Pesquisar

17 Alimentos que aumentam o foco e concentração

Conheça 17 tipos de alimentos e bebidas que ajudam a melhorar o foco e concentração nas mais diversas atividades ao longo do dia.

Alimentos que aumentam o foco e concentração


PUBLICIDADE

Na correria dos dias atuais e com a quantidade de informação que recebemos é comum nos sentirmos cansados e sem concentração.

Para algumas pessoas isso ocorre esporadicamente porém não é difícil ouvir relatos de memória fraca.

Essa perda de memória é um dos resultados da falta de concentração, os motivos para isso acontecer são muitos doenças neurológicas, uso de medicamentos, poucas horas de sono na noite, exaustão física ou mental, excesso de trabalho, preocupações.

A concentração é essencial para um bom desenvolvimento das atividades cotidianas e por isso devemos nos preocupar com a sobrecarga de informações e de tarefas sem falar no senso de urgência que acabamos nos expondo diariamente.

Muitas vezes não é possível mudar a rotina de forma drástica, quando pensamos em faculdade, concurso, problemas domésticos, trabalho excessivo, não temos abrir mão dessas funções e precisamos pensar no uso de potencializadores para melhor nosso foco.

Uma ótima opção é investir em uma mudança na alimentação e escolher alimentos que aumentem sua capacidade de concentração e foco.

Alimentos para aumentar a concentração e foco:

1º Carne vermelha:

Além de ser a melhor fonte de ferro, que é o responsável pelo transporte ativo de oxigênio para o cérebro, a carne vermelha(de preferência carnes magras) é rica em zinco que é responsável por desacelerar processos de morte de neurônios.

A carne também fornece aminoácidos que são parte fundamental da estrutura das células e ainda é precursor na síntese de neurotransmissores que são responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos.

2º Ovos:

Os ovos são alimentos ricos em zinco que como já sabemos atua preservando e mantendo um bom funcionamento dos neurônios combatendo a ação dos radicais livres e ajudando na formação das membranas celulares.

A gema de ovo também contém colina que é um nutriente envolvido no desenvolvimento cerebral, ela contribui para manutenção a integridade da célula e  para melhorar suas respostas sinápticas.

O ovo também é rico em vitaminas do complexo B e elas são parte do processo de síntese de neurotransmissores e parte importante na formação das transmissões neurais e para o seu bom funcionamento.

3º Soja:

A soja é rica em lecitina, esse nutriente é responsável pela prevenção contra doenças neurodegenerativas, tem função antioxidante minimizando as chances de morte neural e também tem ação na formação celular inclusive de células do sistema nervoso.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Também contém acetilcolina que é um importante neurotransmissor responsável pela interação intercelular, aumenta a capacidade de armazenar informações. É uma boa fonte de ferro e por isso ajuda na oxigenação cerebral.

Leia também:

12 Suplementos que aumentam o Foco, Concentração e Memória

16 Alimentos e Suplementos que aumentam o rendimento físico

4º Folhas verdes escuras:

Essa classe de folhas tem bastante relação com o retardo do processo de envelhecimento do cérebro, esse envelhecimento é responsável por uma queda de desempenho que ocorre naturalmente no organismo humano.

Porém o consumo diário dessas folhas mostrou uma queda nos índices de envelhecimento neural.

Os que mais apresentam eficácia são espinafre, couve  e agrião.

Isso porque esses alimentos são ricos em antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres e ajudam a preservar as células neurais, também contém folato que é componente dos hormônios regulatórios, inclusive os que regulam a memória.

5º Peixes:

Todos os peixes são aliados na busca pelo foco e concentração, os melhores são sardinha e salmão pois contém grandes concentrações de Ômega 3, ferro, selênio e zinco.

Esses nutrientes têm ação nos receptores do sistema nervoso, no transporte de oxigênio para o cérebro, proteção do cérebro contra estresse oxidativo evitando o envelhecimento cerebral e nas trocas de energia que acontecem dentro no cérebro, deixando-o mais ativo.  

6º Pão integral:

Os carboidratos são a principal fonte no combustível do cérebro, e a opção por produtos integrais ainda fornecem fibras que também contribuem para o bom funcionamento cerebral.

As sementes presentes nesses pães também são ricas em nutrientes como ferro, que ajuda na oxigenação cerebral, zinco, que participa das transmissões neurais, vitaminas do complexo B, que são formadoras de neurotransmissores, dentre outros nutrientes.

7º Abacate:

O abacate é um alimento rico em selênio e gorduras monoinsaturadas que atuam para combater problemas cardiovasculares e com isso contribuem para um melhor fluxo sanguíneo na região cerebral.

8º Leite e iogurte:

São fontes de fósforo, que é responsável pela construção da membrana celular cerebral e de vitaminas do complexo B que promovem a formação de novos neurotransmissores e atuam nas transmissões nervosas.

Não se sabe ao certo qual é a relação entre o soro de leite e a memória, mas o que já se sabe é que o soro potencializa a memória e o foco. Os processos ou componentes responsáveis por esses resultados ainda são desconhecidos.

9º Batata doce:

A batata doce é rica em nutrientes como zinco e vitamina A e E, todos esses são responsáveis por evitarem processos de oxidação e por isso agem como protetores contra o envelhecimento cerebral e contra morte neural.

O tipo de carboidrato presente na batata doce é de médio a baixo índice glicêmico, dependendo da forma de preparo e é usado como combustível para o funcionamento do cérebro além de fornecer energia para quem pratica atividades físicas..

10º Tomate:

São ricos em um composto denominado flavonóides, estes tem função essencial na formação de vasos sanguíneos e consequentemente ajudam na melhora do transporte de oxigênio para o cérebro.  

11º Canela:

A canela é conhecido como um alimentos estimulante para o cérebro, e isso se dá pois após ser metabolizada a canela se torna um componente químico que age no hipocampo, região do cérebro responsável pela formação de novas memórias.

Leia também:

Chá de Canela emagrece? Para que serve? 9 Benefícios e Receitas

12º Cúrcuma:

A cúrcuma é um alimento rico em antioxidantes e anti inflamatórios naturais e por isso ajuda na preservação da estrutura cerebral e evita ações de degradação de todo o sistema nervoso.

13º Nozes:

Assim como as outras oleaginosas, as nozes são ricas em vitamina E, que age como antioxidante evitando a degradação das células do sistema nervoso pela ação dos radicais livres presentes no organismo.

Também é rica em ômega 3 poderoso anti inflamatório natural e que é um nutriente presente na formação dos neurônios. Ajuda melhorando a leitura e a concentração e baixos níveis desse nutriente estão relacionadas a baixa capacidade de concentração e foco.

14º Óleo de coco

O óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média, esse tipo de gordura tem função anti inflamatória e age evitando danos às estruturas do sistema nervoso.

Também auxilia na redução dos níveis de LDL ,que interferem negativamente na circulação sanguínea, isso pode interferir no fluxo de sangue que chega ao cérebro, um fluxo menor pode reduzir o funcionamento cerebral.

Mas por se tratar de um alimento rico em gorduras é preciso ter moderação no seu consumo para evitar o excesso na ingestão de lipídios que podem causar efeitos colaterais como diarreias e náuseas.

15º Chocolate:

Os melhores chocolates para melhorar o foco são aqueles com alta concentração de cacau e menor ou nenhuma quantidade de açúcar.

Ele contém altas concentrações de potássio, zinco e ferro, que são responsáveis pela oxigenação do cérebro, agem evitando o envelhecimento das terminações nervosas e são componentes das transmissões nervosas e na manutenção das funções neurais.

A preferência de consumo deve ser por chocolates meio amargo ou amargo que contém menor quantidade de açúcar e gordura e ainda contém maior porcentagem de cacau.

16º Abóbora:

Por ser um alimento rico em vitamina E e em carotenóides, a abóbora é uma ótima opção pois esses nutrientes são responsáveis pela proteção celular contra oxidantes presentes no organismo que causam morte da célula.

Também possui carboidratos de boa qualidade que ajudam no bom funcionamento do cérebro.

17º Café e chá verde:

Tanto o café quanto o chá verde contém altas concentrações de cafeína e atuam como estimulantes para o sistema nervoso, por isso reduzem a fadiga e o cansaço mental e aumenta a disposição física e consequentemente a concentração.

Seu consumo deve ser moderado e sempre é preciso lembrar que o auge da potência dessa estimulação ocorre apenas uma hora após ingerir o líquido e seu efeito é curto.

Além disso pode causar resistência, por isso será necessário consumir cada vez maiores doses para alcançar resultados satisfatórios.

Efeitos colaterais:

Não há riscos de efeitos colaterais ao consumir alimentos em quantidade moderada.

A toxicidade de vitaminas e minerais dificilmente pode ser atingida apenas à base de alimentação, Mas é sempre recomendado que haja variedade no consumo e sem exageros.

Conclusão

Com tantas opções de produtos que estimulam a concentração e o foco é fácil conseguir ótimos resultados sem precisar consumir com frequência determinado alimento.

Descubra aqueles que mais te agrada e sempre experimente novas opções para aumentar sua variedade.

É sempre importante fazer testes e observar aquelas opções que respondem melhor no seu organismo, mas também é ideal que o consumo seja inserido na rotina alimentar para assim apresentar resultados que sejam contínuos.

17 Alimentos que aumentam o foco e concentração
5 (100%) 1 vote

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de