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Qual o melhor horário para treinar?

Algumas perguntas são bastante comuns entre os praticantes de musculação, e uma delas se refere ao horário. É óbvio que cada um treina no horário que tem disponibilidade e que não existe uma resposta que possa de fato se encaixar para todas as pessoas. O treinamento parte do princípio da individualidade biológica, portanto, não existem receitas prontas. Existem pessoas que se sentem mais disposta em treinar de manhã, outras à tarde, outras a noite e por ai vai. Meu objetivo neste artigo é demonstrar as vantagens e desvantagens hormonais e qual o melhor horario para treinar?fisiológicas de cada horário. Mas de maneira alguma sou eu quem vai lhe dizer qual o SEU melhor horário, isto é muito pessoal.

Como o treinamento mexe com toda a estrutura metabólica do nosso corpo, questões hormonais, fisiológicas e psicológicas devem ser levadas em conta. Algumas pessoas acordam muito dispostas e outras demoram um pouco mais de tempo até de fato estarem preparadas para as atividades do dia a dia. Estes fatores, que não são fisiológicos ou metabólicos também têm de serem levados em conta.

O que os estudos falam sobre o melhor horário para se treinar?

Uma pesquisa da universidade do Mississippi nos EUA, que foi realizada com homens que já faziam treinamento de força com 2 treinos diferente, 2 vezes por semana cada. O grupo foi dividido em 2, sendo que um treinava de manhã e outro grupo a tarde. Os treinamentos eram de 45 minutos de treinamento de força, seguido de mais 45 minutos de treinamento aeróbico. Ao fim do período de 10 semanas o grupo que treinou no período da tarde teve um aumento de 3% de massa muscular e perda de 4% de gordura corporal. Já o outro grupo, o da manhã, não apresentou ganhos consideráveis de força e nem mudanças em sua composição corporal.

Este é um dos poucos estudos, e, diga-se de passagem, com uma população pequena, sobre a influência do horário sobre o treinamento físico. Ainda são necessários mais estudos sobre este tema e maiores esclarecimentos. Sobre este estudo da universidade do Mississippi, a explicação mais plausível, mesmo que não definitiva, é de que o treinamento no final da tarde estimulou o metabolismo no momento em que ele começa a desacelerar, que é no final do dia. Fatores como a alimentação também influenciam nestes fatores, afinal para ter um treino de qualidade pela manha, você tem de acordar pelo menos uma hora e meia antes de treinar, para ter tempo de se alimentar e dar um tempo para seu corpo metabolizar o que você ingeriu.

Sobre o treino noturno

O treinamento noturno, depois das 20 horas, bastante comum, por ser geralmente o horário que a maioria das pessoas tem disponível, tem algumas restrições. Inicialmente no que se refere ao cansaço e ao sono. Quem trabalhou o dia todo, fez outras atividades e está se aproximando da hora de dormir, já está com a musculatura fatigada e o treino pode não ter a mesma eficiência. Neste período também, o corpo precisa de mais insulina para que ele possa metabolizar certa quantidade de carboidrato, se comparado a outros períodos do dia.

Conclusão final

Diversos pesquisadores afirmam que o horário entre as 16 e as 19 é o melhor, devido a liberação de testosterona e diminuição do cortisol. Mas isto é óbvio, para alguém que acorda entre 6 e 9 da manhã. Algumas pessoas que não tem uma rotina pré estabelecida, também mudam os horários do treino. Esta não é uma prática nociva, desde que os intervalos entre os treinamento sejam respeitados e o descanso não afete os resultados. Enfim, o horário que você treina é algo bastante pessoal, afinal cada um de nós tem horários, rotinas, ocupações e alimentações diferentes. Escolha o seu melhor e não deixe de treinar!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

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