Página Inicial » Musculação Feminina » Todos os benefícios da musculação para as mulheres

Todos os benefícios da musculação para as mulheres

Conheça alguns mitos que cercam o mundo da musculação feminina e fique por dentro de todos os benefícios que essa atividade pode proporcionar as mulheres.

Mesmo com tanto acesso à informação hoje em dia, ainda tem gente que pensa que vai ficar forte e musculosa do dia para noite. Mas, conseguir definição muscular e hipertrofia, é ainda mais difícil que emagrecer.

A primeira coisa que as pessoas falam quando uma mulher começa a fazer musculação é “cuidado pra não ficar musculosa e masculinizada”. E, por sua vez, muitas mulheres deixam de fazer musculação por medo de ficar forte de mais. E isso é só mais um mito.

Benefícios da musculação para as mulheres

Pra conseguir hipertrofia e definição muscular, leva tempo, não é fácil e o treino precisa ser muito pesado, focado para essa finalidade, além da alimentação ser específica para o ganho de massa e, as vezes, se faz necessário o uso de suplementos alimentares. Portanto, o profissional de educação física, vai direcionar o seu treino de acordo com seu objetivo. Fique tranqüila que você não vai virar fisiculturista do dia para noite. 

Motivos para fazer musculação:

Perda de peso
Como toda atividade física, a musculação promove gasto calórico, logo, aliado a uma dieta adequada ao seu objetivo com a orientação de um nutricionista, ocorre a perda de peso, queima de gordura e redução de medidas. 

Acelera o metabolismo
Ao contrário do que muitos pensam, a musculação não transforma a gordura em músculos, são tecidos distintos, portando não há essa possibilidade. O que ocorre é o ganho de massa magra. O que é positivo. Pois quanto mais músculo você tem, mais acelerado será o seu metabolismo e mais energia você gastará em repouso. O que significa aumento da capacidade de queima de gordura corporal e, conseqüentemente, perda de peso. 

Força e resistência
A musculação proporciona um fortalecimento muscular, dando mais força e resistência as articulações. Evitando, inclusive, a osteoporose. Além da melhora no condicionamento físico.

Faz bem ao coração
A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço. 

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Bem estar, auto-estima e saúde
Além de obter um corpo bonito, saudável e resistente, a prática da atividade ajuda a melhorar o sono, melhora a postura e retarda o envelhecimento, pois retarda a perda muscular. O que garante uma melhor auto-estima, por muitos anos.

Amenizar a aparência “casca de laranja”
Ameniza, e muito, a celulite, pois aumentando a massa  muscular, sua pele (em cima do músculo) fica mais lisa. Só a redução da gordura não melhora a aparência da pele, pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas associando exercícios com pesos, evitará a flacidez e definirá os músculos, minimizando a celulite.

Melhora o humor
Durante a prática de atividade física, nosso corpo libera uma substância, a endorfina, responsável por deixar a gente mais feliz. E como sabemos, pessoas com bom humor e felizes, são mais bonitas e agradáveis. Concorda?

Se convenceu que musculação é uma ótima opção de atividade física?
E não tem a desculpa 
“Não tenho tempo”. Geralmente as academias ficam abertas de 6 horas da manhã até as 22 horas. E tem academias que ficam abertas até mais tarde. Não é possível que você não encontre uma hora pra cuidar da sua saúde, do seu bem estar e da auto-estima. “Mas eu chego muito cansada para ir malhar“, no começo vai ser um pouco mais difícil, mas seu corpo vai se acostumar e vai ficar mais disposta. O que te deixa cansada não é o trabalho, ou sua rotina diária. Mas a falta de hábitos saudáveis e pratica de atividade física.

Se não encontrar tempo pra cuidar da sua saúde agora, um dia vai ter que encontrar tempo pra cuidar da doença. 

E é sempre importante lembrar: Antes de praticar qualquer atividade física, procure a orientação do seu médico, faça os exames necessários e tenha sempre o auxílio de um profissional para montar sua série de acordo com seu objetivo e tipo físico.

Pre-para! E vamos treinar.

Sobre Vera Paiva

Leia também

Treinamento para peitoral ajuda a melhorar a firmeza dos seios?

Uma dúvida altamente comum é se o treinamento de peitoral serve para melhorar a firmeza …

Como treinar durante o ciclo menstrual

O ciclo menstrual deixa todo o metabolismo das mulheres alterado. Desta maneira, é muito importante …

  1. Erica Daniele da Silva

    Bom dia. Ameiiiiii a matéria. Me fez crer que a musculação vai me fazer muito bem.
    Obrigada pelos esclarecimentos.
    Sucesso sempre. Já vou seguir no facebook e no pinterest.
    Abraço!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!