fbpx
Treino Funcional

A importância do treino de potência para idosos

O treinamento de força para idosos é primordial para a manutenção da saúde e da funcionalidade. Mas e o treino de potência, é importante? Veja neste artigo!

treino de potência para idosos

Whey Protein Growth Supplements

Idosos caminhando pela manhã no parque. Cena comum, não é? Afinal, para idosos, o que importa é o condicionamento aeróbico, certo? Não! Idosos apresentam uma perda considerável de massa muscular e consequentemente, de força.

Neste caso, se não houver um trabalho paralelo, de aumento de força e consequentemente, de potência, teremos redução da funcionalidade.

Neste caso, o treino específico de potência, é importante para idosos?

Entendendo por que idosos precisam de treinamento de força

Neste texto, você verá, em alguns momentos a nomenclatura treinamento de força, em outros, treinamento de potência. Ambas são complementares, mas diferentes.

Para ter um desenvolvimento de potência, precisamos de um aumento de força. Afinal, potência é uma grandeza física, dada pela equação: P= F (força) x V (velocidade).

Desta maneira, para termos uma melhora no contexto da potência, precisamos de um aumento de força. Caso contrário, teremos uma falta destes elementos e um resultado abaixo do esperado.

Leia também:

+ Musculação para idosos, o que a ciência de fato diz? (7 dicas importantes)

Importância da potência na melhora da funcionalidade

No geral, nas atividades do dia a dia, dissociar força de potência é difícil. Porém, grande parte das atividades, como levantar de uma cadeira, ou mesmo da cama, exige um certo nível de potência muscular.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Além disso, pessoas com baixos níveis de potência muscular acabam ficando mais suscetíveis a quedas, pois a resposta motora sempre é menor e mais lenta.

Quando falamos em idosos, isso é ainda mais claro e evidente. Quanto mais lento forem as reações motoras, mais suscetível ele estará a quedas e outras situações que podem comprometer sua saúde.

Além disso, uma pessoa com baixa potência muscular, acaba tendo menos resistência e força, já que estes estão interligados.

Por isso, o treinamento de potência deve ser trabalhado de diferentes formas, para fazer com que o idoso seja mais saudável e principalmente, mais funcional.

Como deve ser feito o treinamento de potência em idosos

O primeiro ponto que precisamos entender, é que o treinamento para idosos tem inúmeras particularidades.

O que tem vem a cabeça quando pensamos em treinamento de potência? Saltos, repetições rápidas? Se sim, esqueça isso na hora de pensar no treinamento para idosos.

No geral, o treinamento para idosos, quando o tema é potência, deve primeiramente, ser precedido de:

1- Aumento de força máxima;

Creatina Growth Supplements

2- Melhora das capacidades motoras;

3- Controle neuromuscular mais apurado.

Caso isso não seja feito, não temos como trabalhar com potência muscular nos idosos.

Estando respeitado este ciclo, o treinamento de potência deve ser feito da seguinte forma:

1- Inicia-se aumentando levemente a velocidade dos movimentos

Se o idoso treina com uma cadência de 1 a 2 segundos em cada fase do movimento (concêntrica e excêntrica), aumentamos a velocidade apenas na concêntrica.

Mas não durante toda a fase. O que se faz, para evitar descontrole muscular e possíveis impactos desnecessários, é aumentar a velocidade apenas na primeira metade do movimento.

Desta maneira, não será necessário um estímulo de “frenagem” do movimento, que em alguns casos, pode ser altamente lesivo.

2- Trabalhe primeiro com movimentos multiarticulares

Como o objetivo do trabalho de potência muscular para idosos é específico para funcionalidade, o ideal é trabalhar com movimentos multiarticulares. Primeiramente, por que eles geram adaptações mais específicas para a funcionalidade.

Segundo, que eles envolvem mais músculos e mais articulações, o que vai proteger as estruturas de movimentos mais abruptos.

3- Prefira movimentos de cadeia cinética fechada

De forma geral (não é regra), a cadeia cinética fechada é melhor para melhora da funcionalidade.

Desta maneira, no caso do treinamento de potência, a cadeia cinética fechada é mais fácil de ser executada e trará melhores resultados.

Melhorar força e potência de idosos é fundamental para que eles sejam mais funcionais e muito mais saudáveis. Para isso, é necessário um treinamento individualizado e com acompanhamento de um bom profissional.

Bons treinos!

Clique para conhecer

Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar