Página Inicial » Dietas e Nutrição » 2 litros de água por dia são suficientes?

2 litros de água por dia são suficientes?

A hidratação muitas vezes é deixada de lado por praticantes de atividades físicas e isso compromete não apenas os resultados, mas também a saúde. Veja uma análise sobre a hidratação neste artigo!

A hidratação muitas vezes é deixada de lado por praticantes de atividades físicas e isso compromete não apenas os resultados, mas também a saúde. Veja uma análise sobre a hidratação neste artigo!

A receita é simples, tome 2 litros de água por dia e estará hidratado. Pois bem, como já disse várias vezes, nada no corpo humano é tão linear. Este conceito de que todos devemos beber 2 litros de água foi criado pelas organizações de saúde, que precisam ter como parâmetro algum valor que se enquadre para um grande grupo. Acreditar que 2 litros de água por dia são suficientes para qualquer pessoa, independentemente das condições em que se encontra, é o mesmo que acreditar que o IMC é a melhor maneira de mensurar a composição corporal.

Quanto tomar de água por dia musculação treino

Antes de falarmos mais especificamente destas quantidades, precisamos entender que a hidratação é fundamental para que possamos ter uma vida mais saudável. Segundo Carvalho (2010) A água é vital para o bom funcionamento de nosso organismo, pois ela auxilia no transporte de nutrientes, como aminoácidos, vitaminas e glicose, sendo o meio em que praticamente todas as reações químicas ocorrem. Dentre as funções que a água desempenha no organismo do ser humano, a ciência vem enfatizando a importância para a manutenção da temperatura central (interna) durante a prática de atividades físicas.  A necessidade diária de água varia de acordo com cada indivíduo,  sendo influenciada por inúmeros fatores, como as condições do ambiente e as características da atividade física, como por exemplo, a duração da sessão, a intensidade do exercício, ou ainda a necessidade de vestimentas que interferem diretamente na termorregulação.

Necessidades diárias de água

Creio que já tenha ficado claro que o valor de 2 litros de água por dia é um mero ponto de partida e que muitas pessoas precisam de muito mais do que isso para manter seu organismo funcionando de maneira adequada. Para entender isso, imagine o seguinte: você vive em alguma região com predominância de clima tropical, com baixa umidade do ar e pratica corrida de rua, correndo mais de 100 km por semana. Por sua vez, uma outra pessoa vive em uma região mais úmida, com clima subtropical e não pratica atividade física alguma. Será que estas duas pessoas tem as mesmas necessidades de líquidos? Com toda a certeza não.

Fatores ambientais devem sempre ser avaliados quando pensamos em individualidade biológica, já que eles atuam diretamente em qualquer circunstância. Além disso, os hábitos também precisam ser levados em conta. Portanto, a pessoa do caso 1, provavelmente precisa de mais de 3 litros de água por dia, enquanto a segunda, com 2 litros, já consegue manter seu organismo em estado de normalidade.

 Quanta água ingerir então?

Esta é uma questão complexa, pois existem diversas variáveis. Uma pessoa que treina musculação, por exemplo, tem seu metabolismo acelerado por muito mais tempo, o que faz com que a necessidade de água seja superior a de pessoas sedentárias. Um corredor, também tem grande necessidade de ingestão de água, pois sua atividade causa desidratação facilmente.

A ciência ainda vem buscando encontrar parâmetros para que seja mais fácil determinar estas quantidades. Mas como a água é vital para nosso organismo e participa de praticamente todas as reações químicas de nosso organismo, uma pessoa ativa pode tranquilamente beber 3 litros ou mais de água por dia, para manter seu metabolismo em bom funcionamento.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Leia também:
+ Água no auxílio do emagrecimento e da hipertrofia – Como calcular o quanto devemos beber de água ao longo do dia

Existem casos, como de fundistas, que precisam de mais de 4 litros de água por dia, mas cada caso  precisa ser avaliado com calma e levando os diversos fatores em consideração. Além disso, a dieta, que pode ser rica em alimentos com bastante água, como laranja e melancia, por exemplo, também precisa ser considerada, já que isto também atua diretamente no equilíbrio hídrico de nosso metabolismo. Bons treinos.

Referências:
CARVALHO T. Lourenço Sampaio de. Hidratação e nutrição no esporte. Rev Bras de Med Esporte. Vol. 16, Nº 2 – Mar/Abr, 2010.

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

20 melhores alimentos ricos em proteínas para quem quer ganhar massa muscular

Separamos nesse artigo uma lista completa com os 20 melhores alimentos e suplementos que são …

O que avaliar ao procurar um nutricionista esportivo?

O nutricionista esportivo é um profissional fundamental para que você tenha melhores resultados em seu …

  1. Boa noite, gostaria de saber por favor se a ingestão de mais de 4 litros diários de água pode ser prejudicial à saude. Grato desde já!!

    • Acho que depende da sua necessidade, eu tomo 4 litros de agua e se tomar menos me fará mal, mas tomo ao longo do dia… Um bom método para ver se é suficiente é olhar a cor da sua urina. Agua em excesso faz mal sim, existem até casos de “overdose” por agua, que é fatal inclusive, há um caso de uma guria nos EUA que participou de uma gincana para ver quem bebia mais agua, o vencedor ganharia um videogame, ela bebeu tanta agua que morreu, e não ganhou o videogame…

  2. Eu preciso muito mais que 2 litros de agua, tenho hiperidrose, transpiro muito, se tomar 2 litros de agua fico desidratado…

  3. Sensacional a materia, nada a discordar.
    Eu, desde muito cedo, desde que me conheco por gente sou praticante de esporte e, atualmente, me encontro como adepto da musculacao tambem e e’ muito evidente: A quantidade de agua que eu consumo por dia e’ muito diferente, depende do dia, do clima e do tempo, do meu estado corporal. Eu, por exemplo, preciso e dependo muito mais de 2l de agua para se manter hidratado no dia em epoca de verao ou quando sofro um desgaste muito grande por conta de uma atividade fisica, diferente em epoca de inverno, quando se faz muito frio.

  4. Boa materia
    Eu comecei a treinar agora sei a necessidade de tomar muita água o corpo necessita muito para manter um bom nivel de hidratação e conseguir manter o ritmo dos treinos

    Parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!