fbpx
Pesquisar

Pular corda emagrece sim! 5 Benefícios e Treino Montado

A prática do exercício de pular corda pode ser uma boa saída para quem não tem tanto tempo para as práticas mais comuns. Veja neste artigo o perfil mais indicado dos praticantes e as vantagens e benefícios desta prática. Confira também um exemplo de treino HIIT pulando corda.

pular corda emagrece

Pular corda é uma atividade muito realizada nas academias e também fora delas por pessoas que buscam condicionamento físico, assim como emagrecimento.

É muito comum, que esportistas que praticam algum tipo de luta, utilizem este exercício em seus treinos ,devido aos benefícios que este traz na sua preparação.

Porém, para poder obter melhores resultados é necessário que esta atividade esteja dentro de um programa de treino bem planejado e uma dieta equilibrada.

Sendo assim, este artigo busca explicar como pular corda pode trazer benefícios a quem pratica este exercício, assim como executá-lo e inseri-lo nos treinos.

Como pular corda de maneira correta (dica para iniciantes)

Pular corda pode parecer difícil para aqueles que não dominam a técnica do exercício, porém com prática é possível progredir, porém é necessário executá-lo corretamente para poder maximizar os benefícios.

Sendo assim, abaixo será mostrado o passo a passo para pular corda corretamente.

1. De pé segurar as alças da corda em cada mão. A corda deve estar atrás dos pés antes de iniciar a atividade.

2. Movimentar a mão e o punho para girar a corda, sendo que esta deve passar por cima da cabeça e chegar próximo dos pés.

3. Após a corda chegar próxima dos pés, realizar um pequeno salto de forma que a corda passe logo abaixo dos pés.

4. Repetir o movimento pelo tempo ou número de repetições estipulada.

Exemplo de como inserir o exercício no treino

pular corda emagrece e perde barriga

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Há diversas formas de inserir o exercício no treinamento e a maneira que este será incluído na sessão de treino vai depender de diversos fatores, como grau de condicionamento do praticante, assim como o momento de periodização.

O HIIT é uma boa alternativa para poder efetuar um treino aeróbico mais intenso e aproveitar os benefícios do exercício, sendo o protocolo Tabata uma forma de realizar o exercício, como mostrado no exemplo abaixo:

Exercício

Séries

Repetições

Intervalo

Pular corda

8

20 segundos de duração

10 segundos

Como foi dito, há diversas maneira de utilizar o exercício no treino e também é possível utilizar circuitos com outros exercícios para poder trabalhar o corpo todo e ainda gerar um maior gasto calórico, como por exemplo:

Exercício

Séries

Repetições

Intervalo

Pular corda

3

10

30 segundos*

Agachamento

3

10

30 segundos*

Flexão de braços

3

10

30 segundos*

Mountain climber

3

10

30 segundos*

Polichinelo

3

10

30 segundos*

*Intervalo após terminar todos os exercícios em formato de circuito, ou seja sem intervalos entre os exercícios, apenas entre as séries.

Leia também:

11 Exercícios em Casa para Perder Barriga (Homens e Mulheres)

Como perder barriga: Exercícios e dieta

11 Exercícios para Emagrecer que podem ser feitos em casa!

Treino HIIT – Um dos mais eficientes métodos de queima de gordura

Principais benefícios

1. Condicionamento físico

Pular corda, quando realizado de maneira correta dentro de um programa de treinamento é capaz de aumentar a capacidade cardiorrespiratória de quem pratica este exercício.

Trabalhar a aptidão respiratória, além de melhorar o condicionamento, também é responsável por uma boa saúde do sistema cardiovascular e pular corda pode ser uma das ferramentas para alcançar este objetivo.

2. Coordenação motora

Conseguir pular corda com maestria requer prática e por meio dela que é possível aperfeiçoar a técnica deste exercício.

Trabalhar de forma sincronizada, controle e postura de membros inferiores e superiores, ao mesmo tempo em que é necessário ter o “timing” certo de pular a corda requer uma boa coordenação motora.

Sendo assim, realizar este exercício exige um grau de coordenação um pouco mais complexa, sendo que realizá-lo de forma correta auxilia na melhora do repertório motor do praticante.

3. Auxilia no emagrecimento

Pular corda é um exercício que pode aumentar o gasto calórico e auxiliar na queima de gordura e junto com um programa de treinamento e dieta adequados pode auxiliar no processo de emagrecimento.

4. Trabalha o corpo todo

Pular corda trabalha tanto membros inferiores, como superiores, sendo que são recrutados, bíceps, tríceps, panturrilha e até a região do core, sendo que com este exercício, além de condicionamento é possível também conseguir tônus muscular.

5. Pode ser feito até em casa

Para pular corda não é necessário nenhuma máquina ou aparelho, os quais estão disponíveis nas academias, pois com apenas uma corda é possível realizar o exercício.

A facilidade de poder levar a corda a qualquer lugar e poder efetuar o exercício, seja em casa, no parque ou em outros lugares  é o que torna esta atividade tão pratica.

Cuidados

como pular corda treino

Apesar de pular corda ser um exercício que traz diferentes benefícios a aqueles que o utilizam de maneira correta, na sua rotina de treino, é necessário prestar atenção, para evitar possíveis lesões.

Por ser uma atividade, na qual há um impacto articular, não é muito aconselhável que seja prescrita com uma intensidade alta para pessoas com sobrepeso.

Pessoas que tenham lesões nos joelhos e tornozelo podem ter de adaptar ou substituir o exercício a depender do grau da lesão, para evitar o agravamento desta.

Iniciantes também devem ir com calma e respeitar os seus limites, pois ainda não estão preparados para treinos mais intensos, o que pode levar a uma sobrecarga excessiva nas articulações, principalmente dos membros inferiores.

Concluindo

Pular corda é uma atividade que quando bem inserida no programa de treino e aliado a uma dieta equilibrada pode trazer grandes benefícios aos seus praticantes.

Porém, é necessário antes de incluir o exercício avaliar as condições de cada pessoa, com a finalidade de prescrever o treino respeitando seus limites para não ocasionar lesões que podem comprometer a qualidade de vida dos praticantes.

Sendo assim, buscar a orientação de um profissional de Educação Física capacitado é importante para poder tornar o treino mais produtivo, assim como para evitar lesões e dessa forma conseguir em primeiro lugar conquistar um maior bem estar e saúde com a prática de exercícios.

Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

15 Comentários

  1. Me chamo Luís Tané, vivo em Moçambique. País que Faz fronteira com Africa do Sul. Sou praticante de musculação e venho lendo as vossas dicas. Muito obrigado pela força…

  2. Já malho a alguns anos e não gosto de esteira e bicicleta, então optei por pular corda quero melhorar meu condicionado físico estou amando o resultado !

  3. QUAIS PARTE DO CORPO É TONIFICADO.

  4. eu preciso perder minha barriguinha rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *