Emagrecimento

Quer acabar com a celulite? Veja os alimentos e exercícios mais indicados

Whey Protein Growth Supplements
A celulite é um pesadelo para grande parte das mulheres. Evitar seu aparecimento já é difícil e combate-la, mais ainda! Neste artigo, selecionamos as melhores práticas para lidar com a celulite!

A celulite, que tem seu nome científico de  lipodistrofia ginoide, acomete 85% das mulheres, acima dos 18 anos. Ou seja, estamos falando de algo comum e que, hora ou outra, toda mulher desenvolverá.

Lógico que há proporções em relação a isso, mas grande parte das mulheres, terão este problema.

Porém, para acabar com a celulite e melhorar o aspecto da pele, há estratégias e boas práticas que podem ser usadas.

Mas antes de falarmos sobre a “inimiga”, é importante conhece-la e saber o que ela é de fato!

O que é e como se origina a celulite?

Segundo Vidal (2016), a celulite é  o resultado de uma série complexa de eventos que geram um processo inflamatório em tecidos adiposos e subcutâneos.

Geralmente, a celulite é desencadeada por eventos hormonais, alimentares, genéticos, entre outros.

Aqui já temos uma informação muito importante: a celulite é um processo inflamatório e acontece no tecido adiposo.

Isso explica o fato da celulite ocorrer em maior intensidade em locais de maior acúmulo de gordura, como parte interna das coxas e região dos glúteos.

Sendo a celulite um processo de inflamação, devemos buscar estratégias e práticas, que vão reduzir isso no corpo!

Whey Protein Isolado Growth Supplements

Para isso, existem algumas práticas muito eficientes, que vão da alimentação, consumo de anticoncepcional adequado, até os exercícios físicos!

Para acabar com a celulite, atente-se ao seu anticoncepcional

Antes de falarmos sobre questões relacionadas a dieta e ao exercício físico, temos que falar sobre o anticoncepcional.

Sabemos que a ação dos anticoncepcionais está diretamente ligada a questão hormonal feminina.

No geral, a ação mais comum deles é a redução da testosterona (o que leva inclusive algumas mulheres a engordarem). No caso da celulite, esse problema pode ser ainda maior.

Por isso, o mais importante é usar um método anticoncepcional que não reduza tanto a secreção de testosterona.

Geralmente, a indicação é para a utilização de um anticoncepcional com SHBG (uma globulina precursora de testosterona) de até 75.

Mas só faça isso com o aval de seu ginecologista.

Alimentação para reduzir e acabar com a celulite

A alimentação é a principal arma contra a celulite. Por ser uma resposta inflamatória, a celulite está diretamente ligada a alimentação desequilibrada.

Além disso, em pessoas com sobrepeso e obesidade, devido a uma série de problemas que esta condição traz, é muito mais difícil de se reduzir as celulites. Controle do peso é a principal arma contra este problema!

Alimentos que devem ser evitados no combate a celulite

Basicamente, todo alimento que gere maior acumulo de gordura e processos inflamatórios. Neste sentido, há uma lista considerável. Mas os grupos gerais dos alimentos a serem evitados, são estes:

1°  Açúcar

Você jamais irá conseguir reduzir as celulites, se não reduzir ou de preferência, eliminar os açúcares de sua dieta.

Como eles geram uma série de repercussões hormonais, como um aumento repentino de secreção de insulina, os açúcares são conhecidamente inflamatórios.

Sendo assim, eles são geradores de celulite em larga escala. Naturalmente, há questões genéticas e de estilo de vida que também influenciam isso.

Mas para acabar com a celulite, você precisa evitar ao máximo, o consumo de açúcares e de várias fontes: doces, refrigerantes, sucos industrializados, etc.

2° Farinha refinadas e industrializados

Aqui, apesar de serem grupos diferentes, colocamos eles juntos. Farinha branca e industrializados também geram muitos processos inflamatórios que vão diretamente ao encontro do aparecimento das celulites. Ou seja, evite-os ao máximo!

3° Álcool

O Álcool também deve ser evitado, quando pensamos na eliminação da celulite. Pela sobrecarga que ele gera no organismo, ocorrem processos inflamatórios que irão diretamente, aumentar as celulites.

Mas de nada adianta te dizer o que evitar, se não apontarmos o que comer, não é?

Alimentos que te ajudam a eliminar a celulite

1- Frutas, verduras e legumes

As frutas, verduras e legumes, fazem parte do grupo dos alimentos reguladores. Assim, estes tem a função de manter as atividades do organismo de forma equilibrada.

Eles ajudam inclusive, a reduzir processos inflamatórios. Neste sentido, eles ajudam e muito, no controle da celulite.

Whey Protein Growth Supplements

Em dúvida de quais fibras incluir em sua dieta? Veja esse artigo sobre as fibras para dieta. Nele você irá encontrar frutas, verduras e legumes para dieta focada em acabar com a celulite.

Temos também guias com os melhores carboidratos e as melhores fontes de lipídios (gorduras boas).

2- Proteínas magras

Ovos, carne e a depender do caso, derivados de leite, ajudam nisso também. Além de serem importantes para a manutenção da massa magra, as proteínas ainda ajudam o corpo a se recuperar dos processos inflamatórios existentes. Temos um guia completo aqui sobre as melhores fontes de proteínas para sua dieta.

3- Muita água!

As celulites são causadas também pelo excesso de retenção hídrica. E se você está retendo água, precisa oferecer ao seu organismo, mais água! Por isso, beba muito mais água. No mínimo, 30 mls por quilo corporal.

Na verdade, uma dieta que é focada na eliminação da celulite, nada mais é do que uma dieta saudável. A celulite, na maior parte dos casos, é só resultado de más escolhas alimentares.

Que exercícios devo fazer para eliminar as celulites?

Como a celulite está ligada a camada adiposa e a inflamação do organismo, não há exercícios ou treinos específicos para eliminar a celulite. Há sim, boas práticas.

A musculação é muito indicada para este objetivo. Ela aumenta o metabolismo, a eficiência do consumo de energia, aumenta a produção de testosterona e regula uma série de outros hormônios.

Além disso, os aeróbicos também são muito indicados para este objetivo, pelos mesmos motivos citados acima.

A frequência precisa ser de no mínimo, 3 vezes por semana. Mas quer que eu te fale a realidade? Faça pelo menos 3 treinos de musculação por semana e pelo menos 3 treinos aeróbicos.

Temos alguns exercícios e treinos que ajudam a reduzir a gordura e acabar com a celulite da perna e de outros locais do corpo, combinando essas duas atividades citadas, musculação e aeróbico.  Veja aqui: 16 Dicas para diminuir o percentual de gordura [FICHA DE TREINO]. É apenas um exemplo, mas para você ter uma noção exata de como deve ser focado os treinos para acabar com a celulite.

Você verá, se juntar isso com uma alimentação equilibrada, uma melhora incrível na redução das celulites.

No mais, a celulite é só sinal de que seu metabolismo poderia estar melhor.

Treine, coma direito, descanse e cuide do stress e verá como elas reduzem consideravelmente!

Bons treinos!

Clique para conhecer

Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo