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Dietas e Nutrição

Batata-doce roxa ou branca, quais as diferenças? Qual a melhor?

Entenda as diferenças entre a batata-doce roxa e a branca, quais suas propriedades e qual a melhor de acordo com cada objetivo.

Batata-doce roxa ou branca qual a melhor

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Os marombeiros de plantão já estão altamente familiarizados com a batata-doce.

Ela é companheira fiel na alimentação de quem quer ganhar massa muscular de forma saudável. Ela é rica em vitaminas B6, c e D, proteínas, fibras, carboidratos e minerais como o ferro, o magnésio e o potássio.

Ela também possui baixo índice glicêmico evitando a formação do pico de insulina. Isso ajuda a manter as reservas de energia por mais tempo, transformando a batata-doce num excelente alimento pré-treino.

Ela é fonte de bom carboidrato, os complexos, por causa da sua grande quantidade de fibras.

Isso ajuda você a se manter saciado por mais tempo auxiliando também na perda de peso e no maior consumo de gorduras como fonte de energia. Sem dúvidas a batata-doce é um alimento completo, mas uma dúvida pode surgir na hora da compra: roxa ou branca?

Batata-doce branca ou roxa, Qual escolher?

Além dessas duas existem mais dois tipos de batata-doce aqui no Brasil: a amarela e a avermelhada, também conhecida na região Nordeste como coração magoado.

A batata-doce branca não é muito popular por aqui e também é chamada de terra-nova ou angola.

 Para perder peso

Bom, tudo depende do objetivo de consumo. Por exemplo, se a ideia for colocá-la na dieta para auxiliar na perda de peso, a batata-doce branca começa com uma leve vantagem.

A cada 100 gramas, a branca possui 92 calorias enquanto que a batata-doce roxa oferece 95 calorias.

O caso aqui é pensar a longo prazo em como essas 3 calorias mais iriam se acumular no organismo. Porém ainda assim é insignificante em condições de normalidade.

Para ganhar massa muscular

Aqui não há o que se falar na diferença entre os dois tipos de batata.

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As duas são de baixo índice glicêmico e, portanto, conseguem oferecer uma boa fonte de energia durante os treinos, melhorando o desempenho e evitando quedas bruscas no açúcar sanguíneo, causando a hipoglicemia que é muito comum de acontecer nas academias.

Mais nutrientes

Nesse quesito, a batata-doce roxa ganha em disparado do seu primo de coloração mais clara. A casca dela possui muito mais nutrientes como vitaminas e sais minerais. Porém, se você não como a raiz junto com a casca de nada adianta essa diferença nutricional. Por conta disso, a batata-doce roxa tem um sabor mais adocicado que a branca que, também tem uma textura mais ressecada.

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Como consumir

A grande maioria das pessoas come a batata-doce cozida. Apesar de ser uma melhor opção em vez da frita, que aumenta o valor calórico da raiz, não é tão boa assim.

O cozimento com água retira nutrientes valiosos como as vitaminas e isso, do ponto de vista nutricional, não é nada agradável.

O mais indicado é levá-la ao forno ou então usar a grelha para deixar a sua batata-doce com todos os nutrientes e não perder só sabor.

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Equipe Treino Mestre

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12 Comentários

  1. eu amo o conhecimento. é por meio dele que encontramos a liberdade. sei que uma boa alimentação é muito importante, coisa que poucas pessoas sabem fazer.
    uma pergunta eu quero fazer: É correto comer esses alimento a noite ou pela manhã?
    por ser um pesado e calórico que horário na verdade deverá ser consumido?

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