Pesquisar

5 Dicas de como quebrar a estagnação do emagrecimento

Muitas pessoas visam emagrecer, mas acabam não conseguindo atingir seu objetivo, porque acabam estagnadas. Neste artigo, você aprenderá a quebrar a estagnação do emagrecimento.

quebrar estagnação como continuar emagrecer


PUBLICIDADE
No começo você está determinado (a), faz tudo certo e o resultado começa a aparecer. Você treina, faz dieta e começa a perder peso.

Porém, depois de alguns meses, fazendo exatamente a mesma coisa, você sente que não tem mais resultados. Você sente que estagnou seu emagrecimento. O que fazer?

Naturalmente cada caso é um caso. Há especificidade. Porém, no geral, os erros que acabam gerando a estagnação, acabam sendo muito comuns.

Lembrando que o emagrecimento é um processo multifatorial, precisamos trabalhar com algumas variações, para que ele não entre em um processo de estagnação.

Por que o emagrecimento fica estagnado?

Imagine que você tem como meta emagrecer 10 kg. Se você é uma pessoa sedentária e sem controle da alimentação, apenas praticando exercício físico e reduzindo as porções de alimentos, vai perder peso no início. Porém, depois de algum tempo, tudo isso fica mais difícil.

Esta estagnação é natural. Nosso corpo recebeu um forte estímulo e se adaptou. Usou as reservas de energia (gordura).

Porém, como a gordura é fundamental para a sobrevivência, naturalmente e o corpo vai buscar formas de “economizar” nesta perda. Por isso, precisamos de estratégias que mantenham o emagrecimento por mais tempo.

Naturalmente, quanto mais o tempo passa, dentro do processo de emagrecimento, mais lentos se tornam os ganhos.

Mas há formas de potencializar o emagrecimento como um todo, quebrando a estagnação.

5 dicas para quebrar a estagnação do emagrecimento

1- Mais treinos semanais

Emagrecimento é igual a déficit calórico. Se precisamos gastar mais calorias, se aumentarmos as sessões semanais, teremos um aumento geral maior. Teremos estímulos em sequência e no final das contas, mais calorias gastas.

Naturalmente que você não precisa treinar todos os dias. Você pode, por exemplo, treinar 5x por semana. Assim, terá 2 dias de descanso.

Porém, é fundamental que você estes treinos não sejam feitos apenas para aumentar as sessões semanais.

Você precisa que ele seja integrado, que os estímulos sejam pensados para melhorar o gasto calórico total.

Se você não consegue, por exemplo, treinar aos finais de semana, pode ir a um parque caminhar, pedalar ou fazer alguma atividade que gere gasto calórico.

Leia também:

Como perder barriga: Exercícios e dieta

2- Alterne a ingestão de carboidratos

Nem todas as pessoas podem fazer dietas low carb. Porém, manipular com inteligência os carboidratos podem ser muito úteis para quem quer quebrar o platô de emagrecimento.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Por exemplo, você pode ter dias, ou mesmo refeições, onde reduz a quantidade de carboidratos.

Desta maneira, você faz com que todo o seu sistema bioenergético tenha que se adaptar e consequentemente, vai trazer uma quebra no platô de emagrecimento.

3- Modifique seu treino

Se você faz o mesmo treino sempre, seu corpo acaba se adaptando e para de evoluir. Com isso, o gasto calórico acaba sendo menor. Por isso, é muito importante que seu treino tenha uma variação de estímulos.

Por exemplo, se você faz apenas exercícios aeróbicos, invista no treinamento de força como complemento.

Se você faz apenas musculação, modifique as variáveis do treino e otimize os treinos aeróbicos. Treino igual, sem mudar nada, não vai te levar a lugar algum.

Mas é importante salientar que isso não significa que você deva partir para exercícios fora do comum.

Apenas mexendo nas variáveis, como volume, intensidade, descanso e carga, já é possível ter excelentes resultados.

4- Melhore seu condicionamento físico

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas estão treinando e seu condicionamento físico permanece o mesmo. Na verdade, esta é uma questão que complementa a dica acima.

Se você não melhorar sua força, resistência e demais qualidades físicas, seu corpo acaba acomondando o estímulo.

Assim, seu treino continua tendo gasto calórico, mas menor do que teria com um treino visando o aumento do condicionamento físico.

Por isso, use mais movimentos de força, aumente as cargas totais e trabalhe com melhora do Vo2 máximo.

Leia também:

Como melhorar o condicionamento aeróbico!

5- Tenha paciência

Ninguém emagrece, de forma saudável, em uma velocidade fora do comum. Muitas pessoas que acham que estão em um platô de emagrecimento, não apresentam esta condição. Elas apenas querem manter o mesmo nível de perda de peso do início e sabemos que isso é impossível.

Leia também:

Quer saber como Emagrecer Rápido? 7 Dicas que valem ouro!

Devagar e sempre!

Estas são algumas das formas mais básicas de conseguir quebrar a estagnação do emagrecimento. Aplique-as, de acordo com o que seu treinador e nutricionista indicam.

Bons treinos!

5 Dicas de como quebrar a estagnação do emagrecimento
4.2 (84%) 5 votes

Artigo atualizado em

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de