Página Inicial » fisiculturistas » Fisiculturismo/Bodybuilding Natural realmente existe? (veja fotos e vídeos)

Fisiculturismo/Bodybuilding Natural realmente existe? (veja fotos e vídeos)

A pergunta do título é bastante recorrente e muitas vezes, até polêmica. Veja neste artigo se de fato, existe fisiculturismo natural (sem uso de esteroides).

Fisiculturistas naturais
Em ordem, Jim Cordova, Jon Harris, Layne Norton e Shaun Clarida.

Quem vê fotos pela internet ou então, tem a oportunidade de ver de perto um campeonato de fisiculturismo, geralmente fica espantado com a evolução muscular destes atletas. Porém, sabe-se que o uso de esteroides anabólicos é bastante comum neste mundo.

De uns anos para cá, começaram a surgir os fisiculturistas naturais, atletas que supostamente não fazem o uso de substancias esteroides. Mas sempre fica aquela dúvida se de fato, existe o fisiculturismo natural na realidade.

É bastante complexo falarmos disso, pois sem provas contundentes, não podemos acusar alguém de usar ou não esteroides anabólicos. Hoje temos diversas competições que usam o anti-dopping antes dos atletas subirem ao palco, com o intuito de que todos sejam naturais.

Mas quem conhece os confins do esporte, sabe que os exames anti-dopping muitas vezes são facilmente burláveis, haja visto os inúmeros casos de atletas que após certo tempo de suas conquistas, revelam que competiram dopados.

Mas antes de falarmos disso tudo, será que é possível para um atleta competir em alto nível, mesmo sendo natural?

É possível ser um fisiculturista natural?

Muita coisa precisa ser avaliada aqui. Primeiramente, temos que ter clareza do perfil e nível do atleta. Por exemplo, dificilmente um atleta natural chegue um dia a ser Mr Olympia.

Por mais que aqui no Treino Mestre nós sempre pregamos que o uso de esteroides anabólicos deve ser evitado, temos que reconhecer que eles potencializam sim os resultados. Neste sentido, um atleta natural sempre terá desvantagens ao competir com aqueles que fazem o uso de drogas.

Porém, hoje diversas entidades realizam as competições apenas de naturais, como já mencionei acima. Neste sentido, estas reúnem uma série de restrições e de exames preliminares.

Mas agora vamos ao que de fato interessa: é possível ser um fisiculturista natural? Sim é possível, com as devidas restrições.

Muitas categorias, como a bikini, tem uma série de atletas que não fazem a utilização de esteroides. E diga-se de passagem, em uma série de situações, nem há a necessidade de utilização destes para atingir os padrões que os avaliadores buscam. Treino, dieta e descanso já podem ser suficientes.

Já em categorias diferentes, onde o volume muscular é um item fundamental, ser um fisiculturista natural é bem mais complicado. Isso porque, neste tipo de caso, o primeiro ponto, que será a base, é uma genética fantástica, com excelente desenvolvimento muscular. Sem isso, será muito difícil ser um fisiculturista natural.

Além disso, se a rotina de treinos e de alimentação já é difícil para alguém que usa drogas esteroides, para um atleta natural, ela é ainda mais rigorosa. Sem a presença de esteroides anabólicos, as respostas do organismo ficam mais lentas e será preciso muito mais cuidado em termos de treino e de dieta. Além disso, a periodização precisa ser muito bem montada, levando em conta não apenas cargas e períodos, mas também a questão hormonal, buscando otimizar ainda mais a secreção dos principais hormônios anabólicos.

No caso do fisiculturismo natural, as únicas armas que o atleta e o treinador dispõe são o treino e a dieta. Neste sentido, a preparação deve ser muito mais minuciosa e principalmente, regrada.

Fisiculturistas naturais, quais os melhores?

Que é possível, ficou claro que é. Porém, temos que destacar que existem restrições em termos de desenvolvimento destes atletas do Bodybuilding. Como já mencionei anteriormente, a genética passa a ser o ponto fundamental para estes atletas.

Um dos mais conhecidos, é o atleta Jim Cordova, que afirma ser natural e tem linhas muito superiores a grande parte dos atletas do Bodybuilding não-naturais. Além de um volume muscular considerável, ele ainda consegue um dos pontoa mais difíceis para qualquer natural, uma definição muscular acentuada e assimétrica.

Veja um pouco de seu desempenho neste vídeo:

Além de Jim, temos outros atletas com desempenho considerável e que declaram serem naturais.

Jon Harris é um dos mais famosos fisiculturistas naturais, conhecido por linhas bastante interessantes e por uma boa qualidade de definição muscular.

Veja sua performance no palco:

Layne Norton é outro exemplo de fisiculturista natural:

Outro que se destaca no meio do bodybuilding, mesmo sem o uso de esteroides é Shaun “The Giant Killer” Clarida. Justamente por ser natural e apresentar linhas difíceis de serem alcançadas até mesmo por atletas que usam esteroides, ele ficou conhecido como “matador de gigantes”.

Veja sua performance:

Exemplos de bons atletas do Bodybuilding naturais não nos faltam. Eles são no geral, muito disciplinados e dotados de uma genética monstruosa em termos de ganhos de massa muscular. Mas mesmo assim, eles ainda enfrentam dificuldades se forem colocados lado a lado com atletas não-naturais (o que é totalmente compreensível).

O que fica claro é que o fisiculturismo pode sim acontecer sem o uso de esteroides, mas estes, sem sombra de dúvidas, potencializam os resultados! Bons treinos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend