fbpx
Página Inicial » Saúde » Noz Moscada – Para que serve, 15 Benefícios e como usar
noz moscada
A noz moscada é muito utilizada em nossa culinária.

Noz Moscada – Para que serve, 15 Benefícios e como usar

Com uma extensa variedade de benefícios para saúde, graças a quantidade de vitaminas e minerais, será que a noz moscada ainda ajuda emagrecer? Respondemos nesse artigo!

A noz moscada é um ingrediente comum na culinária do mundo todo. Muito utilizada em pratos quentes ou em molhos e saladas.

Apesar disso, você sabe para que mais essa especiaria serve? Além de ser rica em cheiro e sabor, ela também é muito utilizada para fins medicinais, graças às suas propriedade altamente benéficas ao nosso organismo.

Você pode até se surpreender, mas sabia que a noz moscada aparece bastante em produtos dermatológicos, suplementos alimentares, itens de higiene bucal e em produtos homeopáticos?

Sim, ela pode colaborar para resolver muitos problemas de saúde.

O que é?

A noz moscada é uma especiaria obtida a partir da semente de um fruto da árvore de grande porte (chega a atingir até 20 metros) conhecida como Moscadeira (Myristica fragans).

Muito antigamente, ela só era achada nas Ilhas Molucas, na Indonésia. Por se adaptar bem ao clima tropical marítimo, a Moscadeira rapidamente passou a ser cultivada em outros países com clima parecido.

Entre os principais, temos: Índia, Singapura, Sumatra, Colômbia, Papua Nova Guiné, Sri Lanka, Colômbia e Brasil. No Brasil, ela é mais encontrada no sul da Bahia, apesar de ser vendida para todos os estados.

A árvore da noz moscada pode chegar a produzir frutos por até 50 anos! Ela chegou no Ocidente através da Indonésia e da Índia, nos navios dos mercadores muçulmanos.

Aliás, nesse período das Grandes Navegações, a noz moscada era mais utilizada na conserva de alimentos. Hoje em dia, o seu uso é extremamente variado.

Na culinária, ela é muito utilizada como tempero em sopas, purês, ovos mexidos, massas, molhos, e até mesmo para dar um gostinho em tortas, biscoitos e pudins.

Leia também => Piperina (Pimenta Preta) Para que serve? Emagrece? E efeitos colaterais?

A noz moscada também pode dar origem a alguns óleos através de sua extração, os quais normalmente são usados em xaropes, doces, entre outros produtos.

A especiaria também é muito utilizada pela indústria farmacêutica e de perfumaria. Isso porque suas propriedades medicinais são benéficas para a pele, para o tratamento de reumatismo, dores de dente, e alguns problemas digestivos.

 Algumas pessoas ainda relatam que ela também possui características afrodisíacas.

Mesmo com todas essas coisas boas, o consumo da noz moscada precisa ser moderado porque uma dose acima de 5 gramas gera alguns efeitos alucinógenos. Apesar disso, não existem relatos de pessoas viciadas na especiaria.

Para que serve?

Essa pequena semente achada nos frutos da árvore Moscadeira pode desempenhar mais funções para nosso organismo do que sua aparência sugere.

 Ela pode agir como sedativo, relaxante, anti-inflamatório e até mesmo estimulante. Ajuda o corpo no alívio de dores, no aumento e melhora da circulação sanguínea assim como proporciona concentração e combate a depressão.

A noz moscada ainda pode desempenhar um importante papel na aceleração do emagrecimento porque regula o trato gastrointestinal. Mas é muito importante que esteja aliada à prática de exercícios físicos e a uma dieta alimentar saudável.

Quais são seus componentes?

A noz moscada é rica em nutrientes e minerais essenciais que oferecem muitos benefícios para nossas vidas. Entre eles, é importante mencionar:

Potássio:
O potássio proporciona um bom funcionamento dos músculos e das células nervosas, além de realizar outras funções;

Ferro:
Funciona como transportador de oxigênio na corrente sanguínea, assim como produz hemoglobina e pode prevenir anemia e outras doenças no sangue;

Manganês:
Pode agir como um acelerador metabólico. É muito útil para quebrar gorduras e reduzir o colesterol ruim, fatores básicos para a perda de peso.

