Pesquisar
whey protein ou hipercalórico
Quais as diferenças? Qual o melhor?

Whey Protein e Hipercalórico, quais as diferenças? Qual usar?

Muito usados por quem busca a hipertrofia muscular, o whey protein e os hipercalóricos são suplementos que geram dúvidas e algumas pessoas não entendem suas diferenças. Veja neste artigo completo, a diferença entre eles!


PUBLICIDADE

A hipertrofia muscular se baseia em treinos, dieta e descanso. Na parte da dieta, temos a constante utilização de suplementos alimentares. Neste caso, muitas vezes surgem dúvidas sobre o processo de suplementação e qual o melhor suplemento para cada caso.

Uma dúvida muito comum é entre o Whey protein e o Hipercalórico, que possuem diferenças diretas e se enquadram em determinados cenários.

Para saber qual o melhor para seu caso, precisamos entender a diferença entre ambos, não acha?

Diferença entre Whey Protein e Hipercalórico

Basicamente, o whey protein e o hipercalórico são suplementos que vão oferecer determinados nutrientes para o organismo, que são importantes para casos específicos.

– Hipercalórico

O hipercalórico no geral, tem uma oferta altamente energética, onde mistura grande quantidade de carboidratos de diferentes índices glicêmicos, gorduras,  proteínas e outros nutrientes. É muito usado por pessoas que precisam de altas doses calóricas e que no geral, tem dificuldades em ganhar peso. 

O hipercalórico costuma ser um recurso principalmente para os ectomorfos, que não conseguem engordar e nem ganhar massa muscular facilmente.

Além disso, ele é indicado para pessoas que tenham níveis de treinamento muito altos e que precisam de mais energia para aguentar a intensidade.

– Whey protein

O Whey protein é um suplemento de proteínas, feito com base no soro do leite. Tem como principal objetivo potencializar a síntese das proteínas. Há 3 tipos de Whey Protein, relacionados diretamente com a forma como ele é metabolizado: concentrado, isolado e hidrolisado.

Ao contrário do suplemento hipercalórico, o whey protein, em qualquer um dos tipos comercializados, possui baixa quantidade de carboidratos e gordura. Sendo na versão de whey protein isolado, na grande maioria, zero de carboidratos e gorduras.

O whey protein é mais comumente usado por pessoas que buscam hipertrofia e definição muscular, mas também pode ser usado para o emagrecimento, no intuito de aumentar a demanda calórica.

Basicamente, o whey protein e os hipercalóricos são bem diferentes e podem ser usados em separado, ou até em conjunto. Um não necessariamente anula o outro. Mas é importante entender os benefícios de cada um e como escolher o melhor para seu objetivo.

Quando usar o hipercalórico

Suplemento de massa

Basicamente, se você é uma pessoa que tem dificuldades em ingerir grandes quantidades de alimento e necessita de mais calorias para ganhar massa muscular. É muito usado por ectomorfos, que não tem predisposição para ganho de gordura acentuada, mas não conseguem subir o peso corporal.

No geral, o hipercalórico é um suplemento que auxilia na construção de massa muscular, mas em consequência da grande oferta energética que ele proporciona, acaba ocasionando também um aumento de gordura corporal.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Desta maneira, ele não é indicado para ninguém que tenha predisposição a engordar, devido aos efeitos que ele pode causar.

Outra situação onde a utilização de hipercalóricos pode ser interessante, são para atletas de endurance, que precisam repor rapidamente as calorias perdidas durante treinos e provas. Maratonistas, ciclistas, nadadores ou triatletas que percorrem provas longas, podem ser altamente beneficiados com a utilização adequada dos hipercalóricos.

Pessoas com diabetes e outras patologias metabólicas devem ingerir este tipo de suplemento apenas com orientação profissional.

Abaixo temos um link para nosso artigo completo sobre os hipercalóricos onde tiramos todas as dúvidas. É muito importante a sua leitura para não cometer erros antes de tomar.

Leia também => Hipercalórico – O que é, Como tomar, Qual o melhor e 2 Receitas Caseiras

Quando usar o Whey Protein

Diferentemente do hipercalórico, que é indicado para um determinado perfil, o whey protein é muito mais amplo e pode ser usado por praticamente qualquer pessoa. O fato de ele ser um suplemento proteico, faz com que ele seja fundamental para a hipertrofia, mas também tenha aplicação para o emagrecimento e o desempenho.

Basicamente, o whey protein pode ser usado após o treino para aumentarmos a síntese das proteínas na recuperação, como também em outros momentos do dia para que você possa atingir as quantidades indicadas de proteína.

As grandes vantagens do whey protein são as proteínas de alto valor biológico, a grande quantidade de aminoácidos variados presentes em sua fórmula, a rápida absorção e a qualidade nutricional de forma geral.

Em pessoas que visam a hipertrofia, ele é utilizado para potencializar a síntese das proteínas. No emagrecimento, ajuda a compor uma dieta com mais qualidade e menos calorias. No desempenho, ajuda na recuperação muscular.

Whey Protein ou hipercalórico, qual devo usar?

De forma geral, o whey protein é melhor do que o hipercalórico para a maioria dos objetivos. Porém, se você tem dificuldades em ganhar peso, pode ser muito útil usar o hipercalórico.

Porém, apenas o hipercalórico, sem uma dieta balanceada e com boa oferta nutricional, também não ajudará muito. 

Se você quer hipertrofia, mas não tem tanta dificuldade em ganhar peso e precisa controlar o que come para não engordar, fuja dos hipercalóricos. Eles serão provavelmente, os maiores causadores do aumento de seu peso, que não significa um aumento de massa muscular. Neste caso, opte sempre pelo whey protein, que será muito mais útil e eficiente.

Para praticamente todas as pessoas que não conseguem ingerir uma boa quantidade de proteínas através da dieta, o whey protein é indicado. Pelos motivos que já citei acima, ele é um dos melhores suplementos de proteína do mercado, com um excelente custo benefício.

Os hipercalóricos são muito úteis, mas para um determinado público. Não é qualquer pessoa que deve ingeri-lo.

Leia também => Melhor Whey Protein – Conheça as melhores marcas de 2018!

Quando e como usar o whey protein e o hipercalórico

hipertrofia e definição suplemento

O Whey Protein pode ser usado basicamente depois do treino, ao acordar, ou em algum outro período, pela sua praticidade e rápida absorção, substituindo um momento que você não poderá fazer um lanche rápido, por exemplo. Mas jamais poderá substituir uma refeição principal, como almoço ou jantar. Alias, nenhum suplemento deve substituir suas principais refeições. Eles são apenas um complemento a sua dieta.

O hipercalórico, da mesma maneira, pode ser usado após o treino ou então, cerca de 1 hora antes. No caso de usar o hipercalórico antes do treino, o objetivo principal é melhorar a oferta energética, que vai impactar no desempenho. Após o treino, ele é indicado para favorecer a recuperação muscular.

Ambos os suplementos podem ser usados em outras situações, mas daí depende de cada contexto. Além disso, dependendo do objetivo, tanto o whey, quanto o hipercalórico, podem ser usados nos dias sem treino, como também, apenas quando você treinar.

Tudo aqui é questão de estratégia e calcular muito bem, já que consumir hipercalórico em excesso, ainda mais em uma dia que você não irá queimar tantas calorias, como nos dias de descanso. Tomar altas doses de hipercalóricos não é nada recomendado. 

Whey Protein ou Hipercalórico para magros que querem engordar?

Engordar ganhando peso, sendo mais de gordura do que massa muscular, não é algo recomendado e nem inteligente. Muita gente se ilude pois começa a tomar hipercalórico em excesso e acaba ganhando peso rápido, mas de gordura.

O recomendado sempre é praticar musculação e saber equilibrar, podendo até mesmo tomar hipercalórico, mas na quantidade correto.

Whey Protein sempre é mais recomendado, pois não tem grande quantidade de calorias e com uma dieta bem balanceada, você consegue chegar no seu objetivo sem ganhar gordura em excesso.

Sempre procure um nutricionista esportivo para não cometer erros. Os suplementos só trarão reais benefícios, se forem adequados com uma boa dieta e um treino intenso e contínuo. Sempre treine com a ajuda de bons profissionais. Bons treinos!

Whey Protein e Hipercalórico, quais as diferenças? Qual usar?
4.4 (88%) 5 votes

Artigo atualizado em

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de