fbpx
Página Inicial » Musculação e Suplementação » 10 Dicas de como aumentar a vascularização
aumentar a vascularização músculos

10 Dicas de como aumentar a vascularização

A vascularização não tem apenas o benefício estético como também auxilia na qualidade dos músculos. Confira nossas dicas para aumentar a vascularização.

Aumentar a vascularização é fundamental para que você tenha melhores resultados em seu treino. Além disso, mais vascularização dá a aparência de melhor definição muscular. Veja a seguir como aumentar a sua vascularização.

Os vasos sanguíneos estão presentes em todo e qualquer tecido do corpo humano. É através deles que conseguimos o aporte energético, hormonal, nutricional e de oxigênio para todo o organismo.

Aumentar a vascularização através de seu treino é uma forma de melhorar o ambiente anabólico, ofertando mais nutrientes e hormônios para seus músculos.

Desta maneira, aumentar a vascularização traz benefícios estéticos e principalmente, funcionais para seu organismo.

O treino de musculação, ao aumentar o tamanho dos músculos, aumenta a capilarização dos mesmos. Com isso, temos um aumento do aporte sanguíneo local. Mas não é esta capilarização que irá deixar as “veias aparentes”.

Por que o organismo aumenta a vascularização?

O processo de vascularização acontece quando o fluxo sanguíneo é maior em determinados pontos. Para chegar mais sangue em tais lugares, que são demandados através de diferentes maneiras, as veias se modificam, especialmente para levar um fluxo maior de sangue. O diâmetro das veias aumenta, para que mais sangue passe por ali, e, para a mesma finalidade, cria-se novas vias de acesso do sangue ao local.

 O que isso quer dizer?

Novas veias surgem para dar vasão a todo aquele sangue que necessita passar. Na maioria dos casos, a criação e crescimento das veias, que também é chamado de angiogênese, ocorrem quando certo local, nesse caso, os músculos, está com falta de oxigênio.

A falta de oxigênio desencadeia vários processos, os quais estimulam a criação e ampliação do sistema vascular em certo local. Com maior vascularização, mais oxigênio e mais nutrientes são levados aos músculos.

Dicas para aumentar sua vascularização

1- Hipertrofie seus músculos

Parece óbvio, mas sem um aumento considerável no tamanho das fibras musculares, não haverá forma de estimula a vascularização. O corpo não vai enxergar a necessidade de aumentar o tamanho e a quantidade de vasos, se não houver uma demanda aumentada de energia, oxigênio e nutrientes.

O processo de aumento da vascularização ocorre em resposta a uma série de estímulos. Nunca o contrário. Por isso, o primeiro passo para aumentar sua vascularização, é ter melhores resultados em termos de hipertrofia.

2- Reduza seu percentual de gordura

Esta não é uma dica que vai gerar um aumento considerável na vascularização, mas sim que vai deixa-la mais aparente. Muitas pessoas que buscam um aumento na vascularização, para fins estéticos, na verdade precisam de mais definição muscular.

Com uma “capa de gordura” menor, será mais fácil verificar as veias e a vascularização se tornará mais evidente.

3- Utilize métodos que aumentem o Pump muscular

O pump muscular acontece por causa de um aumento do aporte sanguíneo local. Por exemplo, quando você treina bíceps, ele aumenta de tamanho, por que há mais sangue irrigando o músculo.

Métodos que aumentem o pump podem ser muito úteis para o aumento da vascularização. Por exemplo, com o drop-set, você vai fazer mais repetições que em um método normal. Com isso, seus músculos irão receber maior aporte sanguíneo e com o passar do tempo, o corpo irá se adaptar aumentando a quantidade e o calibre das veias locais.

Não que isso, de forma isolada, vá trazer um aumento considerável na vascularização. Mas em um contexto onde tudo está adequado, os métodos de treino que aumentam o pump muscular, ajudam bastante.

4- Melhore sua capacidade aeróbica

O organismo precisa da utilização e entrega de oxigênio nos tecidos. Uma das formas de otimizar isso, é melhorando sua capacidade cardiorrespiratória. Isso implica em melhorar sua função aeróbica.

Com uma melhora considerável nesta função, você terá uma melhora na maleabilidade dos vasos sanguíneos, o que fará com que eles aumentem de tamanho mais facilmente durante a musculação, aumentando o aporte sanguíneo e facilitando a melhora da vascularização.

5- Coma proteínas de qualidade

As proteínas são fundamentais para sua dieta e tem uma outra função na vascularização: elas contêm nitrogênio, que vai ajudar no aumento da vascularização e de outras funções.

Desta maneira, é fundamental ingerir proteínas de alto valor biológico e principalmente, ter um cuidado para ingerir alimentos e suplementos que tenham a presença dos aminoácidos essenciais.

6- Ingira L-Arginina

vasodilatadores músculos oxido nítrico pump

A L-arginina é um aminoácido essencial, presente em alimentos e suplementos. Ela vai auxiliar no processo de criação de óxido-nítrico, oriundo do nitrogênio. Ele aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, para aumentar o aporte energético e metabólico nas células.

7- Use óxido-nítrico

Ingerir a Arginina já é bom, mas que tal experimentar o óxido nítrico de forma pura? Ao ingerir suplementos com base em óxido nítrico, você otimiza a vascularização, pelos motivos citados acima.

Como você estará ingerindo o nutriente “pronto”, o processo de vascularização será bastante acentuado e melhorado.

Muitos suplementos pré-treino (ou pre-workout) de qualidade, possuem a combinação de L-Arginina e óxido nítrico em sua composição, clicando aqui você poderá conhecer os melhores pré treino.

8- Ingira muita água

O sangue é formado em 95% por água. Se você não tem um bom balanço hídrico, acabará que terá um decréscimo na circulação sanguínea e com isso, terá uma menor vascularização.

9- Treine!

Só com treinos constantes, é que conseguimos uma melhora considerável na vascularização. Um músculo que não recebe estímulos constantes, acaba tendo uma redução na necessidade de mais vasos. Com isso, o calibre dos vasos também é reduzido. Lembre-se que tudo isso é um processo adaptativo!

10- Durma bem

Durante o sono os vasos sanguíneos têm um maior nível de reparação e os músculos são regenerados. Desta maneira, quanto melhor a qualidade do sono, maior será o processo de revascularização e aumento do calibre e maleabilidade dos vasos.

Aumentar a vascularização é um processo que precisa ser pensado de forma mais ampla e não ser o objetivo final. Com mais músculos, melhora nos processos fisiológicos e baixo percentual de gordura, a vascularização será natural. Sempre treine com o auxílio de um bom profissional. Bons treinos!

10 Dicas de como aumentar a vascularização
5 (100%) 1 vote

7
Deixe um comentário

avatar
6 Tópicos de comentários
1 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
6 Autores de comentários
Eduardo CarvalhoWallasMARTOZALEM Antônio da CostaMAYCON DOUGLASNicolas Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Eduardo Carvalho
Visitante
Eduardo Carvalho

As dicas são muito boas . Uma dúvida em relação ao NITROGÊNIO no item 5 Diz- que ele é um precursor do óxido nítrico, vaso dilatador e suas boas consequências para o organismo. No ar que respiramos temos +- 70% de NITROGÊNIO e apenas +- 30 % de oxigênio Comprovei ao usar a CÂMARA HIPERBÁRICA 100 de OXIGÊNIO em grande PRESSÃO com vasodilatação eficiente que curou uma ferida brava , melhorou a aparência com criação de colágeno A vasodilaração foi Excelente > mais disposição, força e bem estar O custo é alto e no uso específico “descobri ” o seu… Leia mais »

Wallas
Visitante
Wallas

Gosto muito do seu conteúdo,bem diversificado.

MARTOZALEM Antônio da Costa
Visitante
MARTOZALEM Antônio da Costa

Olá bom dia a todos, bom cada artigo e um aprendizado, no meu caso eu tenho 1,66 mts estou pesando 65kg ou seja um pouco abaixo do normal, estou tomando um wey proteín para ganho de massa e é uma creatina? Para dar força.

Nicolas
Visitante
Nicolas

O dilatex é uma boa opção para estimular o aumento da vascularização ou não passa de lenda? E que alimentos devem ser evitados?

MAYCON DOUGLAS
Visitante
MAYCON DOUGLAS

o dilatex é muito bom, mas se você ja esta a mais tempo na academia te recomendario o TADALAFELA

Leandro
Visitante
Leandro

Artigo muito bom, gostei!!!! obg

Helio Fabio
Visitante

obrigado pelas informaçoes