Lutas

Como conciliar lutas e musculação

É muito comum encontrarmos praticantes de lutas nas salas de musculação, já que este tipo de exercício é fundamental para o bom rendimento e prevenção nas lesões.

Porém, nem sempre conciliar estas duas práticas é muito fácil, afinal um treino interfere diretamente no desempenho do outro.

Isso ocorre, por que de maneira geral, tanto a musculação, como praticamente todas as lutas, usam predominantemente as vias anaeróbicas como fonte energética. Desta forma, é muito comum que se os treinos forem feitos em sequência, se tenha dificuldades no que ocorre depois.

Além disso, como as lutas necessitam de um grande aprimoramento da coordenação motora, e o treino de força quando feito de maneira intensa, prejudica tal qualidade física, são necessários diversos cuidados na hora de se planejar o treinamento e principalmente quando se vai montar as sequencias do treinamento.

Influência da musculação nas lutas

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Independentemente se estamos falando de lutas em pé ou em lutas de chão, a musculação é fundamental para o bom desempenho, desde que feita com foco nas especificidades de cada arte marcial.

Para que você tenha eficiência, tanto em seu treino de musculação, como em seu treino de lutas você precisa de certos parâmetros a serem seguidos, veja quais são:

1. Foco: Muitas pessoas buscam ganhar muito volume muscular e serem ágeis na luta. Infelizmente, na maioria das vezes isso não é possível. Além disso, um dos treinamentos tem que ser servil ao outro.

Imagine que você lute Muay Thai, que é uma luta de extrema velocidade e queira hipertrofiar ao mesmo tempo.

Dificilmente conseguirá seu objetivo, pois eles se contradizem. Por isso tenha clareza de seu objetivo.

Se for fazer musculação para melhorar seu desempenho na luta, ela tem de ser bem específica.

Se for lutar apenas como treino complementar da hipertrofia, esta tem que estar atrelada ao seu objetivo. Caso contrário, suas chances de não obter êxito são muito grandes.

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2. Planejamento: cada um de nós tem uma rotina diferente e precisa de um planejamento específico.

Além do mais, cada um também tem um horário preferido para treinar, seja lutas, seja musculação. Por isso, monte um planejamento, onde de preferência, não tenha treinos em sequencia.

Caso isto não seja possível, nos dias em que for lutar, faça uma musculação mais leve, caso contrário sentirá que seu desempenho no treino ficará inferior.

3. Especificidade: se você treina uma luta que requer muita força, precisa que a musculação seja feita com cargas e intensidade elevadas e com foco no desenvolvimento da força máxima.

Já se você treina uma luta de potência, precisa de uma base inicial e treinos com repetições mais rápidas. Desta forma você respeita a especificidade de seu treinamento.

Pode treinar em sequência?

Como já mencionei várias vezes, cada um de nós tem uma especificidade. Porém, alguns cuidados devem ser tomados.

Ao fazer duas sessões na sequência, você pode estar comprometendo seu desenvolvimento e acaba não melhorando em nada. Se for treinar luta primeiro e depois musculação, a segunda tende a não ser tão proveitosa.

Da mesma forma, se fizer o contrário a luta será prejudicada. Por isso, o fundamental é ter um intervalo de pelo menos 30 minutos entre um treino e outro.

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Porém o mais indicado são treinos em períodos diferentes, para quem tiver esta disponibilidade, para que haja um tempo de recuperação entre ambos.

Treinar de maneira muito intensa na segunda atividade pode causar lesões por esforço.

No mais, cada um deve seguir um treino específico, dentro de seus objetivos.

Conciliar ambos os treinos é possível sem maiores dificuldades, desde que seja feito um bom planejamento, para que uma atividade não interfira diretamente na outra, de maneira negativa. Bons treinos!

Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

45 Comentários

  1. Fiz Jiu Jitsu durante uns 5 meses e parei por motivo de estudo, trabalho e etc, agora ficarei mais tranquilo e quero voltar, mas quero fazer Jiu, muay e musculação, musculação as 13:30 até umas 14:45, Jiu Jitsu 19:30 até 21:00 e muay 21:30 até 22:30, isso de segunda a sexta, menos muay que é só segunda quarta e sexta, acha que tudo bem eu treinar assim?

  2. Tenho 43 anos.

    Faço full body segunda, quarta e sexta (com ligeiras variações nos membros inferiores). Sempre vario, ou seja, segunda é supino reto livre, quarta supino inclinado na máquina, sexta voador livre, por exemplo.

    Estou começando Muay Thai nas terças e quintas, ou seja, intervalo de 24h entre os treinos e repouso completo nos finais de semana.

    Sendo meu objetivo primário qualidade de vida, segundo, ter uma boa forma física, seria interessante manter os full body ou deveria começar um ABC?

  3. Boa tarde,

    Treino Karatê Shotokan e gostaria de voltar a treinar musculação, treino karatê 3x por semana sendo segunda, quarta e sexta. Normalmente esse estilo de Karatê requer muita velocidade e pouca força na aplicação dos golpes ( Semi contato) nas competições, para ganhar massa muscular que tipo de treino e alimentação seria indicado ?

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