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Kangoo Jump

Kangoo Jump, quais os benefícios? Vale a pena?

O Kangoo Jump chegou ao Brasil com a promessa de um treino eficiente, lúdico e sem impacto. Mas será que isso se aplica realmente?

Todo ano surgem novidades no mundo fitness. Não seria para menos, pois pensando mercadologicamente, este é um dos mercados com mais volatilidade e mais dificuldade de retenção dos clientes. Porém, estas novas invenções nem sempre são eficientes e principalmente, seguras. Uma das novidades que ganhou muito espaço foi o Kangoo Jump.

Veja neste vídeo, um pouco mais de como é uma aula de Kangoo Jump:

Analisando os movimentos do Kangoo Jump

Analise os movimentos do vídeo. Perceba que há uma similaridade muito parecida com as famosas aulas de Jump. Basicamente, temos um movimento de “empurrar” o corpo contra o chão e o kangoo Jump joga o corpo para cima. Com isso, ganhamos mais altura e a volta tende a ser mais forte.

Pensando em termos de emagrecimento, a aula de Kangoo Jump pode ser bastante intensa.

Mas quem disse que basta ser “intensa”?

Mesmo quando o foco é emagrecimento, temos que pensar em um contexto mais geral.

O Kangoo Jump promove aumento do gasto calórico pelos movimentos de salto, mas há problemas musculares e biomecânicos que precisam ser pensados.

Kangoo Jump pode ser lesivo tem contraindicações?

Basicamente, o Kangoo Jump se utiliza de movimentos de salto, que são comumente confundidos com o treinamento pliométrico. Kangoo Jump não possui absolutamente nada de pliométrico. Mas irei falar disso mais a frente.

Falando dos movimentos, o fato de termos inúmeras “aterrisagens” durante o treino, pode ser um problema.

Primeiramente, por que se o praticante apresentar qualquer desvio entre a relação quadril/joelho/tornozelo, ele estará forçando uma articulação a um movimento para o qual ela não foi projetada.

Por exemplo, um geno valgo, que é a rotação interna do joelho, pode ser piorado muito com a prática do Kangoo Jump.

Para piorar, cerca de 45% das mulheres apresentam algum grau de geno valgo. Ou seja, há uma grande chance de você possuir este tipo de desvio.

Além disso, como o Kangoo Jump possui molas que impulsionam seu corpo para cima, há uma modificação considerável na mecânica dos movimentos.

Com isso, não há um aumento de massa muscular, por que não há potencial de impacto.

Leia também => Body Jump – Todos os benefícios no emagrecimento (resultados científicos)

Mas impacto não é algo ruim?

antes e depois benefícios e malefícios

Sim, em excesso ou mal feito. Nosso corpo precisa de impacto articular para que possa fortalecer ossos e articulações. Mas este impacto não pode acontecer quando temos desvios posturais consideráveis.

Em dose certa, o impacto é positivo para o organismo. Apenas pessoas com doenças degenerativas de ordem articular, é que precisam evitar os impactos.

Mesmo idosos tem benefícios com um treino que tem o impacto bem trabalhado, em uma dose certa.

Leia também => Você faz aula de Step? Cuidado com as lesões

Kangoo Jump é funcional?

Basicamente, o Kangoo Jump  tem problemas para articulações instáveis. Mas em termos funcionais, ele é interessante?

Depende do que você acredita ser funcional. Há um problema grande no Kangoo Jump, bem como nas aulas de Jump no mini trampolim. Eles tornam a superfície de aterrizagem instável. Isso vai fazer com que o ciclo de alongamento-encurtamento dos músculos tenha seu tempo aumentado consideravelmente.

O que isso significa em termos práticos?

Basicamente, você não irá desenvolver sua agilidade ou potência muscular com este tipo de trabalho. Além disso, o aumento de força em membros inferiores também não será trabalhado de forma intensa.

Mas isso não seria algo para os treinos de musculação?

Depende. O ideal é trabalhar com este cenário mesmo em treinos aeróbicos. Corrida, HIIT e outras práticas trazem estes benefícios. Mesmo a Bike, que não tem impacto, traz um ciclo alongamento-encurtamento mais eficiente.

Resumindo, o Kangoo Jump não é bom?

Dizer que algo é bom ou ruim é difícil. Mas no geral, esta não é uma prática indicada para 90% de seus adeptos. Para que ele seja seguro, a pessoa em questão precisa estar bem condicionada, fortalecida e com alinhamento postural em dia.

Quantas pessoas você conhece que praticam Kangoo Jump e tem isso? Eu particularmente, conheço muito poucas.

O outro fator é que a maioria das pessoas busca no Kangoo Jump uma atividade física mais prazerosa. Nada de errado em fazer isso.

Porém, no momento em que a aula se torna “normal”, as pessoas desistem. Com isso, não há aderência no programa de treinamento e os resultados são pífios.

Procure uma atividade que seja prazerosa para você, mas entenda que exercício físico é necessidade. É a mesma coisa que escovar os dentes. Você não sente prazer em escovar os dentes, mas precisa fazer para sua saúde.

Mude sua forma de pensar e encarre a atividade física como algo necessário. Busque o que vai de fato trazer resultado para seu objetivo e sempre treine com a orientação de um bom profissional.

Conte sua experiência

E você, já praticou ou tem praticado o Kangoo Jump? Então deixe seu relato logo abaixo nos comentários e conte sua experiência. Como foram os resultados, o antes e depois, teve mais benefícios que malefícios, enfim, compartilhe conosco.

Bons treinos!

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Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

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