Página Inicial » Treinos » 10 Benefícios da musculação e tudo o que você precisa saber!
Benefícios da musculação

10 Benefícios da musculação e tudo o que você precisa saber!

Existem milhares de benefícios da musculação, que transcendem apenas questões estéticas. Você conhece os principais?

A musculação é com certeza, uma das principais atividades físicas praticadas pela população. Mas no geral, a maioria das pessoas não conhece seus reais benefícios. Ao contrário do que muitos acreditam, ela não se resume apenas a hipertrofia muscular.

Há inúmeros benefícios da musculação, que são desconhecidos do grande público. Isso faz com que haja algum preconceito e com isso, as pessoas não desfrutem destes benefícios!

10 benefícios da musculação que são fundamentais para toda pessoa!

1- Aumento do metabolismo basal

A musculação é um exercício anaeróbico e resistido. Isso faz com que ela atue diretamente sobre nosso metabolismo basal. Desta maneira, emagrecer por exemplo, fica muito mais fácil. Além disso, com o metabolismo mais rápido, temos uma melhora em diversos outros elementos metabólicos.

Mas como isso acontece? Basicamente, a musculação faz com que o tamanho, atividade e a irrigação sanguínea dos músculos aumentem. Isso faz com que o corpo precise de mais “esforço” para manter estes tecidos ativos.

Diferentemente da gordura, os músculos são tecidos altamente ativos, que necessitam de grande aporte energético e metabólico. Com isso, aumentando a atividade e o tamanho dos músculos, teremos um metabolismo muito mais acelerado e eficiente.

Leia também => Calculadora da Taxa Metabólica Basal (Método Harris-Benedict)

2- Melhora da funcionalidade

Este é de longe, o principal benefício da musculação. Afinal, não importa se você busca resultados estéticos ou apenas qualidade de vida, sua funcionalidade é fundamental. Como a musculação vai trabalhar com aumento de massa muscular, melhora da força e resistência muscular, teremos uma melhora considerável em todos os elementos da funcionalidade.

Por exemplo, uma pessoa que tem dificuldades em levantar objetos relativamente leves, tem uma funcionalidade prejudicada. Com a musculação, conseguimos mudar isso de forma eficiente.

Mas para isso, o treino precisa ser eficiente e planejado de acordo com suas necessidades!

3- Melhora do condicionamento físico

A força é um dos fundamentos mais básicos do condicionamento físico. Na verdade, há muitos estudiosos, como Antonio Carlos Gomes, que preconizam que ela é a base para qualquer outra qualidade física.

Desta forma, a musculação vai atuar diretamente na melhora do condicionamento físico. Sendo bem aplicada, de acordo com suas necessidades, você terá excelentes resultados em termos de melhora de força, resistência, coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio.

Isso na verdade, está diretamente atrelado ao item 1, da funcionalidade. Por isso, a musculação é altamente indicada para idosos, por exemplo.

4- Melhora do sistema imunológico

Cada treino de musculação, gera microlesões em níveis celulares (nas células musculares). Desta forma, o corpo vai buscar formas de “cicatrizar” tais microlesões. Com isso, o corpo otimiza de forma direta, mecanismos imunológicos.

Isso, com o treinamento em longo prazo, faz com que todo o sistema imunológico fique muito mais eficiente. Além disso, a musculação ainda melhora de forma direta, a secreção e metabolismo de inúmeros hormônios que vão auxiliar na melhoria do sistema imunológico.

5- Emagrecimento

Já tratamos disso neste artigo (Como emagrecer fazendo musculação), a musculação é altamente eficiente para o emagrecimento. Em muitos casos, até mais eficiente do que alguns métodos de treino aeróbico.

Basicamente, ela vai atuar em diferentes frentes para aumentar os processos de lipólise. De forma geral, a musculação aumenta o metabolismo basal, aumenta a secreção de hormônios lipolíticos, gera um gasto calórico acentuado e mais prolongado.

Desta maneira, ela é altamente eficiente no processo de emagrecimento. É lógico que para isso, precisamos de uma boa qualidade do treino e principalmente, adequação. O treino de musculação para emagrecimento é diferente de um treino de musculação para hipertrofia. Mas com certeza, um dos principais benefícios da musculação é o emagrecimento!

6- Prevenção de doenças

Inúmeras doenças, como a diabetes por exemplo, podem ser prevenidas ou amenizadas com a prática de musculação. Aqui, para explicar cada uma delas, precisaríamos explicar cada uma delas. No caso específico da diabetes, temos uma melhora na captação da glicose. Isso previne a doença ou ameniza seus efeitos.

Mas isso se aplica a inúmeras outras doenças, como hipertensão arterial, asma, artrite e outras doenças ósseas ou articulares, entre outras milhares de doenças.

É lógico que apenas a musculação, sem um estilo de vida saudável, fará milagres. Mas com uma dieta equilibrada, qualidade de vida e musculação, você pode prevenir ou amenizar milhares de doenças!

7- Adaptação a diferentes níveis e objetivos

benefícios em treinar academia

Muitos esportes como a corrida ou as lutas, acabam tendo um público mais segmentado. Afinal, estes esportes exigem um nível de condicionamento ou estrutura corporal, que nem todas as pessoas tem.

Em compensação, a musculação é altamente versátil e pode ser feita por um atleta de alto rendimento, ou por um idoso sedentário. Precisamos apenas organizar o treino de uma forma que se encaixe nas necessidades de cada pessoa.

Como temos possibilidades infinitas de exercícios, podemos adequar os movimentos para a individualidade de cada um.

Esta adequação é um dos principais benefícios da musculação. Você, que está lendo este texto, com certeza pode fazer musculação, caso as adaptações necessárias sejam feitas.

Para que isso aconteça, porém, você precisa do acompanhamento de um bom profissional.

Leia também => Musculação para adolescentes, indicada? Contra-indicada? Traz riscos?

8- Prevenção de lesões

Um atleta, independentemente da modalidade, precisa fazer musculação, para também, prevenir lesões. Isso vale para você também.

Praticamente todas as lesões podem ser amenizadas ou prevenidas com a prática continua de musculação. Isso porque, a musculação vai fazer com que as articulações sejam mais estáveis e com isso, estejam menos propensas a lesões.

É lógico que em alguns casos, as lesões irão ocorrer. Até mesmo na prática da musculação, caso ela não seja bem feita, poderemos ter lesões. Porém, a gravidade e principalmente a recuperação delas, será muito mais rápida, se você for praticante de musculação.

9- Estética

Por mais que esta não seja a principal finalidade, não posso deixar de citar como um dos grandes benefícios da musculação, a estética. Você irá melhorar sua composição corporal, terá mais tônus muscular e poderá melhorar a definição e o “desenho” dos músculos.

Isso não se trata de mera vaidade. Está ligado a melhora da qualidade de vida, aceitação e autoestima.

Por isso, a estética precisa ser vista como um dos grandes benefícios da musculação!

Leia também => Hipertrofia feminina – 13 dicas para ter melhores resultados

10- Desenvolvimento pessoal

Se você começar a treinar, vai precisar de determinação, foco e disciplina. Desenvolvendo estas qualidades pessoais, toda a sua vida será impactada.

Além do desenvolvimento destas qualidades, você ainda será muito mais produtivo, pois terá mais disposição e foco.

Os benefícios da musculação são muitos. Mas para que você tenha eles em sua vida, precisa ser um praticante constante. Pare de dar desculpas e mude sua vida com a musculação. Sempre treine com a orientação de um bom profissional!

Bons treinos!

10 Benefícios da musculação e tudo o que você precisa saber!
Avalie este artigo

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de

Send this to a friend