Isto acontece de diversos modos: cozido, cru, assado ou até mesmo em forma de manteiga e pasta de amendoim (veja como preparar a pasta de amendoim em casa). Seu uso na culinária é bastante comum também ornando pratos.
A América do Sul, região em que o Brasil se inclui, é uma das que mais tem destaque na produção deste alimento.
Não só na sua forma originária, como também em derivados. Um produto famoso brasileiro, por exemplo, é a paçoca.
O que é Amendoim
O amendoim é uma planta herbácea de grande valor econômico e culinário em regiões como a América do Sul e a África.
Sua origem, aliás, é exatamente no continente sul-americano, difundindo-se para outros continentes, como o africano e o asiático.
De acordo com as estatísticas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) podemos ver dados que sugerem a popularidade da planta.
Em 2016, mais de 43 milhões e meio de toneladas de amendoins foram produzidos no mundo todo.
Composta por países americanos, asiáticos e africanos, a lista é liderada pela China. O Brasil aparece na 11ª posição entre os maiores produtores.
Estes dados elevados atestam que o amendoim é realmente uma planta muito popular, e não só no Brasil.
De fato, o uso culinário dela é diverso e ganha variações em cada país – como a paçoca brasileira ou o Nougat de Amendoim, uma bebida.
Composição e Propriedades
Produto natural que é, o amendoim é composto de uma gama de nutrientes os quais dão a ele seu valor nutricional.
Esta discriminado abaixo no que contém cada 100g do alimento:
- 567 calorias;
- 49g de gorduras totais (7g saturadas, 16g poliinsaturadas e 26g monoinsaturadas);
- 18mg de sódio;
- 705mg de potássio;
- 168mg de magnésio;
- 92mg de cálcio;
- 4,6mg de ferro;
- 16g de carboidratos (dos quais 9g de fibras alimentares e 4g de açúcar);
- 26g de proteínas;
- Vitaminas E, A, B6, C e D.
12 benefícios
As propriedades do amendoim, aliadas à sua ação no organismo, garantem uma série de benefícios. Eles constituem num total de 12, conforme descritos na sequência:
1. Pode auxiliar no emagrecimento
Embora tenha um índice calórico até elevado, o que a prática demonstra é que o consumo moderado deste alimento pode ajudar na perda de peso.
Isto porque contém algumas substâncias, como as fibras, que ajudam a manter a saciedade e é composto dos três macronutriente fundamentais para o corpo.
Além disso, essa oleaginosa contém ômega-9, um tipo de gordura boa que consegue ativar o funcionamento da adiponectina. Este hormônio está envolvido na função de gerar energia a partir dos depósitos de gordura. Sendo assim, ele consegue ativar a queima da gordura.
2. Protege contra doenças neurológicas
Estudos demonstram que o consumo deste alimento pode auxiliar o sistema nervoso central a trabalhar.
Isto faz com que haja uma espécie de estímulo ao cérebro, que protege contra doenças como a demência ou o mal de Alzheimer.
3. Diminui as chances de cálculos biliares
Segundo estudos recentes, o consumo de amendoim diminui as chances de cálculos biliares. Desta forma, este é outro dos benefícios do alimento.
4. Bom contra a diabetes
Uma publicação científica nos Estados Unidos traz evidências de que o consumo desta planta reduz em até 30% o risco de diabetes.
Duas colher s de sopa, cinco vezes por semana, é a quantidade indicada.
5. Combate o colesterol ruim
Esta planta é livre de colesterol. Além disso, no corpo humano, ela combate o colesterol ruim (LDL), ao mesmo tempo em que estimula a produção do bom (HDL).
6. Fonte de gorduras boas
Os três macronutriente essenciais para o corpo são proteínas, carboidratos e gorduras.
Cada um com a sua função, por certo. No caso do amendoim, ele contribui a partir de gorduras consideradas boas.
Além de ser um ótimo antioxidante pois é rico em Vitamina E, praticamente metade da gordura presente no amendoim é formada por ômega-9, como já dissemos a pouco. Essa gordura fornece proteção para o sistema cardiovascular por trabalhar na prevenção da oxidação das gorduras.
7. Combate os radicais livres
O amendoim tem uma função que chamamos antioxidante. Isto significa que ele combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e até mesmo alguns tipos de doenças.
8. Previne alguns tipos de câncer
Em função dessa ação antioxidante e da presença de substâncias como fitoesteróides, ácido fítico, ácido fólico e resveratrol, previne também alguns tipos de câncer. O de cólon é um deles.
9. Promove o ganho de massa magra
Por ser composto por substâncias como proteínas, o produto é bom também para quem deseja hipertrofia muscular.
Além disso, gorduras boas presentes no amendoim, contribuem para manter a produção dos hormônios ‘regulados”, dentre eles, a testosterona e o hormônio do crescimento GH, hormônios anabólicos que auxiliam no ganho de massa muscular e emagrecimento.
Os praticantes de musculação costumam consumir a pasta de amendoim integral. Ao final do artigo temos um bônus com receitas fit.
10. Auxilia na saúde cardiovascular
A presença de mineiras como o potássio garante um controle maior da pressão arterial. Isto também auxilia a diminuir as chances de problemas como o AVC.
11. Diminui a retenção de líquidos
Embora não seja em grande quantidade, este alimento possui a vitamina B6. Ela ajuda a combater a retenção de líquidos, diminuindo sintomas como o inchaço.
12. Regula o sistema gastrointestinal
Outra vantagem do amendoim é auxiliar quem tem problemas para ir ao banheiro. Isto principalmente pelas fibras que possui.
Quantidade recomendada
Como em qualquer produto, não é indicado abusar. Por isto, normalmente o indicado é de duas colheres de sopa cinco vezes na semana.
Para praticantes de musculação que visam hipertrofia, algo em torno de 50g a noite antes de dormir é suficiente.
Para quem busca emagrecer, 40gr ao dia antes de dormir é suficiente. Pode variar para mais ou menos dependendo da finalidade e individualidade ou conforme orientação do nutricionista.
[irp posts=”8564″ name=”7 deliciosas receitas de paçoca light”]Melhor forma de consumir o amendoim e cuidados
Primeiro, fique atento na hora da compra. É sempre melhor investir em alimentos orgânicos, isso evita que os amendoins possuam resíduos de agroquímicos.
Caso não possa comprar ou não encontre, observe também a forma com a qual esse alimento está armazenado. É importante que esteja em lugar arejado e livre de qualquer presença de mofo para não desenvolver fungos.
Nesse caso, o amendoim pode conter aflatoxinas que podem prejudicar a saúde. Isso se deve à má conservação ou atraso na colheita do mesmo.
Quanto a forma de consumo, essa pode ser diversa. A mais comum é o amendoim torrado, cozido ou até mesmo cru. Além é claro da pasta de amendoim, muito consumida para quem está seguindo dietas para ganho de massa muscular ou emagrecimento.
Bônus! Veja abaixo algumas receitas fit que podem ser feitas com a pasta de amendoim:
[irp posts=”10552″ name=”13 receitas fit com pasta de amendoim integral”]Contraindicações
De modo geral, o amendoim é contraindicado apenas a pessoas que possuam alergia e em grandes quantidades.
Grávidas devem consumir moderadamente, sob orientação de nutricionista.