fbpx
Pesquisar

11 Benefícios de Andar de Bicicleta! Será que Emagrece?

Victor Hugo de Olivera - Educação Física
Atualizado em
Compartilhe:

andar de bicicleta bike benefícios emagrece


PUBLICIDADE

O sedentarismo é um dos maiores fatores para o aumento de patologias e distúrbios metabólicos, que prejudicam a qualidade de vida da população e  que podem levar ao óbito.

Dessa forma, praticar atividade física é um dos meios de viver de maneira mais saudável e aumentar a expectativa de vida das pessoas.

Existem muitas modalidades de atividade física e efetuar aquilo que gera bem estar e prazer torna a rotina da pratica de qualquer atividade mais regular e também é mais fácil torná-la um hábito.

Dentro destas atividades, uma das quais as pessoas mais sentem prazer em efetuar está andar de bicicleta, devido aos benefícios que pode trazer a saúde de seu praticante.

Sendo assim, neste artigo serão abordados onze benefícios que andar de bicicleta pode trazer as pessoas que realizam esta atividade.

11 Benefícios para quem anda de Bike!

1. Melhora a saúde cardiovascular

O condicionamento físico é um dos fatores que melhoram andando de bicicleta, pois uma das adaptações do exercício aeróbico é a melhoria da resistência cardiovascular.

Por meio do aumento do diâmetro do coração, pois ocorre à hipertrofia ventricular esquerda aumenta sua força para ejetar sangue ao organismo.

Dessa forma, o coração torna-se mais preparado ao bombear sangue ao corpo, melhorando a circulação e a oxigenação no organismo.

2. Trabalho de membros inferiores

Os principais músculos trabalhados ao andar de bicicleta são o quadríceps e glúteo, com a prática da atividade há aumento na resistência muscular, além de melhorar o tônus destes grupos musculares.

A resistência imposta aos músculos ao andar de bicicleta leva a uma adaptação, a qual pode levar ao fortalecimento dos membros inferiores, o que é muito importante na prevenção de lesões na região.

Veja também:
20 Exercícios de fortalecimento para pedalar melhor!

3. Pode ser realizado ao ar livre

Andar de bicicleta pela orla da praia, parques e demais ambientes ao ar livre proporciona uma grande experiência para os adeptos desta modalidade, tornando a atividade além de saudável, também prazerosa.

Esta é uma das principais vantagens de andar de bicicleta, porque é possível conciliar o bem estar oriundo da prática desta atividade com a diversão e relaxamento que esta produz.

4. Diminui o estresse

A rotina das pessoas está cada vez mais corrida e estressante e nada melhor que desligar um pouco do mundo exterior andando de bicicleta ao ar livre acompanhado da família.

Por ser uma atividade que gera um maior bem estar, esta libera hormônios, como a endorfina que dão a sensação de bem estar após a prática da atividade, diminuindo estresse e promovendo uma maior qualidade de vida.

5. Bom para a saúde dos ossos

Ao efetuar atividades nas quais há um estresse  imposto a massa óssea, pode haver  o aumento da densidade mineral óssea, o que é muito importante na prevenção da osteoporose.

Forças de compressão e cisalhamento impostos pelo impacto da atividade física podem levar ao remodelamento da massa óssea, o que a torna muito mais forte e resistente, diminuindo o risco de fraturas e lesões.

6. Pode ser efetuado por qualquer pessoa

Homens, mulheres, crianças e idosos podem se beneficiar de andar de bicicleta, sendo uma atividade para todas estas populações, desde que sejam respeitadas suas limitações e seja adaptada  de acordo com as suas necessidades.

Veja também:
Dicas de alimentação para ciclistas e praticantes de Mountain Bike

7. Combate o acúmulo de gordura corporal

O sobrepeso é um dos fatores que levam a problemas cardiovasculares e articulares, sendo andar de bicicleta uma forma de combater a obesidade e melhorar a qualidade de vida dos praticantes.

Andar de bicicleta além de trabalhar a capacidade cardiorrespiratória, também aumenta o metabolismo, tornando maior a oxidação da gordura, fato que auxilia o processo de emagrecimento.

Então se a dúvida é se andar de bicicleta ajuda emagrecer, a resposta é sim! Desde que a pessoa também tenha uma alimentação saudável!

8. Trabalho da coordenação motora

Aprender a andar de bicicleta aumenta o repertorio motor, pois o adepto desta atividade necessita movimentar diversas áreas do corpo simultaneamente, além de promover uma melhora no equilíbrio.

Também é importante lembrar, que crianças que praticam atividade física desenvolvem melhor a coordenação motora do que as sedentárias e andar de bicicleta é uma excelente oportunidade neste caso.

9. Auxilia a regular a glicemia

A atividade física diminui os níveis de glicose no sangue e também aumentam a sensibilidade a insulina, o que é muito importante na prevenção da diabetes.

Veja também:
Musculação e treino de bike, dicas para Mountain bike

10. Baixo impacto nas articulações

Por não haver contato diretamente do corpo com o solo durante a atividade física, não há um grande  impacto nas articulações, o que reduz o risco de lesões que podem prejudicar a qualidade de vida do praticante.

11. Auxilia no combate a hipertensão

Com uma melhor vasodilatação, como adaptação fisiológica da atividade física, as artérias têm sua contração e relaxamento mais facilitada, diminuindo a pressão arterial e evitando possíveis complicações oriundas desta patologia.

Os hipertensos podem ter benefícios também ao andar de bicicleta, porque com a atividade física há um controle maior na sua pressão arterial, diminuindo o risco de infarto ou AVC.

Concluindo

Andar de bicicleta traz muitos benefícios à saúde, além de ser divertida e prazerosa.

Pessoas de qualquer idade podem praticar esta atividade física, porém é importante adaptar a intensidade e volume de acordo com as necessidades e objetivos de cada praticante.

Lembrando que a bicicleta ergométrica encontrada nas academias, também proporcionam os mesmos benefícios para saúde e para quem tem pouco tempo, é uma excelente alternativa para manter a forma.

Para tal, é importante contar com a ajuda de um profissional de Educação Física para prescrever o exercício físico, respeitando as individualidades de cada pessoa.

Sendo assim, a prática regular de atividade física proporciona uma melhor qualidade de vida e bem estar a seus praticantes, por isso é importante escolher uma atividade de sua preferência para poder cuidar melhor da saúde de maneira mais prazerosa.

Bons treinos!

Sobre Victor Hugo de Olivera

Professor de Educação Física Licenciado pela UNIME e bacharelando em Educação Física pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de