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Aumentar a velocidade ou as distâncias percorridas na corrida de rua, o que é melhor?

Uma dúvida muito comum, em relação a corrida, é se devemos aumentar a velocidade ao percorrer um trajeto ou se devemos aumentar a distância. Veja neste artigo, mais sobre este tema, para tomar a sua decisão.

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Correr mais ou mais rápido? Que corredor nunca teve esta dúvida? Vamos pegar um iniciante, que começa lá no objetivo dos 5 km.

Logo ele chega, vai para os 10, 15, meia maratona e tudo mais. Mas e quem quer melhorar no 5 km? Como fica? Aumentar a distância ou correr mais rápido na corrida é uma dúvida comum e envolve muitos gostos pessoais.

Este artigo não tem, de forma alguma, o objetivo de dar uma resposta pronta. Cada um dos objetivos é muito, muito pessoal.

Porém, quero apresentar, de forma clara, os benefícios e principalmente, como conseguir melhorar no que realmente é importante para você.

Correr distâncias maiores, por que é bom?

Quando se é corredor, aumentar as distâncias é algo muito legal, no sentido de desafio, de meta a ser batida. Em termos fisiológicos, para correr maiores distâncias você precisa melhorar seu Vo2 máximo e resistência muscular.

Além disso, ainda temos a questão da adaptação constante do corpo, já que teremos que fazer treinos diferentes, mais longos e com foco em melhora da resistência.

Correr distancias maiores é muito interessante para quem tem um perfil de desafio, de meta a ser batida. É algo que funciona muito bem para a manutenção do hábito de correr.

O que fazer para correr distâncias maiores?

Basicamente você precisa de mais força e resistência e ir, aos poucos, adaptando seu corpo a novas distâncias. Comece com pouco, não faça grandes saltos.

Trabalhe com treinos de morro ou de tiros, com foco em resistência. Isso vai fazer com que seu Vo2 máximo aumente e você tenha mais “gás” para correr distâncias maiores.

Trabalhe muito bem seu psicológico também, porque esta é uma questão fundamental para o aumento das distâncias.

Se você é um corredor iniciante, sempre comece com saltos menores. Não saia de 5 km para 10 km. Vá para 6, 7. Aumente progressivamente.

Intercale treinos de resistência, com treinos de força e tiro. Isso será importante para te dar uma boa base. E aposte fortemente nos longões, desde que haja a devida recuperação.

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Como correr distancias maiores, sem ter tanto tempo para treinar?

Melhorar meu tempo em uma prova que já fiz, é uma boa?

Se você não tem uma pretensão de aumentar a distância, mas sim, quer melhorar seu tempo, este também é um objetivo excelente.

Primeiramente porque você irá buscar melhorar, progredir.

Segundo, porque você pode otimizar o tempo de prova e ter mais alguns benefícios para sua saúde.

Para melhorar um tempo, você precisa de mais eficiência. Seja ela muscular, de força ou resistência. Mas a palavra-chave aqui é eficiência.

Para exemplificar melhor, vamos tomar como base uma prova de 10 km. Imagine que você a terminou em 60 minutos com um pace de 6 min/km.

O primeiro passo é melhorar a eficiência motora e sua resistência.

Você precisará de treinos específicos para esta finalidade. Já falamos sobre isso neste artigo (Como aumentar sua velocidade na corrida? Veja as dicas fundamentais para isso!).

Em termos orgânicos, teremos uma melhora na parte motora e principalmente, aumento de força e resistência específica.

Como melhorar meu tempo na corrida?

Vou continuar usando o exemplo da corrida de 10 km. O primeiro passo, é trabalhar com seu pace. Seu ritmo médio é fundamental para baixar o tempo. Portanto, tente trabalhar com pequenas reduções primeiro.

Enquanto treina, vá controlando, quilometro por quilometro, seu tempo. Desta maneira, você prepara seu psicológico e principalmente, passa a controlar melhor o ritmo.

Em termos de treinamento, você precisa usar mais treinos de tiros (longos e curtos, com diferentes tempos de intervalo de descanso), melhorar sua força e explosão e principalmente, sua força. Sem melhorar a força, fica difícil melhorar seu tempo.

Isso envolve trabalhar com diferentes cenários e principalmente, focar na distância que você quer percorrer.

Você até fará treinos mais longos, como por exemplo, 12, 15 km. Mas o foco são os 10. O objetivo é aumentar a eficiência.

Portanto, trabalhe mais dentro da distância e otimize o que existe em termos de estímulos.

Você precisará de um treino muito específico de força, além de trabalhar com corridas com moro, em diferentes terrenos e principalmente, que exijam mais controle de ritmo. Para melhorar o tempo, seu psicológico é fundamental!

Não importa se você quer aumentar a distância percorrida ou melhorar seu tempo. Ambos os objetivos são muito bons para você e para seu corpo de uma forma geral.

Cabe a você, encontrar qual destes objetivos te desafia mais e te faz ficar mais motivado. Isso sim, será de fundamental importância.

Sempre treine com a orientação de um bom profissional. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

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