Pesquisar
chá diurético
Conheça agora os melhoras chás diuréticos naturais.

Chá Diurético – Lista com os 8 melhores (Para Emagrecer e Desinchar)

Os chás diuréticos naturais tem sido muito utilizados hoje em dia para quem sofre de retenção de liquido e vive com pernas, pés e abdômen inchado. Veja agora uma lista com os melhores chás!

Os chás diuréticos são excelentes para quem precisa emagrecer ou mesmo se livrar das dores que a retenção de liquido causa, como nas pernas, tornozelos e pés, além do inchaço no abdômen.  

Esses chás podem ser produzidos com plantas, raízes e até mesmo com alguns legumes que ajudam nesse processo de desintoxicação e de liberação de líquidos.  

Muito importante

Porém, lembramos sempre que é importante manter o equilíbrio na hora do consumo de qualquer diurético pois, em excesso, eles podem causar desidratação e perda de nutrientes – além de outros problemas de saúde.

Beber bastante água ao longo do dia, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas, irão auxiliar muito quem sofre de retenção de liquido e inchaços. 

Acompanhe agora uma lista que separamos, com os 8 chás diuréticos naturais que ajudam a emagrecer de forma saudável e sem o uso de medicamentos controlados. Falaremos um pouco sobre cada um deles e seus benefícios. Confira!

Chás Diuréticos Naturais para Emagrecer e Desinchar

1 – Chá de Hibisco

Chá diurético de Hibisco

Nosso primeiro chá da lista é o de hibisco. Ele é excelente para a perda de peso e tem propriedades consideradas medicinais. Entre elas, podemos citar sua ação anti-inflamatória, calmante e altamente digestiva.

Sua ação diurética é menos intensa que os medicamentos comuns para essa finalidade, o que torna o chá de hibisco mais seguro para ser utilizado dessa forma.

Além disso, o chá de hibisco é muito bom para a circulação sanguínea e a diminuição da pressão arterial em casos menos graves. Um bom exemplo de uso é quando exageramos no sal durante o dia e a pressão aumenta de forma natural.

2- Chá Verde

Chá Verde diurético

Outro chá diurético incrível é o chá verde, que tem também propriedades excelentes para quem quer emagrecer. Além de auxiliar na retenção líquida, ele tem ação anti-inflamatória, pode proteger o coração contra o colesterol ruim e age no envelhecimento precoce das células.

Também é importante utilizar o chá com moderação, já que ele pode causar desidratação e também insônia, por conter cafeína. Vale a pena evitar o consumo do chá durante a noite, especialmente antes de dormir. No mais, a indicação é o uso de até 2 copos por dia, no máximo.

3- Chá de Gengibre com Canela

Chá de Gengibre com Canela

O chá diurético de gengibre com canela é uma opção ótima para quem quer múltiplos benefícios em uma única bebida. O gengibre, além de ajudar a diminuir os líquidos acumulados, é também considerado um termogênico, ou seja, ele aumenta a temperatura corporal de maneira impressionante.  

Isso faz com que ele seja um emagrecedor potente e muito saudável. A canela serve para que o sabor fique mais agradável, já que o gengibre é bastante marcante.

Esse é um daqueles chás diuréticos que devem ser consumidos com cuidado e sem ultrapassar a dosagem de até dois copos por dia.

4- Chá de Salsa

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Chá de Salsa

Para quem não sabe, a salsa também pode ser utilizada como chá natural. Seu efeito diurético nesse formato é bastante expressivo, por isso, é importante ter cuidado com o excesso de consumo, assim como os demais diuréticos.

Entre as propriedades da salsa que podemos citar: é a vitamina C e vitamina K, que auxiliam muito no tratamento de pedras nos rins

5- Chá de Folha de Dente-de-leão

Chá de Folha de Dente-de-leão

O chá de folha de Dente-de-leão é conhecido há muitos séculos pela medicina oriental e chegou ao Brasil com força total, ganhando adeptos por onde passa devido às suas propriedades incríveis.

Pode-se dizer que ele é capaz de diminuir problemas urinários, evitar a pressão alta e até ajudar na perda de peso. Por ser altamente diurético, a recomendação médica é consumir apenas um copo por dia, sempre durante a manhã para evitar que seu sono seja interrompido pela vontade de ir banheiro.

