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Kangoo Jump

Kangoo Jump, quais os benefícios? Vale a pena?

O Kangoo Jump chegou ao Brasil com a promessa de um treino eficiente, lúdico e sem impacto. Mas será que isso se aplica realmente?


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Todo ano surgem novidades no mundo fitness. Não seria para menos, pois pensando mercadologicamente, este é um dos mercados com mais volatilidade e mais dificuldade de retenção dos clientes. Porém, estas novas invenções nem sempre são eficientes e principalmente, seguras. Uma das novidades que ganhou muito espaço foi o Kangoo Jump.

Veja neste vídeo, um pouco mais de como é uma aula de Kangoo Jump:

Analisando os movimentos do Kangoo Jump

Analise os movimentos do vídeo. Perceba que há uma similaridade muito parecida com as famosas aulas de Jump. Basicamente, temos um movimento de “empurrar” o corpo contra o chão e o kangoo Jump joga o corpo para cima. Com isso, ganhamos mais altura e a volta tende a ser mais forte.

Pensando em termos de emagrecimento, a aula de Kangoo Jump pode ser bastante intensa.

Mas quem disse que basta ser “intensa”?

Mesmo quando o foco é emagrecimento, temos que pensar em um contexto mais geral.

O Kangoo Jump promove aumento do gasto calórico pelos movimentos de salto, mas há problemas musculares e biomecânicos que precisam ser pensados.

Kangoo Jump pode ser lesivo tem contraindicações?

Basicamente, o Kangoo Jump se utiliza de movimentos de salto, que são comumente confundidos com o treinamento pliométrico. Kangoo Jump não possui absolutamente nada de pliométrico. Mas irei falar disso mais a frente.

Falando dos movimentos, o fato de termos inúmeras “aterrisagens” durante o treino, pode ser um problema.

Primeiramente, por que se o praticante apresentar qualquer desvio entre a relação quadril/joelho/tornozelo, ele estará forçando uma articulação a um movimento para o qual ela não foi projetada.

Por exemplo, um geno valgo, que é a rotação interna do joelho, pode ser piorado muito com a prática do Kangoo Jump.

Para piorar, cerca de 45% das mulheres apresentam algum grau de geno valgo. Ou seja, há uma grande chance de você possuir este tipo de desvio.

Além disso, como o Kangoo Jump possui molas que impulsionam seu corpo para cima, há uma modificação considerável na mecânica dos movimentos.

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Com isso, não há um aumento de massa muscular, por que não há potencial de impacto.

Leia também => Body Jump – Todos os benefícios no emagrecimento (resultados científicos)

Mas impacto não é algo ruim?

antes e depois benefícios e malefícios

Sim, em excesso ou mal feito. Nosso corpo precisa de impacto articular para que possa fortalecer ossos e articulações. Mas este impacto não pode acontecer quando temos desvios posturais consideráveis.

Em dose certa, o impacto é positivo para o organismo. Apenas pessoas com doenças degenerativas de ordem articular, é que precisam evitar os impactos.

Mesmo idosos tem benefícios com um treino que tem o impacto bem trabalhado, em uma dose certa.

Leia também => Você faz aula de Step? Cuidado com as lesões

Kangoo Jump é funcional?

Basicamente, o Kangoo Jump  tem problemas para articulações instáveis. Mas em termos funcionais, ele é interessante?

Depende do que você acredita ser funcional. Há um problema grande no Kangoo Jump, bem como nas aulas de Jump no mini trampolim. Eles tornam a superfície de aterrizagem instável. Isso vai fazer com que o ciclo de alongamento-encurtamento dos músculos tenha seu tempo aumentado consideravelmente.

O que isso significa em termos práticos?

Basicamente, você não irá desenvolver sua agilidade ou potência muscular com este tipo de trabalho. Além disso, o aumento de força em membros inferiores também não será trabalhado de forma intensa.

Mas isso não seria algo para os treinos de musculação?

Depende. O ideal é trabalhar com este cenário mesmo em treinos aeróbicos. Corrida, HIIT e outras práticas trazem estes benefícios. Mesmo a Bike, que não tem impacto, traz um ciclo alongamento-encurtamento mais eficiente.

Resumindo, o Kangoo Jump não é bom?

Dizer que algo é bom ou ruim é difícil. Mas no geral, esta não é uma prática indicada para 90% de seus adeptos. Para que ele seja seguro, a pessoa em questão precisa estar bem condicionada, fortalecida e com alinhamento postural em dia.

Quantas pessoas você conhece que praticam Kangoo Jump e tem isso? Eu particularmente, conheço muito poucas.

O outro fator é que a maioria das pessoas busca no Kangoo Jump uma atividade física mais prazerosa. Nada de errado em fazer isso.

Porém, no momento em que a aula se torna “normal”, as pessoas desistem. Com isso, não há aderência no programa de treinamento e os resultados são pífios.

Procure uma atividade que seja prazerosa para você, mas entenda que exercício físico é necessidade. É a mesma coisa que escovar os dentes. Você não sente prazer em escovar os dentes, mas precisa fazer para sua saúde.

Mude sua forma de pensar e encarre a atividade física como algo necessário. Busque o que vai de fato trazer resultado para seu objetivo e sempre treine com a orientação de um bom profissional.

Conte sua experiência

E você, já praticou ou tem praticado o Kangoo Jump? Então deixe seu relato logo abaixo nos comentários e conte sua experiência. Como foram os resultados, o antes e depois, teve mais benefícios que malefícios, enfim, compartilhe conosco.

Bons treinos!

Kangoo Jump, quais os benefícios? Vale a pena?
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Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

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