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Vo2 máximo, entenda o que é este conceito!

O Vo2 máximo é um conceito muito usado para diversos parâmetros. Porém, muitas vezes não há um entendimento correto dele. Veja neste artigo o que é o Vo2 máximo!

Teste de Vo2 máximo

Muitas variáveis podem ser usadas para a avaliação das capacidades orgânicas de nosso corpo. Estas variáveis são muito importantes, pois nos dão uma base de trabalho e um objetivo a ser alcançado. Entre as variáveis mais usadas temos a força máxima, a velocidade e agilidade (em suas diferentes implicações) e o Vo2 máximo. Este último é uma medida qualitativa que diz respeito não apenas ao desempenho físico, mas também um fator determinante para a boa saúde.

Neste sentido, entender o que é o Vo2 máximo e quais são as variáveis envolvidas em sua avaliação é fundamental!

O que é o Vo2 máximo?

De maneira simplória, podemos dizer que o Vo2 máximo diz respeito a capacidade máxima de captação de oxigênio pelo corpo. Ou seja, ele está relacionado diretamente com a capacidade que nosso sistema respiratório tem de captar oxigênio no ambiente externo e utilizar este mesmo nas trocas gasosas. Estas trocas são a base para a que a circulação possa levar aos tecidos do corpo mais nutrientes.

Portanto, quanto mais oxigênio o corpo conseguir captar e transportar, melhor será o fornecimento dos nutrientes aos tecidos. Desta maneira, temos aqui um parâmetro fundamental na construção do condicionamento físico e da funcionalidade.

É muito importante que o VO2 máximo seja a base de trabalhos que buscam melhora do condicionamento e da funcionalidade. Mas para isso, é preciso saber como mensurar o Vo2 máximo. V

Como mensurar o Vo2 máximo

De maneira geral, a maneira mais fidedigna de mensurar o Vo2 máximo é realizar um teste de esteira, com a presença de um cardiologista. Isso por que este teste tem uma margem de erro menor. Mas existem maneiras indiretas de fazer isto.

Não vou mostrar especificamente como fazer isso, pois o mais indicado é o acompanhamento de um profissional de educação física para fazer isso. Caso não possa fazer isso de maneira monitorada, o teste de Cooper é bastante fácil de ser feito e de uma maneira geral, apresenta um resultado com um desvio padrão considerado pequeno.

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Existem outros testes mais completos e fidedignos, como o teste de Léger e Lambert (1982). Independentemente do caso, estes testes te trazem uma avaliação indireta, portanto, sempre temos um desvio padrão considerável.

De maneira geral, o que indico é o acompanhamento de um bom profissional, pois ele saberá avaliar as variáveis e te dar um parâmetro mais adequado.

Como o Vo2 máximo influencia seu treino?

O Vo2 máximo é um importante parâmetro de rendimento. Se você for um atleta de resistência, ele é a principal fonte de trabalho. Usamos percentuais de trabalho sobre o Vo2 máximo para estipular as cargas de trabalho de maneira mais adequada.

Em esportes de potência, por exemplo, temos um parâmetro de Vo2 máximo para calcular a questão da resistência a determinados estímulos.

Além disso, o Vo2 máximo é um importante parâmetro para quem busca emagrecer. Isso mesmo, você não leu errado!

Quanto maior o Vo2 máximo, maior a capacidade do corpo de utilizar a gordura como fonte de energia. Justamente pela captação de oxigênio mais acentuada, que melhora os mecanismos aeróbicos de nosso corpo.

Como melhorar o seu Vo2 máximo

Aqui entramos em um ponto complexo. Se você for sedentário, qualquer atividade com intensidade um pouco maior que você fizer será suficiente para melhorar o Vo2 máximo consideravelmente. Mas a partir do momento em que você passa a ser mais “treinado”, menos “treinável” você se torna.

Hoje sabemos que os exercícios mais intensos tendem a trazer mais benefícios sobre o Vo2 máximo. Isso é um dos motivos que fazem com que a musculação e o HIIT sejam mais adequados para o aumento da capacidade de captação de oxigênio do que os treinos menos intensos e mais longos.

Mas é lógico que dependendo de cada caso, precisamos de abordagens mais específicas, que irão gerar mais qualidade no treino.

O importante é saber que o Vo2 máximo é um parâmetro qualitativo de seu treino e dependendo de seu objetivo, é muito importante que ele seja mensurado com certa frequência, para que as cargas de trabalho sejam feitas em torno dele! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

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