Alguns estudos foram bastante conclusivos e hoje o chá é considerado um dos mais diuréticos disponíveis no mercado. Vale a pena consultar um médico em caso de dúvidas e sempre fazer testes para garantir que seu organismo se adapte a ele.

6- Chá de Urtiga

Chá de Urtiga

O chá de urtiga ficou conhecido por seu efeito no emagrecimento e por suas propriedades excelentes para a saúde. Para termos uma ideia, ele é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, K e também em vitamina A, que é fundamental para o controle do peso.

Além disso, o chá de urtiga também é rico em cálcio e ideal para quem precisa fortalecer o sistema imunológico.

Por todos esses benefícios, ele é excelente para quem precisa emagrecer, embora também seja preciso ter uma dosagem adequada da sua quantidade, pois sua ação diurética é alta e pode causar desidratação.

7- Chá de Gergelim

Chá de Gergelim

O chá de gergelim é bem diferente do que as pessoas estão acostumadas a consumir, mas é tão eficaz quanto os demais que citamos. Ele tem propriedades digestivas excelentes e pode ser um aliado do seu estômago.

A diferença do chá de gergelim para os demais, é que ele não possui um efeito muito intenso e, por isso, pode ser consumido mais vezes ao dia sem problemas.

Seu efeito diurético é mais pontual e pode resolver problemas menores de dores por retenção líquida e o peso extra causado pelo líquido acumulado.

8 – Chá de Cavalinha

Chá de Cavalinha

Por fim, nosso último chá diurético para emagrecer da lista é o chá de cavalinha, que é uma planta utilizada como medicamento desde os tempos antigos.

Sua eficácia está mais voltada para quem tem problemas como pedras nos rins e até mesmo dores causadas pela retenção líquida. Para emagrecer, ela é mais pontual e pode ajudar bastante a aumentar a disposição ao exercício físico.

Com uma ação um pouco mais intensa, o chá de cavalinha não deve ser consumido muitas vezes ao dia. Opte por um copo, no máximo.

Lembramos, mais uma vez, que os chás diuréticos que apresentamos são naturais, porém, devem ser consumidos com cautela. O excesso deles pode causar perda de nutrientes importantes e um emagrecimento não-saudável.

Sempre converse com um médico caso sinta algum mal-estar e evita ao máximo exagerar na dosagem dos chás.

Chás diuréticos emagrecem?

Depois de te passar uma lista dos chás diuréticos emagrecedores, precisamos explicar como eles podem trazer esse efeito de maneira saudável e os cuidados que você precisa ter ao consumi-los. Anote aí:

– O emagrecimento que ocorre nos primeiros dias é devido à retenção líquida que é liberada. Não é de fato gordura ou massa corporal. Saiba diferenciar!

– Os chás diuréticos podem emagrecer porque dão mais energia. Pessoas com retenção líquida se sentem indispostas e cansadas o tempo todo e isso pode ser resolvido com a liberação dos fluídos indesejados.

– Sempre consuma uma quantidade saudável dos chás. O exagero só irá te prejudicar, fazer com que perca nutrientes e tenha o efeito contrário do que deseja. O ideal é um copo por dia, no máximo.

– Se a retenção líquida não melhorar, procure um médico.

Conhece alguma receita natural?

Conhece outros chás ou receitas naturais de diuréticos? Então deixe seu depoimento logo abaixo em nosso espaço para comentários e ajude os próximos leitores!

Gostou do artigo de hoje sobre os chás diuréticos emagrecedores? Compartilhe!

Chá Diurético – Lista com os 8 melhores (Para Emagrecer e Desinchar)
4.3 (86.9%) 29 votes

Artigo atualizado em

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

2
Deixe um comentário

avatar
2 Tópicos de comentários
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
2 Autores de comentários
MARIA TERESA DIAS ANDRADENatanael Nascimento Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Natanael Nascimento
Visitante
Natanael Nascimento

Com certeza uma boa dica, facilita a quem quer perder peso conhecer novos métodos e formar de estar perdendo peso, de forma simples claro sempre com dedicação para obter o melhor resultado possível.

MARIA TERESA DIAS ANDRADE
Visitante
MARIA TERESA DIAS ANDRADE

Bom dia. Muito bom essas informações e orientações sobre os diuréticos. Vou começar a tomar , estou sobrepeso , me sinto inchada e indisposta demais .