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Exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos, entenda as diferenças e vantagens de cada um

Os exercícios aeróbicos e os exercícios anaeróbicos têm diferenças fundamentais entre si. Veja neste artigo as diferenças entre estes dois tipos de exercícios.

Exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos

Uma das principais questões que devemos levar em conta, quando vamos nos exercitar, é a fonte energética que será usada. Neste sentido, a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos precisa estar muito clara.

Estas duas formas de nos exercitarmos, no que se refere as vias energéticas. Neste ponto, temos as diferenças entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

Qual a diferença entre exercício aeróbicos e exercícios anaeróbicos?

Basicamente, a grande diferença entre os exercícios anaeróbicos e os aeróbicos, reside na fonte energética e na participação de oxigênio nas reações químicas.

Exercícios aeróbicos

São os exercícios feitos com a presença de oxigênio, nas reações que geram energia para o metabolismo. As fontes energéticas dos exercícios aeróbicos são os lipídios (gorduras), carboidratos e em alguns casos, aminoácidos (proteínas).

Os exercícios aeróbicos se baseiam no metabolismo aeróbico, o predominante em nosso dia a dia.

Os exercícios aeróbicos são aqueles que tem uma intensidade mais baixa e uma duração mais longa.   

No geral, consideramos um exercício aeróbico aquele que é contínuo e tem acima de 5 minutos de duração. Ele pode ter horas de duração, como é o caso de uma maratona por exemplo.

Exercícios anaeróbicos

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Os exercícios anaeróbicos são aqueles feitos sem a presença de oxigênio em quantidades significativas, nas vias metabólicas. São exercícios que no geral, são em uma intensidade mais alta e uma duração mais curta.

A principal fonte energética para este tipo de exercício, é a glicose, advinda dos carboidratos.

No geral, os exercícios anaeróbicos vão de 5 segundos a 5 minutos de duração. Se ele for em dada intensidade, teremos a produção de ácido lático, nos chamados exercícios anaeróbicos láticos.

Se a intensidade ou a duração forem mais curtas, teremos os exercícios anaeróbicos aláticos. Então, ao contrário do que muitos pensam, os exercícios anaeróbicos não necessariamente, produzem lactato. Apenas em condições de intensidade mais alta e com determinada duração.

Perceba que estas diferenças, apesar de não parecerem tão grandes, produzem um impacto totalmente diferente sobre os processos adaptativos do corpo.

Não há, entre estes dois tipos de exercícios, um melhor do que o outro. Ambos são importantes e devem ser trabalhados de uma maneira inteligente.

Leia também => Depois da musculação, aeróbico ou HIIT para o emagrecimento?

Veja agora, alguns exemplos de exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

Exemplos de exercícios aeróbicos

Se os exercícios aeróbicos têm como principal característica o fato de serem em intensidade média a baixa e longa duração, seus movimentos precisam seguir este padrão. Como eles tem esta característica de serem mais longos, é natural que os movimentos dos exercícios aeróbicos sejam cíclicos. Ou seja, eles seguem um padrão que se repete constantemente, sem grandes variações.

Veja alguns exemplos de exercícios aeróbicos!

1- Corrida

2- Ciclismo

3- Natação

4- Caminhada

5- Caminhada no elíptico

Veja que cada um deles tem coisas em comum. São cíclicos, de movimentos mais simples e podem ser feitos por um tempo mais longo.

Os exercícios aeróbicos são altamente indicados para quem quer melhorar seu Vo2 máximo, ajudam no emagrecimento e na melhora de aspectos como a circulação ou a saúde cardíaca.

Exemplos de exercícios anaeróbicos

Os exercícios anaeróbicos, por envolverem movimentos mais intensos e mais curtos, englobam diversos tipos de atividades.

Seus movimentos não precisam ser cíclicos e temos diversas possibilidades de variações. No geral, os exercícios anaeróbicos estão mais ligados a melhoria da força, resistência e velocidade. Isso, devido a intensidade de seus movimentos.

Veja alguns exemplos de exercícios anaeróbicos!

1- Musculação

2- Corridas de velocidade

3- Saltos

4- Pular corda

5- Exercícios de força no geral

6- Esportes como tênis, futsal, vôlei, basquete, etc.

Na verdade, entre os exercícios anaeróbicos, podemos classificar uma infinidade de exercícios. Qualquer exercício que tenha uma duração de menos de 5 minutos (constante) e envolva estímulos mais intensos, tem alguma característica de ordem anaeróbica.

Porém, é importante verificar que existem exercícios que não são necessariamente aeróbicos ou anaeróbicos apenas.

Estes são os exercícios que chamamos de mistos.

Exercícios mistos

Alguns exercícios tem uma duração total mais longa e quase ininterrupta, mas com características de movimentos mais intensos e curtos. Por exemplo, o futebol tem uma solicitação mista, pois o jogador se movimenta durante praticamente 90 minutos, mas há inúmeros movimentos mais curtos e intensos.

É possível usar, em inúmeros tipos de treino, esta integração dos dois tipos de exercícios. Afinal, nosso corpo praticamente nunca está usando apenas uma fonte energética. Desta maneira, não temos um momento onde um exercício seja 100% aeróbico ou 100% anaeróbico.

O que acontece é que há uma predominância de determinada fonte energética e é isso que usamos para otimizar o tipo de estratégia e método de treino a ser usado. Sempre treine com a orientação de um bom profissional. Bons treinos!  

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

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  1. Eu tenho aquela gordurinha na linha da cintura prox ao glutil… como faço para perde-las

  2. Muito obrigado

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