora-pro-nóbis ainda potencializa a absorção do ferro e torna essa planta uma aliada contra a anemia.

4. Contribui para o desenvolvimento fetal:

A ora-pro-nóbis tem em sua composição um nutriente denominado ácido fólico, esse é responsável por garantir que a divisão celular aconteça de maneira saudável no feto.

A ação do ácido fólico é também na formação dos tubos neurais, baixas quantidades de ácido fólico durante a gravidez pode causar problemas de má formação e problemas mentais na criança.

5. Fortalece o sistema imunológico:

A vitamina C presente na ora-pro-nóbis é precursora das células branca do sistema imunológico, elas ajudam no combate a intrusos, como os vírus e bactérias que podem contaminar o organismo.

6. Ajuda na saúde dos olhos:

A vitamina A, ou retinol, é responsável por garantir a saúde dos olhos, ela tem a função de produzir a camada que reveste a retina e ainda ajuda na visão no escuro.

Um dos sintomas de deficiência de vitamina A é justamente a cegueira noturna, que é a dificuldade de enxergar em locais com pouca ou nenhuma luz.

7. Mantém a saúde dos ossos e dentes:

O cálcio e o fósforo, que são fornecidos pela ora-pro-nóbis, são os principais nutrientes envolvidos na produção dos osteoblastos (células jovens dos ossos) e pela manutenção dos osteoclastos (células mais velhas dos ossos).

Com maior produção de células ósseas e menor morte celular a saúde dos ossos e dos dentes é preservada.

8. Auxilia a perda de peso:

A ora-pro-nóbis é rica em fibra, as fibras conferem maior saciedade, mais tempo entre refeições ao mesmo tempo que oferece muitos nutrientes com baixo teor calórico.

9. Aumenta o ganho de massa magra:

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

O alto teor de proteínas vegetais fornecido pela ora-pro-nóbis ajuda aqueles que desejam aumentar seu percentual de massa magra e para quem segue dieta vegetariana ou vegana.

Quem pratica atividades físicas de força e faz uso de dietas hiperproteicas podem usar a ora-pro-nóbis como opção na alimentação, nas refeições, em sucos ou apenas como pó misturado em água.

Leia também:

10 receitas veganas para o seu cardápio do dia a dia

10. Previne doenças cardiovasculares:

A ora-pro-nóbis ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim e, com a ação dos antioxidantes, impede que a gordura presente nas veias sofra oxidação e forme as placas de ateroma.

Como consumir:

A ora-pro-nóbis é uma folha muito versátil e pode ser utilizada de diversas maneiras na alimentação, como por exemplo, em farinhas, como chá e em saladas.

Receitas

Chá de ora-pro-nóbis:

Ingredientes:

  • 5 folhas de ora-pro-nóbis;
  • 300 ml de água.

Modo de preparo:

Deixe a água ferver, acrescente as folhas na água com o fogo ainda ligado e deixe ferver por mais 10 minutos.

Desligue o fogo e deixe descansar por pelo menos 15 minutos. Pode ser adoçado mas, é melhor ser consumido sem adição de açúcar.

Suco verde com ora-pro-nóbis:

Ingredientes:

  • 10 folhas de ora-pro-nóbis;
  • suco de ½ limão;
  • 1 colher de gengibre em pó;
  • 2 copos de água bem gelada.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos, coe o suco e consuma em seguida.

Se for armazenado após o preparo pode haver alteração do sabor e perda do valor nutricional.

Pesto de ora-pro-nóbis:

Ingredientes:

  • 1 xíc. de folhas picadas de Ora-pro-nóbis;
  • ½ xíc. de queijo ralado (de preferência queijo meia cura);
  • 5 castanha do Pará picadas;
  • ½ xíc. de azeite;
  • 1 dente de alho;
  • Sal à gosto;
  • Pimenta à gosto.

Modo de preparo:

Bata, no liquidificador, todos os ingredientes até que se torne um molho homogêneo (mais ou menos 4 minutos).

Pode ser usado como molho para massas, batatas ou carnes.

Leia também:

11 Melhores suplementos para veganos e vegetarianos que querem ganhar massa muscular

Quantidade recomendada de consumo:

Não existe uma quantidade recomendada de consumo de ora-pro-nóbis, o ideal é introduzir esse super alimento na sua dieta do dia a dia, assim os benefícios serão sempre notados.

No caso do chá, quando usado para o tratamento de doenças inflamatórias deve ser consumido no máximo uma xícara por dia e nunca deve substituir a orientação de um profissional médico.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *