fbpx
Pesquisar

Sua falta de condicionamento físico te impede de ter melhores resultados em hipertrofia

Sandro Lenzi - Educação Física
Atualizado em
Compartilhe:

É muito comum que praticantes de musculação que visam a hipertrofia, tenham uma queda considerável nos resultados, sem entender a razão para tal. Muitas vezes, é a falta de condicionamento físico que faz isso. Veja mais neste artigo.

falta de condicionamento fisico impede melhores resultados em hipertrofia


PUBLICIDADE

Treinar não necessariamente significa que você é bem condicionado. O que mais se vê por aí, são pessoas que aparentam serem bem treinadas, mas no final das contas, são apenas pessoas ativas. Isso prejudica demais, os resultados para a hipertrofia.

Ser bem condicionado é diferente de ser ativo. Uma pessoa que corre 5 km em 45 minutos, por exemplo, tem um pace (ritmo médio) de 9 minutos por km. Ela é ativa, mas na maioria dos casos, não é bem condicionada.

Na musculação, isso acontece também. Alguém que treinar de 4 a 6 vezes por semana, pode ser ativo, mas não bem condicionado.

Atenha-se ao fato de que estou falando de pessoas que querem uma melhora considerável de estética e desempenho.

Para a saúde, ser ativo é excelente e não há necessidade de um condicionamento acima da média.

Por que sua falta de condicionamento está acabando com seus resultados

Precisamos entender, antes de tudo, como os mecanismos fisiológicos da hipertrofia funcionam.

Se você impõe aos seus músculos, uma carga total de trabalho mais acentuada, eles irão se adaptar (se a dieta e o descanso estiverem alinhados) e aumentar o tamanho das fibras.

Pois bem, quando se inicia um treinamento, geralmente esta adaptação é muito rápida. Porém, depois de meses e anos, precisamos de mais estímulos.

E é neste ponto, que o condicionamento físico entra. Você pode treinar razoavelmente bem e estar adaptado, mas se não tiver um treino onde o volume e a intensidade aumentam consideravelmente, você não terá uma melhora.

Como o corpo estará adaptado a aquele estímulo, naturalmente ele não terá um processo adaptativo tão forte. Resultado: você para de “crescer”.

Sem aumentar sua resistência, força e sem ter uma estratégia adequada para isso, hora ou outra, seu treino para de dar resultados.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

A parte boa disso tudo é que como você tem uma boa base, precisa apenas de um período de “choque” dentro de sua periodização, para começar a ter melhoras substanciais em seu treino.

Além disso, temos que trabalhar com uma melhora da função cardiorrespiratória, para que seu condicionamento permita uma melhora considerável de rendimento.

Afinal, se você fica “morrendo” sempre ao final do treino, talvez ele não esteja sendo tão efetivo, mas sim, você que não tem o condicionamento físico necessário.

Como melhorar seu condicionamento físico e conseguir melhores resultados em hipertrofia

Do jeito mais simples: com estímulos melhores!

O primeiro ponto é o volume. Muitas vezes, as pessoas passam meses, anos, treinando sempre com o mesmo volume. Não há uma variação. Resultado, o corpo se adapta.

Quem disse que você deve sempre fazer 3 exercícios por grupamento muscular, com 4 séries cada um, de 6 a 8 repetições?

Você precisa variar isso. Vez ou outra, dá para fazer até 100 repetições (Treino R100 (Método das 100 repetições), como usar em seu treino?).

Mudar, buscar aumentar o volume, é fundamental para ter uma melhora em seu condicionamento.

Outra questão importante, é a carga (intensidade). Se você não progride, precisa focar mais em melhorar isso.

Para que fique mais claro, pense da seguinte forma: imagine que seu treino de pernas é composto por agachamento, leg press e cadeira extensora.

Para melhorar seu condicionamento, você pode aumentar o número de séries e diminuir o tempo de descanso. Pode usar mais séries, como também pode aumentar a carga. Pode aumentar o número de repetições ou usar métodos como o drop-set ou bi-set.

Há uma infinidade de estratégias que podem ser usadas para melhorar seu condicionamento.

Mas, de forma geral, você precisa manipular diretamente o volume e a intensidade. Sem isso, acredite, você não conseguirá, de forma alguma, ter um condicionamento que te dê base para ter melhores resultados.

A periodização é a chave!

Se você está com problema por falta de condicionamento, provavelmente o erro está em sua periodização (ou na execução dela).

Se no período básico de sua periodização, você utilizar adequadamente o aumento de volume que ela propõe, terá uma melhora no condicionamento.

Da mesma forma, se você usar microciclos de choque, seguidos de regenerativos, também terá uma melhora considerável.

Na periodização, temos que prever esta melhora do condicionamento físico, inclusive da resistência aeróbica, para que tenhamos uma melhora no resultado final. Sem isso, seu treino nunca te trará grandes resultados.

Leia também:

Periodização de Treinamento: Para que serve, Tipos e Como Fazer

Como melhorar o condicionamento aeróbico!

O mais importante, nisso tudo, é que você precisa variar e adaptar seu organismo. Precisa de uma melhora no condicionamento, sem precisar inventar.

Tudo está no controle adequado das variáveis. Seu treino precisa disso. Caso contrário, você vira um mero deslocador de pesos.

Sempre treine com a orientação de um bom profissional. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de