fbpx
Pesquisar

7 Exercícios proibidos para quem tem hérnia de disco

A hérnia de disco é um problema que afeta milhares de pessoas e que prejudica em muito a funcionalidade e a forma como as pessoas treinam. Veja neste artigo, alguns exercícios proibidos para quem tem hérnia de disco!

hernia de disco exercícios proibidos musculação

Eu recebo muitas dúvidas, quase que diariamente, sobre elementos ligados a treinos, exercícios e todo este contexto. Eu percebo, constantemente, dúvidas relacionadas a exercícios que podem e exercícios que não podem ser executados por pessoas que possuem hérnia de disco.

Esta patologia, traz muitas dúvidas e exige do profissional que acompanha os treinos, determinados cuidados.

Alguns exercícios são proibidos neste caso. Quando falo em proibidos, é importante ressaltar alguns pontos. É preciso entender que há vários níveis de hérnia de disco, que ela pode ter diferentes localizações e que tudo depende da individualidade.

Neste ponto, a relação entre educador físico, fisioterapeuta e ortopedista, é fundamental. Juntos, estes 3 profissionais poderão fazer com que a pessoa que possui hérnia de disco, tenha muito mais qualidade de vida e pare de sofrer com as dores da patologia.

Antes de falar especificamente dos exercícios proibidos para quem possui hérnia de disco, preciso fazer uma breve explicação sobre a hérnia de disco em si!

Tipos de hérnia de disco

A hérnia de disco, também conhecida como protrusão discal, acontece quando um disco intervertebral se desloca, de forma lateral, anterior ou posterior. Isso faz com que o disco intervertebral comprima o nervo que passa por este local, causando grandes dores.

Então, a hérnia de disco pode ter vários estágios de protrusão, ocorrer em qualquer região da coluna e principalmente, ter direções diferentes.

Isso faz com que os exercícios que irei citar adiante, tem que levar em conta tais fatores.

Por exemplo, alguns exercícios que são proibidos para pessoas que possuam uma hérnia de disco em um grau mais avançado, localizada posteriormente, possam ser executados por alguém que tem uma em estágio inicial, em outra direção.

Por isso que o trabalho do fisioterapeuta, do ortopedista e do educador físico, em conjunto, é fundamental. Para avaliar o que é mais indicado para cada caso.

Desta forma, os exercícios “proibidos”, dependem de uma série de fatores.

Exercícios proibidos para quem tem hérnia de disco, o que você precisa saber

Eu quero te dar uma abordagem generalista neste artigo. Não tome isso como verdade universal, de maneira radical. Um bom treinador, avaliará isso da melhor forma possível. O que vou te mostrar, são exercícios que no geral, são proibidos para quem tem hérnia de disco.

Mas lembre-se, proibido para um, não quer dizer que seja proibido para todos.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

1- Agachamento com carga

Há um problema no agachamento, que faz com que ele seja muito pouco indicado para quem possui hérnia de disco. A carga, seguindo a direção da gravidade, acaba comprimindo os discos intervertebrais. Some isso ao fato de não haver apoio para a coluna e teremos um quadro que pode comprometer bastante a saúde da coluna de alguém que possua hérnia de disco.

A carga vertical é um dos problemas que precisa ser evitado, por grande parte das pessoas que possuem hérnia de disco.

Se a hérnia for posterior, isso se torna ainda pior. Por isso, uma pessoa com o quadro de hérnia de disco, deve evitar o agachamento.

Mas Sandro, mesmo que bem executado? Depende…

Mesmo com uma boa execução, mantendo as curvaturas fisiológicas da coluna preservadas, há chances de haver uma compressão mais acentuada. Na maioria dos casos, usamos outros exercícios, que tem um fundamento motor e articular próximo ao do agachamento.

Em alguns casos, o paciente com hérnia de disco até pode agachar, mas sem carga externa.

2- Levantamento terra

O levantamento terra, tem um princípio parecido com o do agachamento, no que se refere a carga. Por isso, ele acaba sendo proibido pelas mesmas razões. Há uma carga desnecessária sobre a coluna, que pode gerar um agravamento do quadro.

3- Stiff

O Stiff é ainda pior, quando comparado aos exercícios anteriores, para uma pessoa com quadro de hérnia de disco (principalmente em casos mais agudos). Pelo fato de ele colocar a coluna em uma relação de pressão vertical, devido a gravidade, ele pode pressionar ainda mais a protrusão discal.

Por isso, este é um exercício proibido para quem tem hérnia de disco. Até mesmo pessoas com casos mais leves, devem evitá-lo. Somente com o acompanhamento de um bom profissional, depois de um processo continuo e progressivo de adaptação, é que ele pode ser usado.

4- Hiperextensão lombar no banco

Este exercício coloca a coluna em uma posição mais vulnerável. Somada novamente a carga vertical, teremos uma instabilidade que não é indicada para quem possui hérnia de disco. Por isso, este exercício deve ser evitado por pessoas com hérnia de disco.

5- Puxadas, elevações e encolhimento

Estes não são exercícios proibidos para qualquer pessoa, apenas para quem tem hérnia de disco cervical e torácica e em determinados níveis de desenvolvimento. Mas para alguém que possua uma hérnia mais acentuada na região cervical, fazer movimentos como a elevação lateral, ou o encolhimento de ombros, pode gerar crises agudas de dores.

Puxadas, também podem causar isso, quando realizadas com os braços posicionados acima da linha da cabeça.

Porém, nem todas as pessoas com hérnia de disco torácica ou cervical, precisam necessariamente evitar tais movimentos. Tudo depende da individualidade do praticante.

Leia também => Exercícios que aliviam a dor no nervo ciático

6- Elevação pélvica com a cabeça apoiada no chão

Este exercício é proibido para pessoas que tenham hérnia de disco na região cervical. Como este movimento acaba forçando uma flexão do pescoço, ele força os discos intervertebrais. Na maioria dos casos (quando com uma gravidade menor), a utilização da cabeça apoiada em um banco, já resolve este problema.

7- Abdominais com grande amplitude

Determinados exercícios abdominais, acabam gerando uma pressão mais acentuada nos discos intervertebrais. Como, para que seja devidamente ativados os músculos abdominais, necessitamos de uma flexão da coluna, eles acabam sendo contraindicados.

Não de uma forma total, radical. Mas sim, com adaptações para o quadro do paciente. Por exemplo, quem tem uma hérnia de disco na região lombar, não vai fazer o abdominal remador. Mas pode fazer o abdominal tradicional (crunch), com uma amplitude menor, sem retirar a região lombar do chão e evitando uma flexão de coluna muito acentuada.

De forma geral, estes são os principais exercícios proibidos para quem tem hérnia de disco. Guardadas as devidas individualidades e proporções. No final, para quem tem hérnia de disco, o mais importante  é o acompanhamento de um bom profissional. Afinal, esta pessoa precisa treinar e fortalecer os músculos, para ter uma melhor estabilização. Cabe saber escolher os melhores exercícios substitutos e treinar da maneira mais adequada. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

12 Comentários

  1. Maria aparecida da Silva de Oliveira

    Posso fazer exercícios na cama elástica?
    Estou com hérnia de disco

  2. Muito bom, agradeço. Poderia acrescentar tb uma lista dos exercícios de musvulação e ginastica localizada com e sem pesos q podem ser executados por quem tem hérnia. Fiz musculação doa 22 aos 29 anos, tentei voltar ao 49 anos e descobri a 6 meses uma hernia lombar/sacra e uma dorsal. Na academia atual o personal mesmo sabendo da hernia passou leg press, estou tentada a fazer exercícios localizados em casa, mas preciso de orientação e encontro muita informacao sobre o q n fazer, mas acabo n sabendo como montar uma aula q cubra satisfatoriamente todos os grupos musculares, logico tb posso mudar de academia na tentativa de encontrar um personal mais preparado.

    • Viviane Maria da Silva

      O personal precisa avaliar e fazer uma série de perguntas antes de iniciar seu programa.
      Se vc contratar um, novamente, fique atenta, e seja clara a todo momento, fale sobre tudo.
      Dica é que seu personal precisa saber se tudo, não deixe nada oculto.. Boa sorte na próxima!

  3. Cara tenho 31 anos e descobri uns ABAULAMENTOS DISCAIS. Tenho uma vida sedentária e isso me acendeu um sinal de alerta quanto a minha saúde. Comecei a fazer exercícios, porém estou com medo de lesionar a coluna. Não vou a uma academia por questões financeiras, então eu estou tentando me virar em casa.

  4. Olá, descobri uma hérnia lombar a seis meses, tenho 51 anos, osteopenia, insuficiência cardíaca entre outros probleminhas de saúde. Fiz academia dos 22 aos 29 anos quando infelizmente parei, fazia uma musculação leve e estava em forma, tentei retornar a 1 ano e meio atrás, mas não consegui permanecer e não foi por causa da hérnia que não sabia ter ainda, mas percebi que era difícil executar um exercicio que adorava que era a cadeira adutora e abdutora e quando descobri a hérnia meu ortopedista me mandava empurra a perna flexionada sobre a resistência do braço dele e eu não tinha força, era o mesmo movimento da adução e abdução, por isso gostaria de saber se os exercícios de adução e abdução tanto na cadeira como na polia ou com caneleiras deve ser evitado também por quem tem hérnia ou se não há problema fazê-los. Agradecida antecipadamente. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *