Pesquisar

Levedo de cerveja: Para que serve, 15 Benefícios e Como usar

Além de ser uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, o levedo de cerveja é rico em proteínas e pode ser incorporado a dietas para hipertrofia e emagrecimento.

Levedo de cerveja (levedura) - Seus benefícios, engorda e para que serve
Existem várias opções para manter a saúde em dia. Ao contrário do que muitas pessoas sabem ou acreditam, o levedo de cerveja tem lá suas propriedades essenciais ao nosso corpo.

Já utilizado por muitos, ainda permanece um mito para muitos de nós e este artigo irá tratar sobre os benefícios do levedo de cerveja ao nosso organismo.

O que é Levedo de Cerveja?

A levedura de cerveja é composta por uma colônia de fungos microscópicos, geralmente da espécie Saccharomyces cerevisiae ou Candida utilis.

Esses microrganismos não patogênicos, que variam em tamanho de 6 a 10 mícrons, digerem açúcar e amido de cereais, criando um rico ambiente de proteínas e vitaminas, principalmente as do grupo. B.

Levedura de cerveja é uma das mais importantes fontes naturais de tiamina (vitamina B1), que é essencial para o metabolismo de carboidratos e gorduras:

Uma colher de sopa fornece nove vezes a ingestão recomendada de vitamina B1 na dieta.

É também uma excelente fonte de vitaminas B2 (riboflavina) e B3 (niacina).

Também contém vitamina B5 (ácido pantotênico), B6 ​​(piridoxina) e B8, além de proteínas de excelente qualidade.

Para que Serve o Levedo?

A levedura inativa é reconhecida como um excelente aliado no tratamento de acne crônica, furunculose e perda de apetite.

É composto por uma colônia de fungos microscópicos, especialmente Saccharomyces cerevisiae e Candida utilis.

Não patogênicos, eles ajudam a criar um ambiente rico em proteínas e vitaminas. Para tratar a perda de apetite, recomenda-se tomar 2 g de fermento, três vezes ao dia e comer.

Note-se que o seu consumo é susceptível de agravar a doença inflamatória intestinal (doença de Crohn, etc.).

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Portanto, é aconselhável consultar o seu médico antes de iniciar uma cura de levedura de cerveja.

15 Benefícios para a Saúde

Em flocos, cápsulas ou pó, a levedura é uma estrela da fitoterapia! É um probiótico natural muito eficaz para combater pequenos problemas digestivos. Mas também para manter sua beleza.

1. Ideal para quem faz musculação

O levedo de cerveja possui uma grande quantidade de proteínas vegetais (apresenta 80 a 85 % do valor nutricional da caseína) sendo ideal para quem pratica musculação e visa o ganho de massa muscular. Também é uma boa opção para os vegetarianos.

2. Ação energética: 

Ele ajuda a converter o carboidrato comum é glicose para ser utilizada pelo organismo.

O levedo de cerveja pode ser indicado para atletas ou praticantes de atividades físicas, pois quando combinado com alguns tipos de suplementos aumenta a resistência física oferecendo um maior aporte de energia.

3. Para a beleza da pele

Associado a outros elementos, como cenouras, o levedo protege a pele contra os raios ultravioletas.

4. Para o cabelo

Tomando pílulas o levedo de cerveja promove brilho e rebrota de cabelo, fortalecendo-os e tornando-os mais flexíveis e sedosos.

5.Para unhas

Não tenha mais unhas quebradiças e se partindo! Após várias semanas de uso, as unhas se tornam mais resistentes.

6. Tenha uma Barriga Lisa

Ideal para lutar contra o inchaço devido a intestinos preguiçosos, a levedura ajuda o corpo a eliminar toxinas e estimula a flora intestinal (o que não é o caso da chamada levedura inativa encontrada na cerveja!).

7. Contra inchaço e dor

Se você sofre de hipersensibilidade intestinal, fermento vivo, rico em pro bióticos, é o ideal!

Um, alivia a dor, inchaço e é recomendado para diarreia infecciosa. Dois, é recomendado quando se toma antibióticos.

8. Combate às rugas

O tempo passa e sua pele a primeira a testemunhar isso. Graças aos antioxidantes que contém, o levedo de cerveja ajuda a combater o envelhecimento da pele.

9. Fornece 17 vitaminas e 14 minerais

17 vitaminas, incluindo a maioria das vitaminas B, 14 minerais diferentes, 46% das proteínas necessárias ao corpo humano, oligoelementos e aminoácidos.

Apenas isso! A composição do levedo de cerveja torna um suplemento alimentar ideal.

10. Para se sentir bem durante a gravidez

Náuseas, vômitos, cólicas… Para se livrar dessas sensações o levedo de cerveja ajuda e muito por ser rica em vitamina B9.

Na prática: é apropriado falar sobre esta suplementação com seu ginecologista, 20 g por dia de levedura em flocos podem cobrir suas necessidades de vitamina B9 durante a gravidez.

11. Luta contra a fadiga

Possui propriedades energizantes, Pode ajudar muito se você se sente com frequência cansado.

12. Fortalece o Sistema Imunológico

Bem, simplesmente porque o consumo de levedura de cerveja provoca um aumento de glóbulos brancos no corpo.

Graças ao fermento de cerveja, nosso corpo é, portanto, mais capaz de lutar e defender-se contra agressões externas, como infecções, por exemplo.

13. Ajuda a combater as cãibras

Atua diretamente nos músculos diminuindo assim o risco de cãibras.

14. Para diabéticos

O levedo ajuda a combater os níveis de glicose no sangue.

15. Combate o colesterol alto

Um dos motivos pelos quais o levedo de cerveja é recomendado também para portadores de Diabetes é que, além da redução de glicose no sangue como explicado agora pouco.

