Pesquisar

Polichinelo: 5 Benefícios, Variações e Como fazer (treino montado)

O exercício polichinelo ajuda emagrecer sim e pode ser realizado em qualquer lugar. Veja agora como fazer através de um treino montado.

Polichinelo


PUBLICIDADE

Existem diversos exercícios, os quais se utilizados de maneira correta podem trazer bons resultados em termos de qualidade de vida, além de serem ferramentas úteis que auxiliam o emagrecimento.

Alguns podem ser realizados sem o uso de nenhum equipamento, o que os torna extremamente práticos, além de auxiliar na queima de calorias, sendo muito efetivo para aqueles que buscam o emagrecimento.

Entre estes exercícios encontra-se o polichinelo, muito utilizado em diversos programas de treinamento, assim como na rotina de exercício de forças de segurança.

Dessa forma, este artigo busca esclarecer melhor como efetuar os polichinelos, principais benefícios e como podem ser utilizados no treino para maximizar a queima de gordura corporal, além de cuidados ao efetuar o exercício.

Benefícios dos polichinelos

Não é a toa que este exercício é muito utilizado em academias e diferentes ambientes, nos quais se realizam as atividades físicas, pois tem diversos benefícios para quem os realiza, como:

1. Praticidade

 Por não ser necessário utilizar nenhum equipamento pode possível ser realizado até em casa, o que o torna extremamente prático para ser utilizado na rotina de exercícios.

2. Condicionamento físico

 Realizar polichinelos trabalha a aptidão cardiorrespiratória e com um programa bem elaborado auxilia na melhora do condicionamento físico e da saúde cardiovascular.

3. Auxilia no emagrecimento

 Utilizar os polichinelos de maneira adequada e no contexto correto do treino auxilia na queima de calorias, que como conseqüência e aliada a uma dieta equilibrada pode levar a diminuição da gordura corporal.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

4. Melhora da coordenação motora

 Por ser um exercício que movimenta o corpo todo, o exercício necessita de sincronia e postura para ser realizado de maneira correta, sendo dessa forma muito útil para melhorar o repertorio motor.

5. Pode também ser utilizado como aquecimento

 Antes de iniciar uma sessão de treino, os polichinelos podem ser utilizados para aquecer o corpo antes de treinar de maneira intensa.

Um bom aquecimento, além de auxiliar a um melhor rendimento no treino pode também preparar melhor músculos, tendões e articulações para uma sessão de treino mais intensa.

Como executar

Para poder obter maiores benefícios com a inclusão deste exercício na rotina de treino é necessário efetuá-lo corretamente, sendo assim será mostrado abaixo um passo a passo de como efetuar esta atividade.

1. Antes de iniciar o movimento é necessário estar de pé, com os braços ao lado do corpo e as pernas fechadas.

2. Logo depois, efetuar um pequeno salto, movendo as mãos acima da cabeça e as pernas se afastando lateralmente.

3. Efetuar outro salto retornando os braços e pernas à posição inicial.

4. Repetir o movimento pelo tempo ou número de repetições programado.

Leia também:

11 Exercícios para Emagrecer que podem ser feitos em casa!

Polichinelo com agachamento

Veja também:
Treino HIIT - Um dos mais eficientes métodos de queima de gordura

Treino montado

Uma grande dúvida de muito praticantes é como utilizar os polichinelos nos treinos, de forma que possam obter os resultados desejados.

Em primeiro lugar é necessário avaliar, como este exercício será inserido no contexto do treino,assim como também o praticante que realizará o exercício antes de prescrever um qualquer treino, sendo que cada variável deve ser levada em conta antes de decidir a estratégia a ser utilizada.

Sendo assim, um exemplo de como inserir o polichinelo para quem busca intensificar o gasto calórico é utilizá-lo em um protocolo de treino, como o Tabata, após os treinos de musculação ou em dias intercalados com o treino resistido.

Dessa forma, um exemplo de como utilizar os polichinelos neste caso seria:

Exercício

Séries

Repetições

Intervalo

Polichinelo

8

20 segundos de duração

10 segundos entre as séries

Outra opção para utilizar o polichinelo no protocolo Tabata é realizá-lo junto com outros exercícios, como por exemplo:

Exercício

Séries

Repetições

Intervalo

Polichinelo

1

20 segundos

10 segundos

Agachamento com salto

1

20 segundos

10 segundos

Corrida estacionária

1

20 segundos

10 segundos

Mountain climber

1

20 segundos

10 segundos

Burpee

1

20 segundos

10 segundos

Prancha ventral

1

20 segundos

10 segundos

Flexão de braços

1

20 segundos

10 segundos

Abdominal infra

1

20 segundos

10 segundos

Leia também:

Treino Tabata: Método para Exterminar a Gordura e Emagrecer!

Cuidados

Apesar dos polichinelos serem uma boa ferramenta e que no contexto correto podem trazer alguns benefícios é necessário ter cuidado para evitar dores, desconfortos e até lesões.

Iniciantes devem começar em um ritmo mais devagar e ir progredindo aos poucos, já os praticantes que possuam algum tipo de lesão ou sintam dor ou desconforto na região do tornozelo ou joelho devem ter cuidado ao efetuar o exercício.

Pois, em casos de lesões articulares, principalmente joelho e tornozelo pode ser necessário substituir o exercício para evitar o agravamento desta lesão.

Veja também:
11 Exercícios em Casa para Perder Barriga (Homens e Mulheres)
Veja também:
Como Perder Barriga: Exercícios e Dieta

Concluindo

Apesar dos polichinelos serem um exercício com diferentes benefícios, os resultados só aparecerão com uma rotina de treinamento bem planejada e uma dieta que esteja de acordo com o objetivo almejado.

Sendo assim, para poder utilizar o exercício da maneira e no momento certo é necessário consultar um profissional de Educação Física, para que este avalie e prescreva o treinamento de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa.

Lembrando que com a orientação de um profissional capacitado, o treino além de mais efetivo, também se torna mais seguro, sendo essencial consultar o professor de Educação Física antes de efetuar qualquer exercício.

Bons treinos!

Sobre Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira

Professor de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *