Por isso, atletas em geral, sabem que a ingestão exagerada de álcool pode prejudicar demais o seu desempenho. Mas em relação a dieta, mais especificamente aos suplementos, quais os problemas que o álcool traz?
No caso específico da ingestão de suplementos, temos diferentes reações do organismo. Por isso, selecionei alguns dos principais grupos de suplementos e irei mostrar os efeitos em cada um deles!
Efeito do álcool sobre a ação de suplementos
É preciso entender, antes de eu mostrar os efeitos diretos do álcool, que estamos falando de uma ingestão elevada. Um copo de cerveja ou de vinho, por exemplo, não fará em seu corpo, os efeitos mencionados.
1- Whey Protein
O Whey Protein é um dos principais suplementos proteicos. A alta ingestão de álcool, vai atrapalhar diretamente o metabolismo das proteínas e seu aproveitamento. Resumindo, ele vai fazer com que a síntese proteica esteja muito prejudicada.
Com isso, se você ingere grandes quantidades de álcool e usa, em paralelo, o whey protein, saiba que você está jogando dinheiro fora. Afinal, se não há o aproveitamento ideal do whey, sua absorção é prejudicada e ele não traz os efeitos esperados.
Isso vale para grande parte dos suplementos proteicos como beef protein (proteína isolada da carne), soy protein (proteína isolada da soja), albumina (proteína isolada da clara do ovo), caseína, e não apenas para o whey.
Uma das características do álcool é justamente essa, prejudicar a absorção dos nutrientes e dificultar em muito, a síntese proteica.
Com isso, a hipertrofia é altamente prejudicada em pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool de forma regular.
2- BCAA
No metabolismo, uma das principais funções do BCAA é melhorar a recuperação muscular e estimular a síntese proteica.
Como o álcool em grandes quantidades, faz com que os nutrientes não sejam absorvidos da mesma maneira, ele acaba prejudicando também a ação do BCAA.
No caso da recuperação muscular, em específico, temos ainda outro agravante.
Se o corpo não absorve da forma adequada os aminoácidos essenciais e ainda, temos a questão de que o álcool debilita outras funções do organismo, fazendo com que a recuperação muscular seja altamente prejudicada.
3- Creatina
A creatina é um suplemento que age diretamente na questão bioenergética.
Ele vai atuar diretamente, na recomposição das reservas de ATP. Para que isso aconteça, o corpo precisa de água, para que ocorram as devidas reações metabólicas.
Em pessoas com alto consumo de álcool, isso é um problema. O álcool, por ser metabolizado diretamente no fígado, ele exige uma grande quantidade de líquidos.
Por isso e por outras razões, o álcool gera desidratação no organismo.
Por esta razão, a ingestão elevada de álcool prejudica a síntese de creatina, fazendo com que o suplemento não tenha o efeito esperado.
4- Cafeína
Os termogênicos a base de cafeína são altamente estimulantes. Porém, no caso de pessoas que ingerem álcool, isso nem sempre acontece.
Quando ingerimos uma quantidade considerável de álcool, é o fígado que metaboliza este, através de uma conversão em acetato.
Neste processo, os nutrientes que deveriam ser metabolizados pelo fígado, acabam não sendo e na maioria dos casos, eliminados.
Com isso, não temos uma boa absorção da cafeína e nem o efeito esperado. Além disso, ainda temos a questão da desidratação.
A ingestão de suplementos com cafeína exige uma maior hidratação para que traga resultados.
Por isso, é muito importante evitar o consumo excessivo de álcool, quando estamos fazendo a utilização e suplementos de cafeína.
Estes são alguns dos efeitos negativos que o álcool traz para a ingestão de suplementos.
Lembrando que isso ocorre em altas doses de álcool. Por isso, sempre busque o equilíbrio em sua dieta e vida.
Antes de iniciar o uso de qualquer que seja o suplemento alimentar ou termogênico, um nutricionista ou profissional da saúde devem avaliar suas reais necessidades em ingerir esses complementos. Bons treinos!
Se eu tomar termogênico de manhã e beber álcool a noite vai fazer mal?
E a iombina?
Consumo em excesso de bebidas alcoólicas atrapalham os resultados em todos os sentidos, recuperação dos treinos e dieta, incluindo a suplementação e emagrecedores.
Eu bebi BCAA pela manhã posso ingerir álcool a noite…
A minha duvida é se eu malho de segunda a sexta se eu tomar cerveja só no sábado afeta meu desepenho
claro que não né?!
A página explicou no geral que o álcool quando ingerir vai dar problema sim , a tantos estudos que uns dizem de 2 , 3 até 5 dias do dia que você consumiu para frente , será treino perdido, até sair todo o álcool do corpo , fígado recuperar , dentre outros órgãos. Então, sim , da problemas , como diz as observações de análise acima da página e em várias outras páginas e estudos.
Depende da quantidade de cerveja que você consome aos sábados!