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Mandioquinha – O que é, seus benefícios, calorias e como preparar

A mandioquinha (batata-baroa) é um carboidrato complexo que se consumida regularmente, proporciona vários benefícios para saúde, conheça sua origem e as melhores formas de preparar.

A mandioquinha ou batata-baroa, como também é chamada em algumas regiões do pais, é uma espécie de tubérculo que cresce embaixo da terra, ou seja, é uma raiz de uma planta herbácea.

Muito saudável e rica em vitaminas e minerais, a mandioquinha é hoje um dos alimentos mais consumidos do país, sendo quase tão importante quanto a batata inglesa.

No artigo de hoje, iremos entender um pouco mais sobre ela, seus benefícios para a saúde, suas propriedades e as melhores formas de consumi-la e armazena-la. Confira logo abaixo tudo que separamos!

Origem da mandioquinha – sua história

Como muitas pessoas imaginam, a mandioquinha é bem típica da nossa região. Ela foi inicialmente cultivada na América Latina na colômbia, pelos nativos há inúmeras décadas. Há registros de que antes mesmo da colonização ela já estava presente na vida dos colombianos antigos.

No Brasil, o cultivo acontece em quase todo o país, passando pela região central e indo até a região sudeste, onde o nome mandioquinha é mais difundido.

No nordeste, porém, ela é típica e cultivada em diversos estados. Com um sabor atraente, é difícil quem não goste de porções de mandioquinha, o que a torna fácil de ser vendida, fazendo com que seu cultivo seja cada vez mais maior.

Embora um pouco calórica, ela tem uma boa aceitação do público devido à sua versatilidade e era consumida por povos mais antigos que precisam de um alimento para matar a fome rapidamente e trazer energia.

E essa ideia segue firme até hoje, já que a mandioquinha ainda é fortemente relacionada aos treinos de intensidade, assim como a batata-doce.

Utilidades da mandioquinha

A mandioquinha pode ser utilizada de diversas formas possíveis, desde sendo cozida e ingerida apenas com um pouco de sal até pratos bem mais elaborados, como purês e acompanhamento de carnes e frangos.

Uma forma bem típica de consumo é sua fritura em tiras, servidas em bares e restaurantes do país todo. Porém, se o seu objetivo é emagrecer ou manter a saúde, essa é a versão menos indicada, já que ela tem que ser embebida no óleo para ficar crocante e saborosa.

Opte pela versão cozida ou mesmo assada, sempre temperando com ervas, cebola ou alho, evitando temperos mais industrializados ou mesmo excesso de manteiga. É bom já adiantar que a mandioquinha é um pouco calórica e aumentar as calorias não é uma boa ideia para quem está de dieta.

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Propriedades e Calorias

Em 100 gramas de mandioquinha cozida ou assada temos cerca de 80 calorias (lembrando que quando assada, o índice glicêmico pode aumentar). Levando em conta que o consumo pode ultrapassar facilmente essa quantidade, é preciso ter cuidado com os excessos, pois uma porção média pode ter quase 300 calorias.

Se for frita, esse valor pode duplicar. Por isso, evite ao máximo essa versão, já que as gorduras em excesso, além de engordar, podem fazer mal para sua saúde no geral.

 Na mandioquinha também encontramos fibras, proteínas e uma série de vitaminas, como a vitamina A, a vitamina B, vitamina E, fósforo, ferro e até cálcio.

Tendo todas essas propriedades em mente, precisamos lembrar que a mandioquinha também é rica em carboidratos (seu principal macronutriente),ou seja, ela é ótima para dar aquela energia extra para o dia-a-dia, já que o carboidrato ajuda muito nesse sentido.

Índice glicêmico

A mandioquinha quando cozida por 20 minutos, tem seu índice glicêmico (IG) considerado médio, em torno de 62% segundo tabela disponibilizada pela USP.

Benefícios da mandioquinha para a saúde

A mandioquinha é excelente para a saúde, embora seja sempre recomendada a versão mais saudável de preparado, evitando frituras sem necessidade. Nesse caso, ela pode ajudar e muito a complementar sua dieta. Vamos aos seus principais benefícios comprovados:

– Emagrecimento

Pode parecer contraditório, mas a mandioquinha pode ajudar a emagrecer. Isso porque ela traz uma boa sensação de saciedade, especialmente quando cozida, fazendo com que a próxima refeição seja bem mais distante e menor.

Para o almoço, por exemplo, ela é uma ótima opção – além disso, ela é ótima para o pré-treino, levando energia à atividade. Consuma, porém, no mínimo uma hora antes de ir para a academia para não se sentir mal durante as séries.

– Saúde dos ossos

Outro benefício excelente para quem faz atividades físicas é a ação da mandioquinha para os ossos. Isso acontece porque ela é rica em cálcio, fósforo e magnésio, além do ferro.

Eles juntos promovem proteção aos músculos e também às articulações no geral, tornando-a excelente para quem sofre de dores ou mesmo precisa de mais força.

Embora ela seja um pouco mais pesada, é indicada, como dissemos, no pré-treino, ajudando a aumentar a resistência e até mesmo o peso na musculação.

Obviamente, a mandioquinha sozinha não representa uma mudança completa em um quadro de dores, por isso, sempre procure seu médico para mais informações.

– Saúde do coração

Esse é um benefício não comprovado da mandioquinha, porém, que vem sendo cada vez mais difundido entre os nutricionistas.

 A mandioquinha tem vitamina A, que é excelente para a saúde cardiovascular, além de vitaminas do complexo B, que aumentam a absorção de gorduras e podem diminuir o risco de infartos.

Mais uma vez, lembramos que esse benefício é relativo a toda sua dieta, porém, alimentos como a mandioquinha podem ajudar muito nesse processo de melhora da alimentação.

– Digestão

Por fim, o benefício mais conhecido da mandioquinha é a saúde digestiva. Rica em fibras, ela ajuda o corpo a eliminar toxinas e promove melhora de órgãos como estômago e intestino.

Quem sofre de dores e gases pode se beneficiar do consumo semanal e até mesmo otimizar o processo digestivo.

No geral, a dica é consumir até 100 gramas por vez, não só pelas calorias, mas porque ela pode ser mais pesada para um dia comum e causar desconfortos se ingerida em excesso.

Também não esqueça, mais uma vez, de evitar a versão frita, que pode prejudicar sua saúde.

Melhores formas de preparo

Purê de mandioquinha
Purê de mandioquinha, uma das formas mais conhecidas de preparo.

As formas mais saudáveis de preparo da mandioquinha para quem está de dieta, seja para emagrecer ou ganhar massa muscular, certamente é cozida. Seja para consumir cortadas em pequenos cubos, em saladas ou também na forma de purê.

O famoso escondidinho de purê de mandioquinha, que na receita original é usado carne seca. Por ser calórica, conter grande quantidade gorduras e sódio, a carne seca pode ser substituída na receita por frango desfiado ou carne moída magra, como o patinho por exemplo. Deixando seu escondidinho mais saudável e ainda saboroso.

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Armazenamento da mandioquinha

Por ser um alimento bem robusto e protegido por uma casca, a mandioquinha é bastante durável, assim como uma batata.

Se você optar por compra-la em uma semana, ela pode durar quase 15 dias se armazena com cuidado em locais arejados ou mesmo na geladeira. Diferente de vegetais, a mandioquinha pode ser congelada e, nesse caso, pode durar meses armazenada dessa forma.

Se você não for utilizá-la agora e não quer perder, basta separar em potes e congelar. Depois, descongele e cozinhe normalmente.

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O sabor não é alterado e nem mesmo os nutrientes e os benefícios que citamos. Mas cuidado com o armazenamento fora da geladeira e sempre fique de olho para ver se ela não está estragando.

Lembre-se que mesmo sendo um alimento mais durável, ainda é in natura e sem conservantes, logo, tem um limite de tempo que pode ficar fora da refrigeração.

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