Pesquisar

12 Suplementos que aumentam o Foco, Concentração e Memória

Quer aumentar sua produtividade e rendimento em qualquer atividade mental e até física? Então conheça os 12 melhores suplementos que aumentam o foco, a memória e concentração. Ideal para quem estuda, trabalha e prática atividades físicas.
suplementos aumentam foco memória concentração produtividade disposição

O uso de suplementos vem se tornando cada vez mais comum, principalmente entre aqueles que praticam atividades físicas e desejam aumentar a musculatura.

Com diversas opções para diferentes objetivos fica fácil encontrar aquele que mais se encaixa no seu perfil.

Alguns tipos de suplementos são muito usados para ajudar a recuperar o estado físico no processo de recuperação de algumas doenças.

Mas você sabia que os suplementos também podem ser usados para ajudar a melhorar a saúde mental? Existem compostos que conseguem te ajudar a ter mais foco, aumentar a memória e concentração, eles proporcionam uma melhora surpreendente no seu rendimento.

Suplementos que aumentam a produtividade

1- Citicolina:

A citicolina é um nootrópico que atua como um reconstrutor de células cerebrais e reparador de membranas do sistema nervoso em casos de acidente vascular cerebral ou isquemia.

Ela age também estimulando a síntese de fosfatidilcolina que é um componente químico que atua para garantir um bom funcionamento cerebral e estimula o aumento do fluxo sanguíneo cerebral.

É muito indicado em casos de hemorragia ou lesão cerebral, doença de Alzheimer, demência, déficit de atenção e perda de memória causada pelo envelhecimento.

A citicolina também pode ser usada como suplemento para potencializar o funcionamento cerebral aumentando a concentração de neurotransmissores e protegendo o cérebro contra os danos causados pelo envelhecimento.

Esse suplemento tem função de proteção e reparação das células cerebrais contra a ação de toxinas, retarda o envelhecimento das células e aumenta a disposição de energia para o cérebro.

O suplemento é comercializado em cápsulas de 200mg, 250mg e 500mg, a dosagem diária recomendada para adultos é de 500mg a 1000mg, em dose única ou em 2 doses com intervalo de no mínimo 8 horas.

Os efeitos colaterais mais comuns são desconforto abdominal, náuseas, vômito e diarreia, raramente podem aparecer sintomas relacionados a alterações na pressão arterial e na frequência cardíaca.

2- Fosfatidilcolina:

A fosfatidilcolina é um fosfolipídeo muito presente nas membranas celulares, principalmente nas células do sistema nervoso e do cérebro. É sintetizada pelo organismo humano no fígado.

Tem ação muito importante na absorção de gorduras e a colina presente na estrutura da fosfatidilcolina atua como neurotransmissor e é parte das células cerebrais, assim influência na velocidade de resposta na comunicação dos neurotransmissores.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

A suplementação de fosfatidilcolina aumenta a capacidade de foco e o tempo de concentração, a memória e potencializa a capacidade de aprendizado e a absorção das informações.

O suplemento de fosfatidilcolina é comercializado em cápsulas de 400mg que devem ser ingeridas diariamente em dose única de uma cápsula antes ou após uma das principais refeições.

Os efeitos colaterais relatados estão associados à dosagem acima de 30g por dia, essa superdosagem pode causar sudorese excessiva, vômito e diarreia.

3- L-Teanina:

A L-Teanina é um aminoácido presente somente na folha de Camellia sinensis e em alguns tipos de cogumelos, ela é originária do leste da ásia mas pode ser encontrada para comercialização aqui no Brasil.

Quando ingerimos a L-Teanina, a maioria das vezes através de infusões da folha, ela começa a agir diretamente no sistema nervoso estimulando a atividade cerebral e consequentemente, melhorando o foco e a concentração.

Suas principais funções são:

Aumento dos níveis cerebrais do neurotransmissor GABA induzindo o relaxamento do corpo e do cérebro;

Estimula a produção de serotonina e seu aumento na região cerebral, a serotonina é a responsável pela sensação de satisfação e do prazer, seus níveis são reduzidos drasticamente em situações de estresse;

Proteção do cérebro contra toxinas que são induzidas pelo consumo de glutamato, esse é o principal causador de doenças neurodegenerativas.

O produto é comercializado em cápsulas de 200mg, a forma correta de consumo é 1 cápsula pela manhã e outra pela noite.

Não existem relatos de efeitos colaterais, quando consumido em excesso o corpo elimina rapidamente a substância pela urina.

4- Extrato de Ginkgo Biloba:

A Ginkgo Biloba é uma planta de origem japonesa que é muito utilizada para melhorar a memória. Sua forma de atuação no organismo ainda não é totalmente explicado, mas os resultados são visíveis.

Uma das teorias de atuação da Ginkgo Biloba é de que os componentes da planta estejam associados a capacidade do organismo de eliminar células defeituosas através da apoptose.

O que se sabe é que a planta é fonte de bioflavonóides, esses são potentes antioxidantes que impedem o processo de envelhecimento, inclusive envelhecimento cerebral.

Esse suplemento aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a vascularização cerebral, estimulando seu bom funcionamento.

Por conta dessas ações a Ginkgo Biloba causa melhora na memória e aumenta a concentração e a habilidade de aprendizado.

A Ginkgo Biloba deve ser consumido na forma de extrato 2 vezes ao dia, em concentração de até 140 mg.

Os relatos de efeitos colaterais não é comum, mas alguns usuários podem desenvolver dores de cabeça, alergias tópicas, taquicardia e enjoo.

5- Rhodiola Rósea:

A Rhodiola Rósea é uma planta natural das regiões mais frias do mundo, como a Sibéria.

Seu consumo é estendido à diversos países, principalmente pela sua ação no relaxamento e na preservação do sistema nervoso central.

A Raiz de ouro, como também é chamada, é conhecida como sendo do grupo das plantas adaptogénicas.

Esse grupo de plantas apresenta ação tanto de estimulante como de calmante, dependendo da necessidade do indivíduo.

A planta também é rica em compostos fenólicos que são responsáveis por estimular o aprendizado, o funcionamento cerebral e a memória.

É muito usada em situações de esgotamento físico e mental, agindo como revigorante combatendo a queda de desempenho físico e mental.

A Rhodiola Rósea é comercializada em cápsulas de extrato seco que devem ser ingeridas 1 vez ao dia, de preferência na parte da manhã.

O consumo da substância raramente causa efeitos colaterais, mas em alguns casos pode ser observadas dores de cabeça, palpitação, agitação e insônia.

Leia também:

17 Alimentos que aumentam o foco e concentração

6- Ginseng Asiático:

O Ginseng asiático é uma erva muito conhecida e consumida pelo mundo, seus benefícios são rejuvenescimento, melhora da memória e prevenção ao câncer.

Na sua composição o ginseng asiático contém dois componentes importantíssimos, são os ginsenosídeos Rg1 e Rb1. 

O Rb1 é um tipo de depressor do nosso sistema nervoso central, que atua como tranquilizante e o Rg1 atua como estimulante do sistema nervoso central.

Isso faz do produto um adaptógeno, ou seja, pode atuar como estimulante ou como calmante, dependendo da necessidade do organismo.

Para quem precisa aumentar a concentração e o foco esse é uma ótima opção, ele age estimulando o fluxo sanguíneo cerebral, aumentando a disposição e combatendo a fadiga e o cansaço.

A forma de tomar varia de acordo com a versão escolhida do produto, mas não devendo ultrapassar 8g por dia e também não deve ser ingerido por longos períodos.

A versão em pó deve ser misturada às refeições na porção de 1 colher de sopa;

As cápsulas devem ser ingeridas 3 unidades por dia;

E existe o chá que pode ser ingerido até 4 xícaras diárias.

Os efeitos colaterais do uso do ginseng Biloba estão relacionados ao consumo diário superior à 8g.

Nesses casos podem aparecer diarréia, alterações da pressão arterial e insônia.

7- Creatina:

A creatina é um composto pertencente à família das aminas, ela é produto de dois aminoácidos, a glicina e arginina.

Ela é muito conhecida pelos seus benefícios durante os exercícios físicos de grande intensidade como a musculação, auxiliando no ganho de força e massa muscular.

Hoje tem sido estudado também suas funções relacionadas ao bom funcionamento cerebral, já é sabido que há grande quantidade de creatina presente nas células cerebrais e quando esses níveis se tornam muito baixos podem surgir sintomas de demência.

Alguns estudos mostram que o consumo do suplemento de creatina pode ajudar a melhorar a memória de curto prazo , aumentar a inteligência, prevenir e diminuir a fadiga mental.

O suplemento de creatina é comercializado em pó, deve ser ingerido por até 3 meses com dosagens de 2 a 5 gramas por dia, misturada em um copo de água.

Os efeitos colaterais ainda são pouco conhecidos e estão relacionados principalmente à um consumo em excesso e por um longo período ou de grandes doses em pessoa que já tenha históricos de problema de saúde. Isso pode causar hipertensão arterial, náusea, diarreia e problemas renais.

Clique no link a seguir e veja como não cometer erros ao tomar a creatina e ainda veja onde você pode comprar a melhor marca de creatina por um preço justo sem desperdiçar seu dinheiro, veja agora:

Leia também:

Creatina – O que é, para que serve, efeitos e como tomar

8- Piracetam e Colina:

O Piracetam é um medicamento nootrópico muito utilizado para o tratamento de doenças como o Alzheimer, mas hoje esse medicamento vem sendo utilizado também para melhorar a memória e o bom funcionamento cerebral, sua ação é potencializando os receptores neurais.

Esse medicamento costuma causar dores de cabeça com o uso contínuo e por isso deve ser consumido junto com a colina para amenizar esses sintomas.

A recomendação de dosagem de piracetam é de até 4,8 g, 2 a 3 por dia e a mesma quantidade de colina;

9- Ácidos graxos e ômega-3

O Ômega 3 é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento cerebral, ele está presente na constituição dos neurônios e em quantidades adequadas consegue melhorar a resposta neural.

Tem função de melhorar a memória e a capacidade de leitura, sua deficiência também está relacionada a dificuldade de concentração e foco.

O suplemento de Ômega 3 é comercializado em cápsulas e deve ser consumido em doses diária de 2 cápsulas.

Os efeitos colaterais relatados estão relacionados a ingestão indiscriminada e sem controle de um especialista.

Nesses casos podem aparecer sintomas como náuseas, fezes amolecidas, mau hálito.

Casos de ingestão de 4g por dia podem causar efeitos mais graves como palpitação, dores no estômago e inchaço.

10- Salvia Lavandulaefolia:

A salvia lavandulaefolia é uma erva aromática típica da região norte da França e da Espanha, ela é comumente consumida na forma de chás.

Sua principal indicação é melhora da memória e na capacidade de aprendizado.

Age potencializando a ação de neurotransmissores, também reduz ansiedade e o cansaço mental e age como antioxidante evitando a morte das células cerebrais.

A indicação de uso é de até 3 xícaras de chá de salvia lavandulaefolia por dia.

Não há relatos de efeitos colaterais relacionados ao uso do chá de salvia lavandulaefolia, mas seu consumo por longos períodos pode causar problemas renais.

11- Cafeína:

A cafeína atua diretamente no sistema nervoso central, aumentando as funções cognitivas, é um excelente estimulante para quem deseja resultados a curto prazo.

Ela reduz a fadiga, aumenta a capacidade de concentração e dá mais energia.

O suplemento de cafeína é comercializado em cápsulas de 200mg ou 400mg, a recomendação de consumo é de 6mg de cafeína por kg de peso ou 400 mg diariamente.

Pode ser consumido de uma só vez ou em duas doses, após o café da manhã e o almoço.

O uso contínuo da cafeína pode causar sintomas como:

  • perda do sono,
  • taquicardia,
  • irritabilidade,
  • náuseas,
  • vômito,
  • tremores.

Além disso o produto causa tolerância e pode ser necessário doses cada vez mais fortes para conseguir alcançar os efeitos.

Clicando no link a seguir, você será direcionado para o artigo principal da cafeína, onde irá saber dicas essenciais para aproveitar melhor essa substância, e ainda onde comprar por um preço justo e não jogar dinheiro fora, veja:

Leia também:

Cafeína – Para que serve, benefícios e efeitos colaterais

12- Bacopa Monnieri

A Bacopa Monnieri é uma planta natural da região da Índia, ela é muito utilizada para tratar problemas como depressão e estresse.

Hoje ela vem sendo muito utilizada para o tratamento da perda de memória.

Os resultados apresentados contra a perda de memória são muito satisfatórios, tanto para casos de perda de memória proveniente do envelhecimento quanto a perda de memória causada pelo estresse excessivo.

Também age como antioxidante protegendo as células do cérebro e os neurônios contra a degradação causada pelos radicais livres, ainda é um ótimo potencializador da memória e da concentração.

Esse suplemento é comercializado em cápsulas e deve ser ingerido diariamente em 1 dose de 2 cápsulas, de preferência durante uma das refeições.

O tratamento deve ter duração de 12 semanas para que os resultados possam começar a ser vistos.

Cuidados:

É sempre bom lembrar que nenhum medicamento, fitoterápico ou suplemento deve ser usado sem orientação de um médico ou nutricionista.

O uso indiscriminado desses produtos pode causar danos à saúde.

Em caso de uso de medicamento contínuo ou de doenças crônicas o médico precisa ser informado antes de iniciar o tratamento com qualquer um dos suplementos.

Relatos sobre os resultados

Já usou algum desses suplementos que aumentam foco, a memoria, concentração e disposição para o dia-a-dia? Qual foram os resultados?

Já tomou outro suplemento que não está nessa lista? Qual foi sua experiência? Deixe seu relato sobre os resultados logo abaixo nos comentários.

Esse artigo te ajudou? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos e ajude eles a terem mais disposição e melhorarem suas habilidades mentais!

12 Suplementos que aumentam o Foco, Concentração e Memória
5 (100%) 2 votes

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de