Pesquisar

BCAA Engorda ou Emagrece? (Com base em estudos)

O BCAA é um suplemento amplamente utilizado por praticantes de exercícios físicos. Mas será que o BCAA engorda ou emagrece? Veja neste artigo!

BCAA engorda ou emagrece?

Suplementos de proteínas são com certeza, os campeões de venda e utilização. Entre os mais usados, temos o BCAA, um suplemento composto pelos aminoácidos essenciais (Leucina, valina e isoleucina).

Por sua composição se dar por aminoácidos que não são produzidos pelo organismo, eles necessitam ser ingeridos através de alimentos na dieta e quando necessário, através de suplementos concentrados de BCAA, ou até mesmo através do suplemento a base da proteína do soro do leite, o famoso Whey Protein.

Entre as principais funções de se ingerir o suplemento de BCAA temos:

  • o aumento da síntese proteica;
  • evitar o catabolismo muscular;
  • e auxiliar na geração de energia.

E é justamente esta questão de auxiliar na geração de energia, que faz com que muitas pessoas acreditem que BCAA engorda.

Índice – Principais itens sobre BCAA engordar ou emagrecer nesse artigo:

BCAA realmente engorda?

É preciso entender de que forma um alimento auxilia no processo de aumento de gordura. O tecido adiposo nada mais é do que uma reserva energética.

Desta maneira, um alimento que vai te engordar é aquele que oferece ao organismo uma grande quantidade de energia, que não é usada e por isso, armazenada no tecido adiposo.

Leia também:

BCAA: O que é, para que serve, como tomar, benefícios, funções e efeitos colaterais

Então BCAA não tem como engordar?

Até tem, mas em quantidades muito grandes. Somente com uma ingestão muito elevada de proteínas, é que estas são convertidas em tecido adiposo. Neste caso, ingerir o BCAA não vai te engordar, desde que você faça o que o seu nutricionista ou o fabricante indica.

Para que você tenha uma ideia, como o suplemento de BCAA é composto basicamente por proteínas, ele tem 5 kcal por cada grama. Se você ingerir 4 cápsulas, estará ingerindo menos de 20 calorias. Ou seja, em termos energéticos diretos, oriundos de calorias, é irrisório.

Mas como então o BCAA ajuda na geração de energia?

Shake de suplementos

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Simples, como ele é composto por aminoácidos, que são absorvidos de forma mais fácil do que as proteínas inteiras, ele vai ajudar no processo de geração de energia. Isso, caso os estoques de glicogênio estejam mais baixos.

Para que você tenha uma ideia, conforme Weineck (2005) preconiza, os aminoácidos de cadeira ramificada também são muito úteis para a otimização no processo de geração de energia, como ocorre nos esportes de endurance. Ou seja, este não é um suplemento apenas para praticantes de musculação que buscam melhorar seus níveis de hipertrofia.

Além disso, o fato de que os aminoácidos ajudam na obtenção de energia, faz com que ele ajude diretamente no processo de preservação de massa muscular.

Mas em termos calóricos, ou de acumulação de tecido adiposo, não, o BCAA não engorda. Ele é um aminoácido e se usado da forma correta, será utilizado pelo organismo para reconstruir tecidos, musculares ou não.

Isso por que para ser considerado um suplemento “engordativo”, ele precisa agir diretamente na dinâmica energética, fazendo com que haja acumulo de gordura. Isso não acontece com uma suplementação comum de BCAA.

Se ele não engorda, será que auxilia no processo de emagrecimento?

BCAA emagrece?

Se ele não engorda, auxiliar no processo de emagrecimento seria ótimo, não é? Como sendo aminoácidos, os BCAAs fazem com que o organismo tenha que fazer mais “esforço” para absorver aqueles nutrientes. Isso ajuda no contexto, mas não é algo que seja totalmente determinante no emagrecimento.

Isso falando-se isoladamente do BCAA. Somente utilizá-lo, sem uma estratégia mais ampla, não trará qualquer resultado em termos de emagrecimento.

Porém, se ele for usado com uma estratégia de treino e dieta, com toda a certeza ajuda a compor um ambiente favorável ao emagrecimento.

Ele aumenta a síntese das proteínas, vai otimizar a utilização de energia e reduz os processos de fadiga (Tenório, 2012).

Em termos práticos, o BCAA não emagrece. Ele ajuda em um contexto, mas não provoca emagrecimento. Para que isso aconteça, você precisa de um gasto calórico negativo e uma dieta com boa qualidade nutricional. Neste sentido, não espere um alimento ou apenas uma estratégia para emagrecer.

Realizamos um enquete algum tempo atrás com nossos leitores, onde eles puderam votar em qual suplemento de BCAA eles consideravam o melhor.

Com o resultado da enquete, nos listamos as melhoras marcas nesse artigo aqui:  Qual o Melhor BCAA do mercado em 2018? – Veja agora nossa lista atualizada! Vale a leitura para você não cometer erros na hora de comprar!

Mas então, se o BCAA não engorda, mas também não emagrece, ele é útil?

Vale a pena usar o BCAA?

Vale a pena usar

Como todo e qualquer suplemento, depende de sua rotina e de seus objetivos. Se você tem uma dieta rica em proteínas, com boa variabilidade de fontes, seu corpo já terá a oferta de aminoácidos essenciais que ele precisa.

Da mesma maneira, alguns suplementos como o Whey Protein de boa qualidade, já oferecem estes aminoácidos em sua oferta.

Porém, para muitas pessoas, o BCAA é bastante interessante sim. Em termos de hipertrofia, ele é algo que pode ser de grande utilidade, principalmente em pessoas com dieta pobre em proteínas.

Desta maneira, o BCAA precisa ser integrado de acordo com suas necessidades, de preferência, prescrito por um nutricionista.

Para pessoas que visam o emagrecimento, ou a melhora da performance, o BCAA é bastante interessante também.

Primeiramente, por que ele ajuda a manter seus níveis de massa muscular.

No caso do emagrecimento, temos uma dieta com menor oferta de calorias, o que vai fazer com que seja fundamental ter uma estratégia de manutenção de massa muscular.

Isso inclui usar alimentos e suplementos como o BCAA, que tem pouca quantidade calórica, mas que auxiliam diretamente na manutenção da massa magra.

Para pessoas preocupadas com o desempenho, ele também é muito importante.

Além de melhorar a eficiência bioenergética, ele ainda auxilia no processo de manutenção de massa magra.

Para praticantes de esportes de endurance, este é um ponto muito, mas muito importante.

Afinal, com os treinos altamente exaustivos e elevado volume, é natural que sejam usados mais aminoácidos como fonte energética.

Conclusão

BCAA não emagrece e nem engorda, afinal sua função é outra. Ele é um aminoácido essencial e assim sendo, tem função construtora dentro do metabolismo energético.

Por isso, use o BCAA de forma inteligente e integrado a uma estratégia inteligente de treino e dieta. Sempre treine com a orientação de um bom profissional.

Bons treinos!

Referências:
WEINECK, J. Biologia do esporte. 7. ed. São Paulo: Manole, 2005.
TENÓRIO, M. C. C. Eficiência da utilização de aminoácidos de cadeia ramificada como recurso ergogênico no exercício de endurance. Revisão sistemática. EFDeportes.com, 2012.

BCAA Engorda ou Emagrece? (Com base em estudos)
4.3 (85%) 4 votes

Artigo atualizado em

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de