Cálcio:
Essencial para a resistência e fortalecimento da saúde da estrutura óssea e dental, além de outras ações.

A semente da noz moscada possui suas próprias características, sendo rica em:

  • Vitaminas do complexo B: regulam a produção de energia, além de manter a saúde da pele, do intestino, do cabelo e do sistema nervoso;
  • Vitamina C: fortalece o organismo, previne inflamações e resfriados, e age como um potente antioxidante;
  • Vitamina A: é fundamental para a saúde da visão, da pele e nas funções neurológicas, além de ajudar o sistema imunológico e fortalecer os ossos;
  • Riboflavina (vitamina B2): atua na manutenção de proteínas, gorduras e açúcares no metabolismo, assim como é excelente para a boca, o cabelo e a pele;
  • Niacina: tem papel importante no metabolismo energético das células;
  • Flavonoides (beta caroteno e criptoxantina): tem como principal característica a função antioxidante, a qual impede que os radicais livres danifiquem as células.
  • Vale lembrar que a noz moscada também possui um baixo teor de sódio e pouco colesterol.

Quais são os benefícios da noz moscada?

emagrece tem efeito alucinógeno

1. Função desintoxicadora

O processo de desintoxicação é essencial para um corpo saudável. Alguns fatores rotineiros, como estresse, poluição ou uso de tabaco e medicamentos podem levar ao acúmulo de toxinas no organismo.

O fígado e os rins costumam ser as áreas mais afetadas, pois normalmente são onde essas toxinas se desenvolvem. A noz moscada atua muito bem na desintoxicação desses órgãos.

Além disso, ela também auxilia na eliminação de cálculos renais e na prevenção ao acúmulo de ácido úrico em outras regiões do corpo, porque eles podem levar à gota e às inflamações das articulações, por exemplo.

2. Alívio às dores

O extrato da noz moscada pode ser usado como sedativo para o tratamento de várias dores crônicas nas articulações e nos músculos. É indicado aplicar o óleo de noz moscada sobre a região afetada e fazer uma massagem no local.

Pode ser um tratamento eficaz contra o reumatismo, a artrite e o lumbago (dor na parte inferior da coluna). Além disso, ele também auxilia na diminuição do inchaço articular.

3. Melhora a circulação sanguínea

Por conter propriedades estimulantes e um delicioso aroma tranquilizante, a noz moscada aumenta a circulação sanguínea e proporciona conforto ao corpo.

Além disso, ela impulsiona o sistema cardiovascular e por isso é tida como benéfica ao coração.

4. Indutor de sono

A noz moscada pode ser bem útil para quem sofre com insônia ou outros problemas relacionados ao sono. Um copo de leite com o pó da especiaria consegue ajudar seu corpo a relaxar.

5. Estimulação cerebral

Um dos benefícios mais populares da noz moscada é o estímulo ao cérebro. Dessa forma, a especiaria consegue eliminar ou reduzir o estresse, o esgotamento mental e a fadiga.

Ela também pode elevar a capacidade de concentração da pessoa, além de ser indicada como remédio auxiliar contra transtornos depressivos.

Além disso, graças aos seus componentes, consegue proteger o cérebro de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

6. Saúde da pele

A planta também é um forte agente para manutenção de uma pele saudável. Ela ajuda a obter maciez e a solucionar vários problemas dermatológicos.

A especiaria em conjunto com o mel, na forma de um creme, pode ser aplicada em áreas com acnes, pois ajudará a removê-las.

7. Auxílio à higiene bucal

A noz moscada pode atuar contra as bactérias bucais responsáveis por produzir o mau hálito. Esse é o principal motivo de ela ser utilizada como ingrediente em diversas pastas de dente e enxaguantes bucais.

Para melhorar, a especiaria ainda atua contra doenças na gengiva e contra a dor de dente.

8. Alívio às cólicas menstruais

As cólicas menstruais são o terror de muitas mulheres durante alguns dias de todo mês. A noz moscada pode atuar como um remédio bem eficaz contra essas dores tão incômodas e desconfortáveis.

Ela também consegue diminuir os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual), como as mudanças bruscas de humor, a depressão e o desequilíbrio hormonal.

9. Alívio digestivo

Outro benefício do óleo de noz moscada é tratar problemas ligados ao sistema digestivo, como a constipação, a diarreia e a flatulência.

 Assim como reduzir os efeitos da indigestão, porque elimina o excesso de gás do estômago e dos intestinos.

10. Saúde do sistema respiratório

A planta pode estar nos componentes de muitos xaropes e medicamentos para a tosse, assim como no alívio à congestão e a outros sintomas de resfriado.

Algumas pessoas acham que o seu óleo pode servir como complemento para o tratamento da asma.

11. Função antioxidante

A noz moscada contém componentes que são potentes antioxidantes, e portanto eficazes na remoção dos radicais livres e na prevenção ao estresse oxidativo, que pode causar muitos danos e degeneração celular.

Esse benefício está ligado diretamente ao retardamento do envelhecimento precoce, assim como ao tratamento e prevenção de muitas doenças, como o câncer.

12. Tratamento contra a ansiedade

Por agir no sistema nervoso, a noz moscada é um excelente complemento para quem faz tratamentos contra alguns transtornos de ansiedade. Isso acontece porque ela contém propriedades ansiolíticas que permitem acalmar o organismo.

13. Emagrece!

Uma das funções mais conhecidas da noz moscada é a que ela ajuda no emagrecimento. Isso se deve ao fato de a especiaria ter uma boa influência no sistema digestivo e na remoção de toxinas.

Lembrando que seus efeitos serão melhores se o uso da substância vier acompanhado de exercícios físicos e de uma dieta alimentar saudável.

14. Função anti-inflamatória

A especiaria pode ser bem eficiente na luta contra certos processos inflamatórios no organismo, ajudando no combate às dores crônicas e seus sintomas.

15. Aumento da libido

É dito que o chá da noz moscada é muito eficaz para elevar o desejo sexual e prevenir a impotência.

Como utilizar a noz moscada?

Além das formas que já citamos, a noz moscada também é vendida em pó ou óleo, assim como em comprimidos ou cápsulas. Normalmente os tratamentos envolvem os dois primeiros modos de uso, porque são mais diretos.

Algumas pessoas ainda acham melhor adquirir cápsulas vazias para depois enchê-las com o óleo ou o pó.

Como armazenar?

Se preferir comprá-la na forma de pó, é bom colocá-la em um recipiente bem seguro. O ideal é que a consuma rápido porque ao entrar em contato com o ar ela pode perder seu sabor.

Se você decidir utilizar a noz inteira (a forma mais indicada para a culinária, pois proporciona um melhor sabor) deve armazená-la em um pote ou qualquer vasilha bem vedada. Assim ela poderá ficar conservada por quase um ano.

Efeitos colaterais e contraindicações

Algumas pesquisas observaram que a noz moscada possui características abortivas e, portanto, deve ser proibida às gestantes.

Tem efeito alucinógeno

Se a especiaria for consumida em excesso (2 mg por kg ou quantidades maiores), pode gerar alucinações e falta de controle motor, por conta da miristicina, uma substância que gera esses efeitos e que está presente na noz moscada. 

Se ela for ingerida com muita frequência em grandes quantidades, também pode causar prejuízos ao fígado, além de náuseas, desidratação, paralisias e convulsões.

Noz Moscada – Para que serve, 15 Benefícios e como usar
5 (100%) 4 votes

1
Deixe um comentário

avatar
1 Tópicos de comentários
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
1 Autores de comentários
Ana Lúcia Prechitko Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Ana Lúcia Prechitko
Visitante
Ana Lúcia Prechitko

Vou começar tomar.