A Teacrina é uma excelente opção como substituta da cafeína para quem quer continuar tendo disposição nos treinos, sem passar pelos efeitos colaterais.
Quem tem a rotina de treinar pesado ou mesmo pratica exercícios com regularidade, sabe do poder dos estimulantes e como eles podem mudar completamente a disposição na academia para enfrentar as séries de exercícios e as atividades de intensidade.
Afinal, a energia é fundamental para que o atleta tenha a capacidade de conseguir ir mais longe em seus objetivos, sem desistir do processo no meio do caminho.
É ela quem nos motiva todos os dias e impede a fadiga – que é o cansaço extremo antes mesmo dos treinos.
Nesse contexto, hoje iremos falar de um estimulante que tem feito muito sucesso no mercado e é cada vez mais utilizado nas academias ou por quem quer aumentar a energia do dia-a-dia: a teacrina.
Vamos entender como ela funciona, quais são seus benefícios gerais e porque ela tem ficado famosa como a substituta do café.
Será que vale a pena fazer essa troca? Confira tudo que separamos!
O que é a Teacrina?
A teacrina é um alcaloide estimulante natural, encontrado principalmente em frutas e até mesmo no próprio café.
Ela tem como principal função a liberação de energia para o corpo, aumentando o metabolismo, assim como a cafeína costuma fazer.
Porém, a teacrina tem sido uma substituta da cafeína porque não tem os mesmos efeitos colaterais indesejáveis dela, como ansiedade, irritabilidade e problemas estomacais comuns, como gastrite e azia.
Isso a torna um estimulante mais seguro e tão efetivo quanto aos que estamos acostumados.
Frutas como cupuaçu e plantas como a Camellia Assamica são as principais fontes de Teacrina e é delas que a maioria dos suplementos tira a substância.
Mas há possibilidade da sua preparação em laboratório, utilizando compostos químicos também encontrados na natureza e modificados para uma maior eficácia.
Como age no organismo?
Basicamente, a teacrina age como a cafeína, melhorando a disposição de neurotransmissores cerebrais, como a dopamina.
Isso melhora o humor, a disposição e a fadiga. Além disso, ela age diretamente no metabolismo, ajudando a diminuir a fadiga – tanto muscular como a mental.
Não há muito segredo em relação ao que a teacrina faz e os nutricionistas já sabem exatamente como ela se comporta no corpo humano e se há ou não riscos no seu consumo mais frequente, que é o que tem acontecido nos últimos anos, principalmente entre atletas e pessoas que gostam de aumentar a energia de alguma forma.
Falaremos mais abaixo sobre as contraindicações e os benefícios gerais da substância.
Qual sua forma comum de consumo?
Antes de falarmos um pouco mais sobre os benefícios e as contraindicações da teacrina, vamos entender qual a sua forma mais comum de consumo.
Há várias opções, que vão desde a ingestão in natura das frutas exóticas como o cupuaçu, chás preparados com plantas com grande concentração da substância, como a camellia e por meio de suplementos preparados em laboratório.
Esses suplementos, embora sejam mais fáceis de consumir e possam ser comprados em farmácia, ainda prezam pela composição mais natural, utilizando basicamente a teacrina com outros elementos energéticos, como chá verde e cafeína.
Também é possível encontrar a substância na sua versão mais in natura, geralmente em pó para ser misturada a sucos e até mesmo ao leite.
A forma de consumo ideal irá depender de inúmeros fatores, como a indicação do nutricionista para o atleta ou até mesmo a preferência pessoal de cada um.
Não há um consenso sobre qual é a melhor delas e a dica é tentar obter a teacrina de forma mais natural possível, mesmo que seja através das cápsulas ou chás.
Sempre olhe a embalagem e veja quais são os componentes principais de cada suplemento. Dessa forma, você evita o consumo de químicos em excesso.
Benefícios da Teacrina
Vamos entender de forma mais aprofundada quais sãos os benefícios da teacrina e para quem ela é indicada.
Lembre-se sempre que a dosagem de qualquer suplemento deve ser observada de perto por um nutricionista e um preparador físico, afim de levar o melhor resultado sempre.
1- Mais disposição:
Esse é, basicamente, o efeito mais esperado da teacrina e o que mais chama a atenção dos atletas.
Ela é um estimulante natural, logo, traz mais disposição, energia e foco tanto para os treinos como para a o dia-a-dia em geral. Pois aumenta a disposição física e mental!
Uma forma de resumir sua ação é lembrar do café e do quanto ele pode ajudar o corpo a ficar mais desperto, mesmo após uma noite mal dormida.
A teacrina tem um efeito bem parecido, porém, não age no estômago e nem aumenta os batimentos cardíacos, o que a torna bem mais indicada para pessoas ansiosas ou com problemas digestivos.
2- Melhora do humor:
Por agir na dopamina, ela faz com que o cérebro receba uma enxurrada desses neurotransmissores, diminuindo sintomas de estresse, ansiedade e até mesmo de depressão.
A teacrina estimula o foco, a concentração e é ideal para pessoas que precisam produzir mais e não conseguem encontrar a motivação necessária.
Os médicos resumem a substância como uma fonte de energia tanto física como mental.
Teacrina emagrece?
Sim! a Teacrina ajuda emagrecer. Essa substância fornece energia constante durante sua ação, diminui a fadiga e aumenta o metabolismo.
Com sua ação termogênica, o Teacrina auxilia na queima de gordura.
Teacrina X Cafeína
Além de não provocar os efeitos colaterais da cafeína, a Teacrina tem sua ação mais prolongada. Enquanto a ação cafeína em nosso organismo pode durar em média uma hora e meia a duas horas, a Teacrina desempenha sua função de quatro a seis horas.
Claro que irá depender da dose e individuo, mas a diferença de ação de uma substância para outra é nessa média.
Dosagem e como tomar a Teacrina
A dosagem diária recomenda para se tomar, é em torno de 200 mg do suplemento, 30 á 40 minutos antes do treino.
Qual o preço da Teacrina?
Comprar o suplemento teacrine é um assunto bastante vasto, já que existem inúmeros tipos de suplementos que a utilizam como base em sua composição.
Em geral, eles são vendidos pela internet e são os preferidos dos atletas, pois são mais práticos, de efeito rápido e boa concentração da substância.
Se preferir, pode optar por chás feitos de plantas com altas doses de teacrina ou mesmo as frutas, como o cupuaçu.
Em relação às cápsulas com dosagens concentradas apenas do suplemento TeaCrine e que proporciona efeito integral da substância, o valor para embalagens de 60 cápsulas com 200 mg cada cápsula, é variável entre R$ 165,00 até R$ 233,00 e têm como principal vantagem a substância pura, sem adição de nenhum outro composto químico.
Efeitos colaterais
Por enquanto não foram relatados efeitos colaterais com o uso a longo prazo dessa substância.
Obviamente que antes de iniciar o uso do suplemento Teacrina, um médico ou Nutricionista deve ser consultado para avaliar suas reais necessidades para o uso.
Tem contraindicações?
Muitos estudos foram feitos em relação à teacrina e não há contraindicações que possam ser consideradas sinônimos de preocupação.
Porém, como acontece com o café e outros estimulantes, mulheres grávidas e crianças devem evitar o consumo em excesso para não causar problemas de hiperatividade ou mesmo náuseas e outros sintomas desconfortáveis.
Em geral, a dica é não exagerar no consumo e optar, no caso de cápsulas, em sempre manter a quantidade recomendada no pacote, que pode variar entre 2 a 4 por dia. No caso de chás, até 500 ml por dia é um valor aceitável.
Relatos e resultados
Deixe seu relato a respeito dos resultados tomando a Teacrina e ajude os próximos leitores com seu depoimento.
Utilize nossa área de comentários logo abaixo.
Se gostou desse artigo, ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais.
Referências:
A Two-Part Approach to Examine the Effects of Theacrine (TeaCrine®) Supplementation on Oxygen Consumption, Hemodynamic Responses, and Subjective Measures of Cognitive and Psychometric Parameters. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27164220
Cognitive Performance and Mood Following Ingestion of a Theacrine-Containing Dietary Supplement, Caffeine, or Placebo by Young Men and Women. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26610558
Theacrine, a purine alkaloid obtained from Camellia assamica var. kucha, attenuates restraint stress-provoked liver damage in mice. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23678853
Locomotor activation by theacrine, a purine alkaloid structurally similar to caffeine: involvement of adenosine and dopamine receptors. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22579816