Ele é responsável por fazer um jogo de desequilíbrio entre o LDL e o HDL, de modo que o HDL aumente ao passo que o LDL (o colesterol ruim) diminua.

O que passa a ser indicado também para pessoas que estão com o colesterol alto.

Leia também:

Picolinato de cromo – Para que serve? Emagrece? E como tomar?

Vitamina B2 (Riboflavina) – Sua importância para o funcionamento do corpo

Vitamina B1 (tiamina) – Para que serve, benefícios e fontes nos alimentos

Os 7 Melhores Estimulantes de Apetite

Niacina (Vitamina B3): Saiba para que serve e quais seus benefícios

Levedo de cerveja engorda ou emagrece?

Por se tratar de um suplemento rico em nutrientes em com quantidade significativa de proteínas de alto valor biológico, o levedo de cerveja sempre causou a impressão de ser um complemento apenas para quem quer engordar, já que é indicado para “abrir o apetite”.

Apesar de ainda não ter estudos que evidencie isso, mas por ser rico em vários nutrientes, o levedo causa maior saciedade, não tendo a necessidade de exagerar na alimentação e evitando as “beliscadas” ao longo do dia, resultado assim no emagrecimento.

Devemos Levar em consideração, claro, que a pessoa esteja seguindo uma dieta balanceada e praticando atividades físicas para que ocorra o emagrecimento.

Outro motivo pelo qual o levedo de cerveja é mal interpretado pela maioria das pessoas se deve ao fato de que a cerveja engorda.

Porém, o levedo não tem nada a ver com isso. O que faz as pessoas ganharem uns quilinhos a mais é o álcool etílico, e não o levedo.

Propriedades

Algumas leveduras de cerveja são criadas em um ambiente particularmente rico em um mineral específico para produzir um suplemento alimentar que é rico nesse mineral.

Por exemplo, há leveduras enriquecidas em cromo (GTF), selênio, sílica ou magnésio. Microorganismos se alimentam do mineral que é assim integrado com as moléculas que os compõem.

Esta levedura é então seca a alta temperatura, a fim de desativá-lo. Obtém-se um mineral que, por ser amalgamado com proteínas, é mais facilmente absorvido pelo organismo do que se estivesse sob a forma de cristais puros.

Quantidade recomendada e como tomar

Em pó. Tome 2 g, três vezes ao dia, enquanto come (polvilhe com alimentos ou dilua em um pouco de suco ou em água).

Cápsulas ou comprimidos. Tome 2 g, três vezes ao dia, durante as refeições.

Levedura ativa ou inativa

A maioria dos suplementos de levedura de cerveja comercialmente disponíveis na no mercado são baseados em leveduras inativas.

Estes são, na verdade, resíduos da indústria cervejeira que são recuperados para fazer um derivado.

Esta substância contém as vitaminas, minerais, aminoácidos e polissacarídeos da levedura ativa, mas não possui atividade probiótica.

A cerveja ativa levedura (também chamado de levedura “vivo” ou boulardii levedura) não é um resíduo da indústria cervejeira.

É especialmente criado para fins terapêuticos e depois secado lentamente a temperaturas não superiores a 40 ° C.

Levedura inativa é um suplemento barato. A levedura ativa é muito mais cara devido ao seu processo de fabricação.

Finalmente, contém polissacarídeos, particularmente glicanos e mananas, substâncias que podem ter um efeito interessante sobre o sistema imunológico.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não há estudos que comprovem efeitos adversos graves com o uso do levedo de cerveja e nem pessoas que sejam restritas a este alimento exceto os pacientes que apresentam hiperuricemia (altos níveis de ácido úrico no sangue) por causa do grande teor de proteínas que o levedo apresenta.

 Porém, é importante estar sempre com acompanhamento de um médico ou nutricionista para que estes possam fazer uma avaliação criteriosa sobre como inclui-lo na sua alimentação.

Alguns efeitos colaterais relatados que podem aparecer são: inchaço, problemas estomacais e flatulências.

Referências
PINTO, Laise Cedraz. Aproveitamento de produtos derivados de levedura de cerveja (saccharomyces spp.) para o enriquecimento nutricional de alimentos à base de mandioca (Manihot esculenta CRANTZ). Programa de pós-graduação em ciência de alimentos. Salvador. 2011.
PINTO, Laise Cedraz; LOPES, Mariângela Vieira; FILHO, Celso Duarte Carvalho; ALVES, Lucas Vinícios do Amaral e BENEVIDES, Clícia Maria de Jesus. Determinação do valor nutritivo de derivados de levedura de cervejaria (saccharomyces spp.). Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v. 15, n. 1, p. 7 – 17, 2013.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

22 Comentários

  1. Comprei em comprimidos, tenho que tomar antes ou após as refeições? E se for pós com quantos min. Ou hrs. ?

  2. Excelente produto recomendo uso em Pó. é melhor do que comprimidos.dar ganho de massa muscular sim.não tem efeito colateral como o Whwy Protein e outros carboidratos que atacam os rins e figado.o gosto dele realmente é amargo masi se mistura com vitaminas fica bom.não acho que seja prejudicial aos diabéticos pois ele não tem glicose feito os produtos suplementos de academia.agora,o ganho de massa muscular não é imediato.por ser um produto natural.mas,com certeza benefícios muscular existe.eu acredito.

  3. Alvacir Martins Moraes

    Quero saber exatamente qual a quantidade ideal ao dia. No texto está com sendo duas colheres de sopa e mais abaixo diz que o ideal é uma colher de sopa. Obrigado.

  4. Alguém sabe se é contra indicado para pessoas com problemas na tiróide?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *