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O que é treino de MMII e MMSS?

Uma nomenclatura tomou conta das redes sociais e gera muitas dúvidas nas pessoas. Afinal, o que é treino de MMII e treino de MMSS?

Treino de MMII e MMSS


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É incrível o quanto as redes sociais nos aproximaram e permitem a interação com pessoas que estão longe de nós. Com isso, conseguimos aprender muito e acompanhar a rotina de muita gente. Neste contexto, porém, o uso de algumas hashtags geram dúvidas quanto ao seu significado. Neste artigo, iremos mostrar para você, o que significa MMII e MMSS.

Estas siglas, muito usadas nas redes sociais, como o Instagram, por exemplo, tem um significado simples: elas estão ligadas ao segmento de um determinado treinamento. Mais especificamente, MMII e MMSS se referem a quais membros foram treinados, sejam superiores ou inferiores.

MMII e MMSS, o que é isso?

MMII se refere a treinamento de membros inferiores. MMSS se refere a treinamento de membros superiores. De forma generalista, é isso.

Mas de onde surgiu tal expressão? Ela é muito usada na prescrição de treinamentos por parte dos profissionais de educação física e de fisioterapeutas, em tratamentos. Além disso, essas siglas são muito usadas por profissionais da área da saúde, para designar a localização de determinados problemas.

Basicamente, a sigla MMSS se refere aos dois membros superiores. Da mesma maneira, MMII, se refere aos dois membros inferiores.

De forma geral é isso. Se a sua dúvida era apenas em relação ao que significava a nomenclatura, está sanada.

Porém, há alguns pontos que precisam ser levados em conta também…

MMII e MMSS, treino de braços e pernas apenas?

Este é um conceito que precisa estar claro. MMSS não se refere a apenas treino de braços. Isso por que, treino de braços diz respeito apenas a bíceps, tríceps e músculos do antebraço. Ele pode ser usado também para designar treinos de peito, bíceps e ombro.

Afinal, para que estes músculos sejam de fato estimulados, será preciso que os braços sejam trabalhados.

Da mesma maneira, o treino de MMII, não trabalha apenas com coxas, mas sim, com glúteos e panturrilhas (tríceps surral), também.

Portanto, esta é uma nomenclatura generalista, para dividir o segmento do treino. Não necessariamente, é algo que esteja ligado a apenas membros. Como nosso corpo é uma unidade e não um amontoado de partes, isso faz parte do contexto geral.

Neste ponto, surgem perguntas de como treinar cada segmento em separado, não é?

Como deve ser o treino de MMII?

Basicamente, o treino de MMII precisa levar em conta alguns aspectos. No geral, os principais movimentos para que este treino tenha efetividade, envolvem a extensão e flexão de quadril, joelho e tornozelo. É lógico que estas articulações realizam outros movimentos, mas praticamente todos os principais exercícios de musculação para MMII, se baseiam nisso.

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Por isso, priorize exercícios que tenham como base, estes movimentos.

Desta maneira, você terá a certeza de que está realmente trabalhando da maneira adequada, os principais grupamentos musculares.

É muito importante, no treino de MMII, que você priorize a execução adequada de cada movimento. Pelo fato de que os músculos solicitados estão ligados a sustentação, precisamos que os estímulos sejam muito bem pensados.

É fundamental manter as curvaturas da coluna intactas durante todo o movimento. Isso vai evitar que haja uma maior compressão dos discos intervertebrais. Além disso, é importante manter as articulações dentro de seus movimentos naturais.

Por exemplo, muitas pessoas ao realizar o agachamento, “rodam” o joelho para dentro. Isso gera uma sobrecarga enorme sobre os ligamentos colaterais e pode causar lesões sérias em longo prazo.

Dentre os exercícios para MMII mais usados, temos:

  • Agachamento;
  • Leg Press (horizontal e 45°);
  • Avanço (passada);
  • Hack Machine;
  • Stiff;
  • Good Morning;
  • Levantamento terra;
  • Flexão plantar;
  • Elevação pélvica;
  • E muitos outros.

Leia também => 10 exercícios para engrossar pernas e coxas (com vídeo)

Treino para MMSS, como ele deve ser?

O treino para MMSS envolve mais grupamentos musculares e diferentes direções de movimentos. Porém, como ele não tem a questão da sustentação de movimento, ele acaba tendo execuções mais fáceis de serem feitas.

No geral, o treino de MMSS envolve os movimentos para bíceps e tríceps (basicamente, com flexão e extensão de cotovelo) e os exercícios para dorsais e peitoral.

Nos movimentos para peitoral e dorsal, temos uma variação grande de possibilidades.

Alguns dos exercícios mais usados para o treino de MMSS são:

  • Supino e suas variações;
  • Puxadas;
  • Remadas;
  • Rosca direta e suas variações;
  • Tríceps pulley, testa e outros;
  • Barra fixa;
  • Barras paralelas;
  • Crucifixo;
  • Pulldown
  • Entre outros.

Leia também => Flexão de braço – Benefícios, variações e como fazer corretamente para ter mais resultados

É fundamental que você entenda que tanto exercícios para MMII, quanto exercícios para MMSS, precisam estar muito bem estruturados em seu treino. Eles precisam estar adaptados as suas necessidades, individualidades e nível de treinamento. Somente assim, você terá resultados em um longo prazo e se manterá saudável por muito mais tempo. Bons treinos!

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Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

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