Quem nunca ouviu alguém dizendo como é difícil emagrecer, principalmente de forma rápida, e que não consegue seu objetivo por causa do metabolismo lento?
Pois bem, em partes isso até pode ser verdade, já que devido a individualidade biológica de cada pessoa, os níveis metabólicos se alternam.
Porém, sinto afirmar que isto não é determinante e que os estímulos ambientais, como nível de atividade física e alimentação influenciam diretamente sobre o seu metabolismo.
Para te ajudar, vamos abordar neste artigo algumas maneiras de acelerar o seu metabolismo, otimizando seus resultados de forma efetiva para que você aprenda como emagrecer rápido sem prejudicar sua saúde.
Metabolismo basal e como emagrecer
Basicamente o metabolismo corresponde por todas as ações que nosso corpo tem e também se refere ao gasto energético que estas reações causam.
Temos o que chamamos de metabolismo basal, que é a quantidade de calorias gastas, independentemente das atividades realizadas.
É este metabolismo que precisa ser pensado na hora de montar um plano de treinamento, já que ele é que vai influenciar diretamente no emagrecimento.
7 Técnicas para aumentar o metabolismo e emagrecer rápido
Basicamente para aumentar o metabolismo, precisamos tirar ele da homeostase. Neste sentido é que a dieta e principalmente o exercício físico, são altamente importantes.
Veja as principais técnicas para acelerar o seu metabolismo e conseguir resultados mais rápidos no emagrecimento:
1. Ganhe massa magra:
Parece óbvio, mas muita gente não leva isso em consideração. Pare para pensar, o que você acha que consome mais calorias, as reservas de gordura ou os músculos, que são ativos? É óbvio que são os músculos.
Muita gente não usa a musculação para aumentar o metabolismo e não fazem ideia do que estão perdendo.
Neste sentido, Souza (2012) fez uma pesquisa onde usou três metodologias diferentes de treinamento, visando encontrar as alterações ocorridas na composição corporal, gordura e massa magra das pessoas testadas.
Participaram desta pesquisa 9 mulheres com idade que variavam entre 20 e 30 anos e que foram dividas em três grupos diferentes:
A) Corrida;
B) Treinamento resistido;
C) Caminhada.
Elas foram submetidas a avaliações antropométricas e metabólicas antes e após o término do período da pesquisa.
O protocolo para os grupos consistiu em três treinamentos semanais, que tinham a duração média de 25 minutos.
Para o grupo A, foi utilizado o treinamento de corrida na esteira ergométrica em intensidade 10% abaixo de seu limiar anaeróbio sem nenhum intervalo.
Já o grupo B realizou o trabalho com 4 exercícios para membros inferiores, com metodologia aplicada a hipertrofia, com 80% de 1 RM, com pausas de 1 minuto entre 4 séries de cada exercício.
O grupo C realizou caminhada na esteira ergométrica com intensidade de cerca de 30% abaixo de seu limiar anaeróbio sem nenhum intervalo, durante 8 semanas.
Após as 8 semanas verificou-se uma diminuição no peso gordo para o grupo A de -2,34 kg, grupo B, -3,88 Kg e grupo C -1,48.
Já no que se refere ao ganho de massa magra o grupo A obteve 1,73 Kg., o grupo B, 3,36 e grupo C, perdeu 0,4 kg em média.
Este estudo mostra o quanto a musculação pode ser interessante para o emagrecimento.
Logo abaixo temos links para artigos com exercícios de musculação e também HIIT para emagrecer de forma rápida e sem prejudicar sua saúde.
2. Faça treinos intervalados:
Para quem não curte muito a musculação, ou ainda, quer potencializar ainda mais o processo de emagrecimento e de aumento do metabolismo, o treino intervalado pode ser uma excelente opção para emagrecer rapidamente.
Já mencionamos em diversos artigos anteriores sobre o fato de que o treinamento intervalado (Treino HIIT) é excelente para o emagrecimento, pois acelera o metabolismo por muito mais tempo.
No link abaixo tem um artigo completo sobre o treino HIIT, vale a leitura!
Leia também:
+ Treino HIIT – Um dos mais eficientes métodos de queima de gordura
Só para que você tenha uma ideia, em um estudo de Silva (2004) ele utilizou 22 mulheres, entre 18 e 40 anos, para estudar o efeito do treinamento intervalado sobre a composição corporal destas.
Estas foram avaliadas antes e depois do período de pesquisa e fizeram um treinamento intervalado de alta intensidade com duração de cerca de 20 minutos, durante 5 dias na semana, pelo período de 12 semanas de treinamento.
Como resultado, todas as 22 mulheres tiveram em média, 10% a menos de gordura corporal, através do protocolo de avaliação antropométrica.
Isto se deve ao fato de seu metabolismo ter ficado muito mais acelerado, graças ao treinamento de alta intensidade.
3. Priorize os grandes grupos musculares:
Se o objetivo é saber como emagrecer rápido aumentando o metabolismo, quanto mais generalista o treino de musculação, melhor.
Modalidades como o treinamento funcional ou o Crossfit também são muito eficientes para esta finalidade.
Isso ocorre porque grandes grupamentos musculares, como dorsais, peitoral ou pernas, consomem muito mais energia do que grupamentos menores e o seu desenvolvimento, aumenta consideravelmente o metabolismo basal.
Leia também:
+ 11 Exercícios em Casa para Perder Barriga (Homens e Mulheres)
+ Como perder barriga: Exercícios e dieta
+ Calculadora da Taxa Metabólica Basal (Método Harris-Benedict)
4. Durma bem:
O sono é fundamental para a saúde de qualquer pessoa, principalmente para quem quer perder peso.
Isso porque noites mal dormidas diminuem a liberação correta do hormônio leptina (que tem como uma de suas funções a sensação de saciedade) e aumentam consideravelmente o hormônio grelina (responsável pela fome).
Além disso, dormir bem faz com que mais GH e mais testosterona sejam liberados, facilitando o aumento da massa magra.
5. Treine constantemente:
Caso você treine menos de 3 vezes na semana, seu corpo não vai se adaptar adequadamente e o período entre um treino e outro, vai fazer seu metabolismo ficar mais lento.
Por isso, treine pelo menos 4 vezes por semana, mesmo que seja alternando musculação com treinamento intervalado.
De 1 a 2 dias de descanso total são mais do que suficientes para uma pessoa que treina para fins estéticos ou de saúde.
É muito importante ter isso em mente, já que o treino feito de maneira constante e progressiva, faz o seu metabolismo ficar cada vez mais acelerado.
Leia também:
+ 11 Exercícios para Emagrecer que podem ser feitos em casa!
6. Tome cuidado na distribuição das calorias:
ingerir muitas calorias em determinada refeição e passar horas sem se alimentar, vai fazer o seu metabolismo ficar mais lento.
Isso porque ele vai se habituar a estocar energia, pois você come de maneira desordenada e o corpo precisa manter-se vivo.
Por isso, coma várias vezes ao dia e tome cuidado na distribuição calórica de sua dieta.
Se você não tiver conhecimento suficiente para elaborar uma dieta, procure um nutricionista esportivo, ela irá elaborar um plano de acordo com sua individualidade, montando uma dieta para emagrecer rápido e de forma efetiva e natural, sem comprometer sua saúde.
Cardápio para emagrecer rápido!
Abaixo damos dicas de alimentos e cardápios saudáveis para quem quer emagrecer e/ou ganhar massa muscular.
Leia também:
+ Marmita Fitness – Algumas ideias e dicas com CARDÁPIO SEMANAL!
+ Comida Fitness – 31 Receitas para um Cardápio Completo
7. Inclua os famosos termogênicos naturais!
Inclua ao longo de suas refeições e entre os intervalos, as bebidas e alimentos que são termogênicos naturais.
Além da água gelada, que pode auxiliar muito, temos uma lista de termogênicos naturais que vão ajudar você a queimar gordura e definir os músculos.
Veja nossa lista aqui: Os 11 melhores termogênicos naturais. Certamente fará toda diferença e se você estiver seguindo corretamente os exercícios e dieta, os termogênicos naturais irão te ajudar a emagrecer bem mais rápido e sem comprometer sua saúde.
Estas são algumas das possibilidades para que você torne seu metabolismo mais acelerado e com isso, tenha bem menos dificuldade de perder peso e principalmente, consiga manter sem tanto sacrifício os ganhos.
Ficou algum dúvida em relação a como emagrecer rápido?
Faça sua pergunta logo abaixo que em breve responderemos.
Esse artigo te ajudou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Abraços e Bons treinos!
Referências:
Souza, L. R. Treinamento resistido versus aeróbio: influência na composição corporal feminina 20-30 anos. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 17, Nº 172, Setembro de 2012.
Silva, M. S. Efeitos do Treinamento Intervalado na Redução da Gordura Corporal em Mulheres Adultas. Efdeportes.com/ Revista Digital – Buenos Aires – Ano 10 – N° 70 – Março de 2004
Muito bom esse artigo gostei muito, conteúdos com esse que deveríamos encontrar mais fácil.
Oi, Você sabe alguma dieta que aumente os resultados com suplemento para emagrecer?