Pesquisar

Treino na praia, como manter o condicionamento e os resultados

Quem vai para a praia e não tem uma boa estrutura para treinar, acaba tendo problemas. Separamos neste artigo, 5 dicas para manter o condicionamento e os resultados! 


PUBLICIDADE

Quem viaja para a praia agora no verão, acaba tendo algumas dificuldades para manter a rotina de treinos, ou então, para manter seu condicionamento e os resultados que você conquistou.

Porém, isso não pode ser um impedimento ou uma desculpa. O treino na praia pode acontecer de forma natural e constante, basta você saber usar as estratégias certas.

Treino na praia, como deve ser o planejamento dele?

Antes de dar as dicas práticas de treino na praia, preciso te falar da preparação destes treinos. Você pode, ao longo dos últimos meses do ano, ir preparando seu corpo para isso. Se você vai passar apenas uma semana na praia, pode usar este período como transição. Neste caso, você faz outras atividades, se mantém ativo, mas não faz musculação propriamente dita.

Ou então, você pode usar o período que você está na praia, para fazer um Taper. Neste caso, precisará aumentar consideravelmente a intensidade dos treinos, antes do período em que ficará na praia. Além disso, caso você opte por fazer o taper, saiba que sua dieta precisa ser muito bem equilibrada, para que ele traga de verdade, bons resultados.

A questão do planejamento de treino na praia precisa ser bem articulada. Afinal, há praias e praias, não é? Você pode ficar em uma praia que tenha uma ótima estrutura, ou em uma que seja mais retirada e não ofereça muitas opções para seu treino.

Leia também: => Planeje seu taper e tenha excelentes resultados na musculação

Vamos agora, as dicas práticas de como treinar na praia e não perder seu condicionamento e manter os resultados que conquistou!

Treino na praia, dicas práticas!

exercícios na areia

1- Se possível, procure uma academia

No geral, se você puder, treine em uma academia. Ela não precisa ter uma grande estrutura, mas que te ofereça o básico. Sei que o período é de férias e que você quer descansar. Mas para manutenção apenas, um treino de 30 minutos é mais do que suficiente. Depois, o resto do dia pode ser aproveitado.

Em praias maiores, é comum encontrarmos academias que fecham pacotes por “dias” que você treinar. Neste caso, não tem segredo. Feche um pacote de acordo com o tempo que pretende ficar na cidade e mantenha seu treino normalmente.

Aqui, vale frisar que se o seu foco é apenas manter o condicionamento, pode treinar 3 vezes na semana. Já é o suficiente.

Se você quer dar um up, daí precisa treinar mais vezes.  Independentemente do caso, a academia é uma excelente alternativa.

2- Busque equipamentos de peso livre

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Várias praias têm equipamentos para treino, geralmente na beira do mar, ou então, em praças. Com estes equipamentos, você pode fazer diferentes tipos de barras fixas, com pegadas abertas ou fechadas. Também pode fazer flexões, barras paralelas, agachamentos e abdominais.

Somente com estes treinos que citei, você já terá um treino para todos os principais músculos do corpo (dorsais, peito, braços, abdômen e coxas), sendo que outros músculos, como lombares e panturrilhas, são facilmente trabalhados também.

Enfim, com estes equipamentos, é muito simples de fazer um trabalho muscular de manutenção. Basta você adequar o volume dos exercícios, de acordo com seu condicionamento.

Leia também: => Como treinar sem aparelhos – Peito, tríceps e ombros

3- Compre um TRX

O TRX pode ser usado em muitos locais. Basta ele ter um ponto de apoio, que pode ser uma barra fixa ou até mesmo, um poste um uma árvore. Além disso, ele não ocupa espaço na mala e é facilmente transportado.

Com o TRX, você pode exercitar todos os principais músculos do corpo. Pode fazer puxadas, com diferentes amplitudes e pegadas, flexões e movimentos de supino, agachamento, abdominais e movimentos para os músculos lombares. Somando o trabalho do TRX, com os exercícios calistênicos, é possível ter um treino completo, mesmo sem uma grande infra-estrutura.

Leia também: => Treino com TRX: melhores exercícios, execuções e cuidados a serem tomados

4- Melhore seu condicionamento aeróbico

Muitas pessoas que fazem musculação, reclamam que não tem tempo de trabalhar com o condicionamento aeróbico. Talvez este seja o momento ideal. Corridas, caminhadas, HIIT na areia ou qualquer outro exercício aeróbico, pode ser feito sem qualquer equipamento. Basta um tênis!

Talvez, este seja o momento ideal para começar a base para o próximo ano, através de uma transição somente com movimentos aeróbicos. Assim, você mantem seu condicionamento físico, faz uma atividade diferente e tem uma base para a próxima periodização.

Dependendo de seus objetivos ou metas, este é o momento ideal para trabalhar apenas com exercícios aeróbicos. Primeiramente, você estimula seu organismo de uma outra forma. Segundo, você dá um “descanso” aos músculos que foram trabalhados o ano todo com a musculação.

Desta maneira, irá iniciar a próxima periodização de uma forma muito mais efetiva e segura.

5- Descanse!

Se você treinar bem durante todo o ano, fez uma dieta equilibrada e não cometeu excessos, talvez este seja o momento de descanso total. Muitas pessoas, não tem bons resultados, justamente por que não dão ao corpo, este período de descanso total. Se for apenas um ou duas semanas, pode ter certeza que isso não prejudicará os resultados obtidos durante o ano.

Isso não se aplica a todos, mas quem fez o dever de casa corretamente, pode usufruir deste descanso sem culpa.

Se você é do tipo “viciado”, vá caminhar, passear ou praticar esportes. Seu corpo irá agradecer uns dias de descanso!

Lista com exercícios de musculação na praia

abdominal na praia

Para ver uma lista de exercícios que podem ser feitos na praia, veja nosso artigo complementar completo aqui: Vai para a praia? Veja como manter seu treino (com vídeos).

Treino funcional na areia

Também temos um artigo para quem deseja fazer um treino funcional na areia, você pode ver as dicas aqui: Treinamento funcional na areia, benefícios e cuidados.

Estes são algumas das principais formas de fazer seu treino na praia e manter o condicionamento e os resultados que obteve. Se este é, seu único momento de descanso no ano, aproveite ele da melhor forma possível. Bons treinos!

Treino na praia, como manter o condicionamento e os resultados
Avalie este artigo

Artigo atualizado em

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de