Depois do kefir outras bebidas de garrafas com microrganismos vivos estão ganhando papel de destaque na saúde dos brasileiros, o que é o caso do Kombucha.
Você sabe afinal o que o Kombucha? Consumida por mais de 2000 anos, sua arte se espalhou pelo muito e pessoas estão apostando nisso para ganhar mais saúde.
Hoje, você ganha uma matéria especial sobre o Kombucha e que benefícios ele traz para sua saúde.
Afinal, o que é o Kombucha?
O Kombuchá é uma bebida ácida obtida através de uma cultura simbiose de bactérias e levedura num meio de açúcar: chá + açúcar branco ou mel.O fermento não é um fungo, como o próprio nome sugere, mas o produto da fermentação de chá doce com bactérias e leveduras – o último, no entanto fazer parte do reino de fungos.
O chá de Kombuchá é feito a partir da fermentação de chá preto ou chá verde e açúcar por uma simbiose de leveduras e bactérias que toma a forma de um disco que se forma acima da cultura durante a fermentação.
Onde surgiu?
É no leste da Ásia que se começou a consumir essa bebida feita de chá doce fermentado.
Ela, então, apareceu na Europa, mas apenas no século 20 e está chegando aqui. O chá não é fermentado por nenhum microrganismo.
De fato, é uma associação simbiótica entre bactérias e leveduras que vivem juntos, em harmonia.
Durante a fermentação do chá, forma-se um “cogumelo” que consiste de fato em dezenas de espécies de bactérias e leveduras.
No caso do kombucha, leveduras e bactérias são benéficas entre si e permitem a dupla fermentação que dá origem ao kombucha rico em enzimas e probióticos e espumantes.
A mãe de Kombuchá é frequentemente chamada de cogumelo por causa de sua aparência, uma membrana viscosa ligeiramente grossa.
É uma reminiscência de uma alga Laminaria (chamado “kombu” no Japão, daí o nome kombucha).
Na realidade, a estrutura da mãe é composta de celulose (um dos principais componentes das paredes celulares das plantas).
Para que Serve o Kombucha?
Esta bebida antiga está associada a vários benefícios para a saúde. Os nutrientes que contém são maravilhosos para ajudar o corpo de várias maneiras.
É importante notar, no entanto, que faltam estudos sobre o kombuchá, embora haja uma abundância de evidências anedóticas.
Leia também:
Kefir de água – O que é, para que serve, 10 Benefícios e como cuidar
15 Benefícios
Para ser claro, isso não é uma pílula mágica, mas este chá de cogumelos pode ajudar o corpo a trabalhar bem, ajudando:
1. Desintoxicação do fígado:
O fígado é um dos principais órgãos de desintoxicação do corpo, mas o Kombuchá é rico em ácido glucárico, que é benéfico para o fígado e promove sua desintoxicação natural.
2. Melhora a função do pâncreas:
Auxilia na desintoxicação do fígado, logo auxilia o pâncreas.
3. O aumento da energia:
Limpa o organismo, logo dá mais energia;
4. Digestão:
O Kombucha também promove a digestão e ajuda a manter as bactérias intestinais saudáveis, ajuda o corpo a assimilar mais facilmente os alimentos e fornece energia rapidamente, sem cafeína.
5. Melhora do humor:
Ajuda com ansiedade ou depressão.
6. Melhora o Intestino:
Alimentos como kombucha, kefir, chucrute e outros produtos fermentados que contêm bilhões de bactérias, enzimas e ácidos benéficos ajudam a manter o intestino equilibrado.
7. Antioxidante:
Alimentos como kombucha, kefir, chucrute e outros produtos fermentados que contêm bilhões de bactérias, enzimas e ácidos benéficos ajudam a manter o intestino equilibrado.
8. Possui nutrientes:
Ele contém um composto chamado ácido sacarico-1,4-lactona (ou DSL) que tem incríveis propriedades antioxidantes e nutrientes.
9. Efeito Detox:
O Kombuchá é naturalmente rico em antioxidantes e promove o sistema imunológico, pois proporciona um processo de proteção natural.
10. Substitui o Refrigerante:
O kombucha é uma excelente alternativa às bebidas doces, como o refrigerante.
É naturalmente gaseificado. Isso significa que o processo de fermentação secundária produz naturalmente bolhas e carbonização.
11. Perda de Peso:
Regula o apetite, traz saciedade.
12. Previne dores nas articulações:
É uma fonte natural de compostos chamados glicosaminas, frequentemente recomendados para a saúde das articulações e para aliviar a dor.
13. Auxilia nas vias Urinárias:
Por desintoxicar o organismo, limpando-o.
14. Previne o Câncer:
Limpa as células.
15. Melhora a pressão arterial.
16. Melhora o PH do sangue:
Deixa o corpo mais forte e livre de “impurezas”.
Propriedades do Kombucha
Kombucha é principalmente uma bebida e, portanto, uma fonte de água para o nosso corpo.
Além disso, é uma fonte de açúcar (10-13%) e contém uma quantidade mínima de álcool (entre 1 grama e 3,6 gramas por litro).
Da mesma forma, o kombucha contém várias vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas do complexo B que o nosso corpo necessita para o funcionamento do sistema nervoso e muscular, vitamina C, ferro, zinco, cobre e manganês.
Além disso, sendo uma bebida derivada do chá preto (embora também possa ser feita a partir do chá verde), o kombucha contém poli fenóis antioxidantes em quantidades variadas porque se degradam pouco durante a fermentação.
Em pequenas quantidades, o kombucha também pode conter cafeína, que é característica do chá preto e estimula o sistema nervoso central do nosso corpo.
Como fazer?
O chá de Kombucha é feito a partir da fermentação do chá comum com adição de açúcar, cuja preparação está na origem do cogumelo do kombuchá.
O chá fornece ao seu corpo vitaminas do complexo B, sacarose, frutose, glicose, vitamina C e enzimas.
Você pode comprar este chá em estabelecimentos físicos especializados. Agora, se você preferir fazer em casa, faça assim:
- Use um saquinho de chá orgânico para fazer chá em 3 litros de água mineral quente;
- Despeje em um recipiente de vidro ou cerâmica. Esqueça os recipientes de metal ou plástico que não são adequados para este processo;
- Adicione 3 colheres de sopa de açúcar branco e deixe descansar até esfriar;
- Cubra o recipiente com um pano de algodão branco por 15 dias;
- Nesse meio tempo, você notará que a infusão tem uma cor dourada na qual o cogumelo flutua;
- Filtre o chá e mantê-lo em uma garrafa de vidro;
- Se você quiser fazer mais chá, coloque os cogumelos em água fria e guarde-os na geladeira até a próxima preparação;
- Sua textura deve ser lisa e homogênea, enquanto seu cheiro deve ser levemente como o do vinagre.
Passo a passo em vídeo:
Como tomar e Dose Recomendada Diária
O Kombucha é geralmente bebido frio, como uma infusão refrescante e benéfica para o corpo, em quantidades recomendadas entre 100 e 300 ml por dia (aproximadamente um copo por dia).