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5 formas de evitar lesões no futebol

evitar lesões no futebol

O futebol é o esporte mais praticado no mundo todo. Devido as suas características, ele pode trazer problemas com lesões. Veja  como evitá-las.

Quem pratica regularmente futebol, provavelmente já sentiu algum problema, ou até teve uma lesão com a prática. Assim como grande parte dos esportes de contato, as lesões no futebol são bastante comuns.

Não há como evita-las totalmente, porém, podemos traçar estratégias para evitar as lesões mais comuns.
É muito importante salientar que isso vale tanto para atletas profissionais, quanto para atletas de “final de semana”.

Estes últimos inclusive, são acometidos por diversos tipos de lesão, por falta de alguns cuidados.

Como prevenir lesões no futebol, entendendo como elas acontecem

Sempre que pensamos em prevenção de lesões, é importante buscar entender os mecanismos que as causam. Quando falamos de um ambiente aberto e cheio de situações amplas, como o futebol, isso se torna bastante complexo.

Por isso, não vou levar em consideração aquelas lesões por quedas (como deslocamentos de ombros, por exemplo) ou aquelas causadas por pancadas e entradas de outros jogadores. Estas são altamente complexas e dependendo da forma como acontecem, não há como evita-las.

Por isso, vou focar naquelas que conseguimos evitar. Basicamente, as lesões causadas por trocas de direção, torções e outros mecanismos de lesão. Neste caso, a maioria das lesões acontece em tendões, músculos e articulações.

Este tipo de lesão, com o trabalho adequado pode ser evitado. Uma articulação bem estabilizada, tem uma tendência muito menor a se lesionar. Da mesma maneira, um músculo fortalecido e flexível, terá muito menos possibilidades de lesão.

Por isso, o trabalho de prevenção de lesões no futebol passa necessariamente pelo fortalecimento muscular, melhora da estabilidade e flexibilidade e com trabalhos específicos para as necessidades do esporte.

Veja agora, alguns fatores fundamentais para o trabalho de prevenção de lesões no futebol!

Quer prevenir as lesões mais comuns do futebol? Você precisa fazer isso!

Há alguns pontos muito importantes, quando pensamos na redução das chances de lesão. Eles se dão através do trabalho de fortalecimento e melhora da mobilidade, para que músculos e articulações estejam mais preparados para as exigências do esporte.

Veja agora, alguns pontos fundamentais para evitar lesões no futebol.

1- Melhore sua força e resistência

Pode parecer óbvio, mas não é. Muitas lesões acontecem por falta de fortalecimento e resistência. No caso da força, o mais comum são os desequilíbrios musculares.

No geral, o futebol tem uma predominância de determinados músculos e pouco de outros, o que faz com que estes desequilíbrios musculares se tornem ainda mais evidentes.

Em termos de resistência, muitas lesões ocorrem quando o jogador está fadigado e começa a perder o controle motor dos movimentos. Por isso, é fundamental trabalhar com estes dois elementos.

2- Fortaleça seus isquiotibiais

Os isquiotibiais (posteriores de coxa) são músculos que não tem uma função primordial no gesto motor do futebol, mas são fundamentais na estabilização. Muitas lesões ocorrem por desequilíbrios entre quadríceps e isquiotibiais.

Por isso, é fundamental que em seu treinamento, você faça um bom trabalho de fortalecimento de isquiotibiais.

Para isso, pode usar trabalhos dinâmicos, como stiff ou cadeira flexora, ou então, movimentos excêntricos, como a flexão nórdica. O trabalho de força para isquiotibiais é muito importante para a prevenção de lesões no futebol.

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Fortalecimento de isquiotibiais e prevenção de lesões

Quadríceps, os 6 melhores exercícios para seu treino

3- Fortaleça seu core

Todo o complexo do core precisa ser fortalecido para que seja possível prevenir lesões. Muitas vezes, o gesto motor do futebol tem uma forte solicitação do core.

Caso ele não esteja fortalecido, teremos um desequilíbrio e uma compensação. Isso vai fazer com que os riscos de lesão aumentem consideravelmente.

Trabalhar com fortalecimento dos músculos lombares, abdominais e glúteos, você irá reduzir consideravelmente as chances de lesão em quadril, por exemplo.

Além do mais, como é no core que ocorre todo o processo de absorção do impacto e de produção de força do corpo (por ser o centro de gravidade do corpo).

Estando fortalecido, o core ajuda a minimizar as chances de lesão no futebol.

4- Use exercícios de propriocepção

A propriocepção, feita com bases instáveis e movimentos específicos, vai fazer com que os mecanismos proprioceptivos das articulações, consigam controlar de forma mais específica, os movimentos.

Com isso, movimentos mais abruptos, como uma entrada de um adversário ou mesmo uma leve torção, tem um impacto menor em termos de lesão.

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Core, o que é, como treinar e qual a sua importância!

Treino de propriocepção, benefícios e como fazer!

5- Fortaleça, mas seja flexível

Para prevenir lesões, é fundamental trabalhar com o fortalecimento muscular. Mas ele apenas, não é o suficiente. É preciso também melhorar a mobilidade e a flexibilidade.

Isso vai fazer com que os músculos e articulações sejam mais móveis, porém sem perder a estabilidade. Trabalhar com fortalecimento, paralelo ao trabalho de mobilidade, são fundamentais para a prevenção de lesões.

6- Descanso também é fundamental

Mesmo que você seja um jogador amador, é preciso controlar o descanso. Muitas lesões esportivas acontecem por excesso de trabalho. Se você faz um trabalho de preparação física, por exemplo, precisa controlar os treinos e os jogos, para que esteja descansado.

Por exemplo, se você teve um jogo muito intenso, em questões adversas (chuva, por exemplo), seu próximo treino de preparação física precisa ser adequado com sua recuperação.

A preparação física para futebol, conforme mostrei neste artigo (Preparação Física para Futebol, o GUIA COMPLETO!), precisa ter uma preocupação não apenas com desempenho, mas também com a prevenção de lesões.

Caso isso não aconteça, as chances de lesão acabam aumentando consideravelmente. Sempre treine com a orientação de um bom profissional.

Bons treinos!

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Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

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