Fisiculturistas

O fisiculturismo tenta voltar as suas origens

O fisiculturismo vem se tornando um esporte de grande relevância e já é conhecido em todo o mundo. Porém, para continuar com sua expansão, ele precisa voltar (e está voltando) as suas origens!

Arnold Schwarzenegger e Calum Von Moger
Arnold Schwarzenegger em seus tempos áureos e Calum Von Moger nos dias atuais.
Whey Protein Growth Supplements

O fisiculturismo vem se tornando um esporte com grande visibilidade e que devido as suas características muito específicas, vem tendo  número de praticantes amadores crescendo exponencialmente.

Para isso, ele precisou mudar conceitos e principalmente, tentar voltar a base que fez com que a old school fosse considerada a fase de ouro do esporte.

Hoje, federações como a IFBB ou a NABBA vêm mudando de postura, com o intuito de melhorar a imagem do esporte.

Aquele conceito de que este era um esporte altamente destrutivo para seus atletas, que era baseado apenas na administração de drogas ergogênicas e outros pré-conceitos, vem caindo por terra.

Mas o que mais chama a atenção nesta nova fase do fisiculturismo é justamente o seu retorno as origens, não apenas em questões de métodos de treino ou de perfil de atletas, mas sim pelos quesitos a serem avaliados.

Linha de cintura no fisiculturismo, a volta da estética dos atletas

Para quem não conhece profundamente o fisiculturismo, é muito importante entender que esta não é uma competição onde buscamos o maior atleta.

Quesitos como volume e densidade muscular, definição, simetria e proporcionalidade. Então, um competidor que seja aparentemente menor do que outros, pode ser considerado mais simétrico e com isso, vencer a competição.

Neste sentido, participei do curso de formação de árbitros da IFBB e o que ficou muito evidente é a atual preocupação com a saúde e qualidade de vida dos atletas.

Hoje, preconiza-se muito  a questão do corpo construído de maneira o mais natural possível, preservando as linhas de cada individuo.

Com isso, as categorias femininas passaram a valorizar mais a feminilidade das atletas e suas linhas naturais.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Mas nada se compara a volta da busca pela linha de cintura dos atletas. Há alguns anos atrás, o fisiculturismo masculino era composto por grande parte de atletas com abdomens dilatados e altíssimo volume muscular. Estes abdomens dilatados tem duas razões:

– Ingestão exagerada de alimentos;

– Uso de drogas ergogênicas que causam aumento do volume interno de órgãos.

Em ambos os casos, a saúde dos atletas era muito prejudicada. A saída não apenas para manter a longevidade destes atletas, mas também para resgatar o quesito estético das competições, foi valorizar muito a questão simétrica de uma linha de cintura pequena, que forma o formato de V ao olharmos a pessoa de costas.

Com isso, passou-se a buscar muito mais um corpo simétrico, com bom volume muscular e um abdômen bem marcado e definido.

Nos dias atuais, um atleta vem chamando muito a atenção das pessoas, sendo apelidado até de “Arnold 2.0”, em uma alusão a semelhança com o maior fisiculturista da história. Conheça agora Calum Von Moger!

Leia também:

Bodybuilding/Fisiculturismo – O que é, Sua história e Categorias

Calum Von Moger, o Arnold 2.0

Calum von Moger arnold 2.0

Calum von Moger. Este é um nome que muitos fãs de fisiculturismo vem conhecendo nos últimos tempos. O homem que foi apelidado como o “Second Coming” e “Arnold 2.0” vem se popularizando no mundo do fisiculturismo.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!
Tribulus Terrestris Growth Supplements

De origem Australiana, Calum hoje com apenas 25 anos de idade, possui 189 cm de altura e pesa 104kg.

Para mais informações sobre o atleta Calum Von Moger que esse ano se tornou Tri campeão do Mr. Universe, você pode visitar sua Fan Page no Facebook e Perfil no Instragram.

Calum não é o tipo comum de fisiculturista, que apenas procura tamanho e volume.

Ao contrário, ele é um fisiculturista com um físico clássico, que lembra muito dos campeões de fisiculturismo antigo, particularmente o maior de todos os tempos – Arnold Schwarzenegger.

O austríaco tem origem humilde e durante muito tempo treinou com pesos improvisados, dentro de um celeiro, na cidadezinha onde morava. Isto também remete muito a formação de antigos atletas.

Leia também:

14 Dicas de Arnold Schwarzenegger Para Ganhar Massa Muscular

Seu físico, com  grandes ombros largos, cintura fina e cônico, é uma volta ao passado para muitos.

Tudo isso mostra o quanto o fisiculturismo vem evoluindo, na busca por uma identidade mais clara do esporte, saindo do submundo dos esportes marginalizados.

Clique para conhecer

Hoje, vemos no Brasil competições muito bem estruturadas, treinadores qualificados e atletas de enorme potencial, inclusive mundial.

Isso é fantástico para a segmentação do esporte na sociedade e a quebra de paradigmas, que ainda acompanham o fisiculturismo.

Resta-nos aguardar pelas próximas competições e ter exata noção dos rumos deste esporte apaixonante! Bons treinos!

Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

2 Comentários

  1. Uma pequena correção: Se Calum Von Moger é de origem Australiana ele não pode ser austríaco, pois denomina-se austríaco quem nasce na Áustria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar