fbpx
Página Inicial » Treinos » 6 erros que avançados cometem em seus treinos
erros treino avançados

6 erros que avançados cometem em seus treinos

Uma pessoa que já treina de verdade há anos ainda pode cometer erros? Sim! Iremos te mostrar neste artigo alguns dos erros mais comuns!

Ser um avançado na musculação significa que você já treinou muito, que faz dieta e é altamente bem condicionado. Isso não necessariamente, te isenta de erros.

O intuito deste artigo não é apontar para você, que é avançado, e dizer que não sabe fazer as coisas. Muito pelo contrário, queremos te ajudar a evitar tais erros e ajustar seu treino para ter melhores resultados.

São erros básicos, comuns e que são facilmente resolvidos. Quando levados em conta, podem acabar com seu platô de desenvolvimento e trazer excelentes resultados!

6 erros que avançados cometem

1- Não levar em conta diferentes métodos de treino

Por mais que possa parecer simplório e muitas vezes, sem resultados efetivos, alguns métodos de treino podem ajudar a melhorar os efeitos de seu treino. É muito comum que avançados usem por exemplo, mais carga em seus treinos. Porém, se fizermos uma periodização adequada, haverá momentos onde as cargas devem ser mais baixas. Como o peso está diretamente atrelado ao ego, muitos evitam este tipo de treino.

Mas mesmo com cargas baixas, podemos estimular a hipertrofia, porém, partindo de outras origens. A hipertrofia não é oriunda apenas da carga tensional. Há outras formas também, como já mostramos neste artigo (Hipertrofia muscular, o guia completo para ter melhores resultados!).

Sem modificar a estrutura dos treinos, em algum momento ele irá parar de dar resultados, por mais que você aumente a carga.

Porém, aqui é importante ressaltar que o equilíbrio é fundamental. Você também não precisa sair fazendo todo tipo de treino, achando que isso trará resultados. Calma, mantenha o foco!

Treinar de forma inteligente é adaptar estas variáveis para ter um resultado final melhor!

2- Não trabalhar com o desenvolvimento de qualidades físicas

Muitos avançados treinam apenas uma ou outra qualidade física na musculação e isso impede uma melhora de rendimento. Por exemplo, em momentos específicos, o avançado precisa melhorar sua resistência muscular localizada. Isso implica em treinos com mais repetições (entre 20 e 25 geralmente) e menos carga.

Em outros momentos, é preciso priorizar o desenvolvimento de força máxima, trabalhando com mais carga e menos repetições.

Ou seja, seu treino não pode ser sempre 3×15 ou 3×12. É preciso treinar de forma inteligente, criando uma base para estímulos mais intensos em seus treinos.

Isso só será possível se houver um trabalho de melhora de qualidades físicas. Além disso, temos ainda os trabalhos de flexibilidade e coordenação motora que devem ser utilizados em seu treino.

3- Não utilizar uma periodização

Este é um dos maiores erros. Infelizmente, ele é a razão também, para o avançado parar de progredir. A periodização já é importante em um iniciante, mas em um avançado ela é fundamental!

Primeiramente, por que poderemos planejar os estímulos em um longo prazo. Como o avançado tem uma adaptação mais lenta, devido a sua menor treinabilidade, precisamos pensar em médio e longo prazo para ter melhoras consideráveis.

Além disso, poderemos distribuir os estímulos e descansos de uma forma mais inteligente ao longo do período. Um atleta, por exemplo, sempre treina com base em uma periodização e isso o difere em termos de resultados.

Leia também => Periodização do treinamento – Conheça os diferentes tipos para a musculação

4- Não buscar a melhora da execução dos movimentos

Muitos avançados acreditam que seu corpo já está 100% adaptado aos treinos e com isso, não precisa de uma melhora na qualidade dos movimentos. Isso faz com que ele tenha um treino menos eficiente do que poderia ter.

Muitos movimentos precisam ser constantemente melhorados. Um caso clássico é o agachamento, que devido a sua complexidade, precisa ser treinado, melhorado e reeducado constantemente. Mas mesmo movimentos simples, como um supino ou puxada, geralmente precisam de alguns pequenos ajustes. Estes ajustes podem ser em nível de conscientização, ou em alguns casos, precisam de movimentos educativos.

5- Não trabalhar com o condicionamento aeróbico

Aeróbico não serve apenas para melhorar o trabalho de definição muscular. Com o condicionamento aeróbico deficitário, você acaba tendo menos resistência para treinos mais intensos. Com isso, tem seu desempenho prejudicado e estímulos abaixo do que seu corpo poderia suportar.

Na periodização, geralmente trabalhamos com o treinamento aeróbico no período básico, pois ali, poderemos trabalhar de forma mais específica esta qualidade física. Lógico que o foco não é ter o Vo2 máximo de um maratonista. O foco é melhorar a base, o condicionamento geral, para que você tenha um melhor desempenho nos treinos.

6- Não ter cuidado com a prevenção de lesões

É muito comum vermos pessoas aparentemente bem treinadas, tendo lesões facilmente preveníveis. Isso acontece muitas vezes, por que não há uma preocupação com a prevenção de lesões.

Trabalhar com os músculos estabilizadores, como core, manguito rotador, adutores e abdutores da coxa, pode fazer com que você execute os exercícios de forma errada e acabe se lesionando por falta de estabilidade articular.

Ou então, trabalhar com altas cargas, sem o devido preparo anterior. Aqui, volto novamente a falar em periodização. Ela é fundamental na prevenção das lesões.

Leia também => 7 maneiras de evitar lesões na musculação

Você pode usar exercícios que vão te ajudar a prevenir lesões, em seu aquecimento. Assim você já trabalha dentro do contexto de seu treino.

Os avançados precisam de tanta orientação quanto um iniciante. O que muda é o foco! Em um avançado, temos detalhes que precisam ser adaptados, para que tenhamos resultados contínuos e duradouros. Por isso, sempre conte com a orientação de um bom profissional! Bons treinos!

6 erros que avançados cometem em seus treinos
Avalie este artigo

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de