fbpx
Pesquisar

5 Benefícios da continuidade sobre os resultados na musculação

A musculação, assim como qualquer exercício físico, se torna cada vez mais benéfica, com o treinamento em longo prazo. Neste artigo, iremos tratar destes benefícios e como montar uma estratégia de longo prazo.

Benefícios continuidade resultados musculação


PUBLICIDADE

Imediatismo é, sem sombra de dúvidas, algo que deve ser extinguido de sua personalidade. Pelo menos, quando falamos em musculação. Mas convenhamos, não é simples.

Tudo gira em torno dos “resultados milagrosos em semanas”. Mas na prática, aqui fora no mundo real, sabemos que nada acontece do dia para a noite.

É na continuidade, na disciplina, que a musculação se mostra como uma prática fantástica.

E não falo apenas de estética. Ela é muito beneficiada, mas é na saúde que realmente temos uma melhora considerável.

Por que treinar musculação de forma contínua sempre será a estratégia mais inteligente?

Para entender melhor o poder da continuidade, é preciso listar os principais benefícios que a musculação traz, em longo prazo, para seu corpo.

Vamos aos principais!

1- Funcionalidade

Com o passar do tempo, uma das grandes preocupações de nossa vida, passa a ser a funcionalidade.

Fazer as atividades que estamos adaptados, sem um esforço acima da média. Mesmo com o envelhecimento, que compromete nossa funcionalidade, o praticante de musculação consegue manter uma alta qualidade em suas atividades de vida diária (AVDs).

2- Qualidade muscular

Já reparou como alguns fisiculturistas ficam muito melhores com o tempo? Como pessoas que treinam por longos anos tem físicos muito mais densos e proporcionais?

Isso se chama maturidade muscular, quando seus músculos foram adaptados em um nível muito elevado, aos estímulos do treino.

Esteticamente, isso traz uma melhora fantástica. Músculos mais densos, mais facilidade em manutenção de massa muscular e da composição corporal.

Leia também:

10 Benefícios da musculação e tudo o que você precisa saber!

3- Possibilidade de correções de forma mais efetiva

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Praticamente todos nós temos algum grupo muscular que se desenvolve de forma mais lenta. Com o treinamento em longo prazo, porém, é possível corrigir isso, tornando o corpo mais harmônico e esteticamente mais bonito.

Por exemplo, alguém que tem dificuldades em desenvolver as panturrilhas, pode usar de estratégias que vão trazer uma melhora considerável neste grupamento muscular, mas que demandam tempo para que os resultados sejam visíveis.

4- Melhora da consciência corporal

Por mais que os resultados se tornem muito mais lentos com o tempo, eles acabam sendo mais consistentes.

Primeiramente, por que há uma melhora na qualidade dos movimentos. Alguém que treina corretamente por anos, vai ter uma consciência corporal muito melhor. Assim, há mais ativação muscular e os resultados dos treinos, se tornam muito mais relevantes.

5- Melhora de todas as funções orgânicas e prevenção de doenças

Este é, sem sombra de dúvidas, o mais palpável dos benefícios. Uma pessoa que faz musculação por um longo período, está prevenindo milhares de problemas. Há estudos que inclusive, relacionam a prática de musculação com a prevenção ao câncer.

Ainda temos os benefícios de melhorar todas as funções orgânicas do corpo de forma exponencial. Uma pessoa que pratica musculação de forma regular, terá uma saúde muito acima da média.

Leia também:

50 Dicas de Musculação para Acelerar Seus Resultados!

Mas e como criar um mindset para treinar em longo prazo?

Agora sim entramos no ponto crítico. Saber dos benefícios, provavelmente você já sabia. Mas e por que a maior parte das pessoas não consegue manter isso?

Primeiramente, porque falta um planejamento de longo prazo. No começo, quando tudo é “maravilhoso” e os resultados surgem em semanas, parece ser fácil.

Mas e depois? Quando você treinar por meses e aparentemente, não são visíveis melhoras? Lógico que elas existem, mas se tornam mais lentas….

O primeiro ponto é o planejamento. Quando se começa a treinar, precisa-se pensar em como será a construção, para que em alguns anos, tenhamos uma mudança profunda no corpo.

Mas, com toda a certeza, é na forma de pensar, no mindset, que deve ser feita toda a preparação.

O primeiro passo é entender que a disciplina é a ponte que te liga as realizações. Não será um método, uma dieta ou um exercício especifico que te fará ter sucesso. É a consistência, dia após dia.

Começar a pensar em cada treino, como um tijolinho de um grande castelo, tira o imediatismo de sua mente. Pelo menos deveria.

Além disso, não tenha um objetivo apenas estético. Pode ser que com o tempo, ele deixe de ser importante para você. Pense na sua saúde. Nos benefícios do treinamento.

Para completar, trace pelo menos uma meta de longo prazo. Essa meta deve ter a duração de pelo menos, 5 anos.

Lute para treinar, de forma consistente, por pelo menos 5 anos.

Não que este seja um número mágico. Porém, quem treinar por pelo menos 5 anos, tem muito mais chances de ter incorporado esta prática a sua vida. Com isso, as chances de desistências se tornam muito menores.

Leia também:

Musculação para Mulheres – Os 7 Grandes Benefícios!

Exercício físico é algo do dia a dia, da rotina. Você precisa pensar nele como uma forma de melhorar sua vida. Sempre treine com acompanhamento profissional. Bons treinos!  

Sobre Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *