Página Inicial » Emagrecimento » Adipômetro – Aprenda a calcular o percentual de gordura corporal

Adipômetro – Aprenda a calcular o percentual de gordura corporal

Saber a taxa de gordura corporal é um grande passo para controle da obesidade e se manter em forma, saiba como usar o adipômetro e calcular o percentual de gordura.

Todos nós somos constituídos de músculos, fluidos e gorduras. Um pouco de gordura é necessário para que o corpo desempenhe várias funções fundamentais. Por isso, todas as pessoas, até as mais magras, têm um pouco de gordura no corpo. Da mesma forma ocorre com os obesos. O percentual de gordura deles, em relação às pessoas mais magras, é mais alto, mas, mesmo assim, eles também são constituídos de músculos e gorduras.

Viver sem gordura é praticamente utopia, afinal precisamos delas para desempenhar funções. Transporte de vitaminas lipossolúveis, como A, D, K e E é uma das principais funções da gordura no corpo, e é necessário em torno de 20 gramas de ingestão de alimentos gordurosos por dia para que o corpo consiga manter suas funções a um nível saudável.

Malefícios a saúde causados pelo excesso de gordura

Porém, o excesso poderia causar problemas também. Quando consumimos gorduras a mais do que o nosso corpo necessita, elas serão estocadas. Alguns dos pontos que estoca esse excesso de gordura são o abdômen, os culotes (nas mulheres), artérias, pescoço e braços.

Entre os grandes problemas que o consumo excessivo de gordura poderia causar é a desorganização das células, o que poderia causar câncer; a obstrução de canais arteriais, por onde o sangue é bombeado para chegar ao resto do corpo; inflamação do hipotálamo e destruição de neurônios; entre outras coisas.

Benefícios de se calcular a porcentagem de gordura corporal

Calcular a porcentagem de gordura corporal facilita a compreensão dos constituintes do seu corpo, principalmente se você está iniciando uma dieta ou um exercício físico. Controlar a porcentagem de gordura corporal que existe no corpo facilita na obtenção de melhores resultados durante exercícios e dietas.

Medir seu peso somente com base na balança nem sempre é eficiente para ter a noção do que é necessário ganhar ou perder para se chegar mais próximo ao corpo ideal. Antes de começar a praticar exercícios, o cálculo da gordura corporal o ajudará a determinar o que é necessário ser feito para alcançar o corpo perfeito, de uma maneira mais eficiente e rápida.

O cálculo da gordura corporal em nenhum dos procedimentos é completamente exato. É possível usar um aparelho chamado adipômetro para calcular a gordura. A partir da medição com o aparelho, nos principais pontos de retenção de gordura no corpo, como dissemos anteriormente, tem-se a medida que irá resultar na taxa de gordura corporal.

A taxa de gordura corporal é, basicamente, a razão entre o total de gordura e da massa da pessoa, a qual está sendo medida. Os valores que são obtidos a partir dos cálculos são a gordura essencial, aquela que precisamos para exercer as principais funções no nosso corpo, assim como a gordura de armazenamento, a qual é maléfica, na maioria das vezes, para o organismo.

Praticantes de musculação e fisiculturistas tem uma enorme preocupação com seu BF (body fat) traduzindo, gordura corporal. Em épocas de competição, diminuir sua porcentagem de gordura é fundamental para que se tenha maior definição muscular.

Como calcular a taxa de gordura no corpo

Existem várias fórmulas para se obter os números para a taxa de gordura corporal. Entre estes o IMC (Índice de massa corpórea), o sexo e a idade entram nos cálculos de alguns procedimentos. Um dos cálculos mais utilizados, e que não necessita do adipômetro, é calculado somente tendo como base os números provenientes do IMC, o sexo e a idade. A fórmula é: IMG = (1,2 x IMC) – (10,8 x S) + (0,23 x idade) – 5,4, em que a idade do indivíduo é dada em anos, o sexo tem numeração 0 para mulheres e 1 para homens. O resultado é achado em porcentagem. O resultado dessa fórmula não é preciso, sendo um dos mais simples.

Com o Adipômetro

Com o adipômetro, é necessário um pouco de prática para manusear o aparelho. Para conseguir ter os números precisos, vá a um nutricionista o qual tem experiência e as ferramentas para tal situação.

Os locais que serão medidos devem ser dobrados, descobrindo assim as dobras cutâneas, que são medidas pelo adipômetro. A pinça do adipômetro mede a dobra cutânea, que pode ser assinalada pelos dedos indicador e polegar. Para conseguir a medida de maneira correta, meça três vezes o mesmo lugar, as quais devem ser iguais em todas as medições. Em caso de uma grande diferença entre as medições, aguarde alguns minutos e faça novamente.

Locais a serem medidos

Os principais locais medidos são os bíceps, a subescapular, o abdômen, a supra-ilíaca, as coxas, os tríceps, a axilar média e as pernas. Após a medição desses locais, os números são jogados em uma equação. Algumas fórmulas usadas são:

Homens (entre 18 a 30 anos):

D = 1,1714 – 0,0671log (Tríceps + Supra-ilíaca + Abdominal)

Mulheres (entre 18 a 30 anos):

D = 1,1665 – 0,0706log (Subescapular + Supra-ilíaca + Coxa)

Após descobrir o total de gordura no corpo, jogue os números em outras fórmulas, a seguir:

Gordura absoluta = peso corporal vezes (gordura percentual/100)

Massa isenta de gordura = peso corporal menos gordura absoluta

Não se esquecendo, nunca, que a gordura total obtida nos cálculos deve ter subtraídas 20%, pois estes são necessários para as funções do organismo.

por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

Sobre Raquel Torres Costa Bressan

Leia também

Morosil emagrece? Veja sua composição, relatos e onde comprar

Veja uma resenha completa sobre o emagrecedor Morosil. Como ele atua no corpo, como tomar …

Termogênicos – O que são, Para que serve, se faz mal e como tomar

Saiba como funciona a ação dos termogênicos no organismo. Quais seus benefícios e efeitos colaterais. …

  1. só gostaria de solitar, se fosse possível, imagens e/ou fotos dos locais exatos para a medicação.. acredito q muitos de nós gostaria de fazer tais medições em casa ou com os demais colegas de academia – até pq assim seria possível fazer uma agenda com anotações sobre o percentual de gordura.

  2. Como faço a leitura do adipômetro de plástico? A dúvida é em relação a quantos milímetros há entre cada ponto entre os números 0 à 10 e assim por diante.

    • Geralmente funciona de 2 em 2mm. Então, se parar entre 0 e o primeiro ponto é igual à 1. Se parar exatamente no primeiro ponto, é igual à 2.

  3. Dra Veronica A. Mello

    O site d vcs está desatualizado, pois o profissional mais indicado para avaliação de porcentagem de gordura corporal, ou qlqr outro assunto relacionado ao estado nutricional do individuo, é o nutricionista!!
    Sugiro que vcs alterem o texto.

  4. Você coloca a fórmula para pessoas de 18 a 30 anos, e as outras? Tem muita gente acima de 30 neste mundo>

  5. MIGUEL PETTENON DA COSTA

    Nenhuma avaliação é 100 por cento exata, então, é importante falar ao aluno que a margem de erro gira em torno de 4%, para mais ou para menos, geralmente para mais, por exemplo, se o adipometro acusou 15% de gordura, a pessoa pode ter entre 15 e 19% de gordura, eu acho bem válido esse tipo de avaliação, pois nos dá uma ideia de nossos percentuais, mesmo que não sejam totalmente exatos, uma base é sempre bom, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!